Gestão do Negócio

Como administrar uma loja: dicas para seguir e erros para evitar

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Como administrar uma loja de maneira assertiva e conquistar o sucesso no mercado é uma dúvida muito comum de vários empreendedores;
  • Existem alguns erros que devem ser evitados e algumas dicas para gerenciar uma loja que todo dono de negócio precisa conhecer; 
  • Com a ferramenta certa, a rotina do empreendedor fica mais simples: conheça a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

 

Saber como administrar uma loja para que ela se torne lucrativa é um desafio de vários empreendedores. Afinal, esse tipo de negócio possui algumas peculiaridades e, acredite: não basta apenas conhecer bem as mercadorias e oferecer produtos de qualidade. 

É preciso entender sobre gestão, atendimento, logística e estudar a concorrência para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Ao fazer isso, a sua loja ganhará destaque no mercado e consumidores fiéis. 

Então, para que o seu investimento inicial lhe traga retorno e você alcance um bom controle financeiro neste negócio, continue lendo este conteúdo. Selecionamos os erros mais comuns que devem ser evitados e dicas para gerenciar uma loja que todo empreendedor precisa conhecer. 

Faça uma boa leitura!

Como administrar uma loja

Como administrar uma loja: 5 passos importantes

Não existe receita para o sucesso, como se ele fosse um bolo. Mas,definitivamente, já se sabe o que faz ele dar errado. Para que seu negócio não queime nem abatume, confira os 5 passos abaixo para saber como administrar uma loja:

1. Tenha planejamento e controle financeiro 

Para colocar uma loja em funcionamento, é preciso planejar bem o uso dos recursos financeiros, desde os investimentos iniciais em infraestrutura, sistemas e estoque. O administrador deve considerar, também, o capital de giro: a quantia necessária para arcar com as despesas da loja até que ela se torne lucrativa.

O controle financeiro deve ser a base da gestão da loja e você precisa ficar sempre atento aos números. Afinal, sem dinheiro, não é possível manter a operação funcionando e muito menos crescer. 

2. Contrate as pessoas certas e mantenha a equipe motivada

O recrutamento e a seleção são operações fundamentais para administrar uma loja. Nesse contexto, o trabalho em equipe é essencial para que os seus clientes tenham uma excelente experiência e retornem a sua loja.

Os esforços dos seus colaboradores não se somam, e sim se multiplicam, e é por isso que esse processo demanda bastante atenção. 

Contrate as pessoas considerando suas habilidades e potenciais profissionais. Experiências e estudos também são importantes, mas não são o único critério. Saiba qual é o perfil que você procura para cada cargo e seja aberto a conhecer pessoas diferentes.

3. Não misture finanças pessoais com as contas da empresa

Juntar o seu dinheiro com o caixa do negócio é a receita para o descontrole financeiro. Portanto, não misture as contas e nem use o cartão da empresa para custos pessoais. 

Evite também fazer retiradas de dinheiro sem organização e defina um pró-labore, ou seja, o seu salário. 

Neste conteúdo, nós montamos um passo a passo de como separar despesas pessoais das contas da empresa. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira nosso material. 

4. Estude a concorrência, o mercado e o seu público-alvo

Nenhum general vence a guerra sem conhecer o terreno e o adversário. Antes de iniciar sua loja, conheça o mercado, os produtos mais vendidos, o que já foi tentado antes e deu errado, e o que já deu certo também.

Depois, analise o público-alvo. Saiba o que ele quer consumir ou pense em desejos de consumo que você pode despertar nas pessoas, mas baseado em realidade. Lembre-se que os consumidores possuem dores e o seu papel aqui é aliviá-las.

Por fim, saiba quem são seus concorrentes. Encontre formas de se diferenciar, aprenda com erros e acertos deles.

Todas essas informações serão importantes para estabelecer estratégia, posicionamento de marca e até mesmo a sua precificação.

Quer trabalhar no virtual? Então aprenda como montar e administrar uma loja online clicando aqui!

5. Tenha um posicionamento claro e se preocupe com a experiência do cliente

Uma das dicas mais importantes sobre como administrar uma loja ou qualquer outra marca é se preocupar com o posicionamento da empresa e a experiência do cliente.

O que muitos profissionais e estudiosos do marketing falam há muito tempo é que as pessoas cada vez mais deixam de comprar produtos para comprar ideias.

O cliente da Nike e o da Adidas levam produtos de qualidade igual ou similar para sua casa, por exemplo. No entanto, o investimento em ter posicionamentos claros e em conexão com o público permite essas marcas criarem identificação com as pessoas.

Assim, as compras ocorrem por conta dessa identificação, onde a marca que melhor ressoa com o seu modo de pensar e agir ou que atinge necessidades específicas é a que ganhará o seu dinheiro.

Além do posicionamento, é preciso prestar atenção a cada fase da jornada de compra para que o cliente tenha uma experiência diferenciada, volte a comprar com você e até possa se tornar um defensor da sua marca. 

Desde a forma de divulgação, passando pelo atendimento e formas de pagamento, até o relacionamento após a compra: tudo deve ser pensado de forma estratégica. Neste conteúdo, você pode aprender mais sobre experiência do cliente com uma das maiores especialistas do Brasil.

Como administrar uma loja

5 erros comuns na administração de lojas que você deve evitar 

Agora que você já conhece 5 dicas a seguir, conheça 5 erros que deve evitar.  Ter esse conhecimento colocará sua loja à frente de vários dos seus concorrentes.

1. Não delegar tarefas

Para Marcus Marques, Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e especialista em Gestão Empresarial, um dos equívocos recorrentes entre empreendedores é a centralização das tarefas.

“Principalmente quando o estabelecimento começa crescer, há uma tendência do gestor não distribuir responsabilidades. É um erro clássico. A consequência é que o empreendedor fica sobrecarregado em atividades operacionais e não sobra tempo para se dedicar ao crescimento do negócio”, alerta.

De certa forma, acumular todas as tarefas para si acaba prejudicando o potencial de desenvolvimento da loja. É necessário treinar constantemente a equipe, para que seus colaboradores possam assumir responsabilidades e desafios. “Assim, o gestor terá tempo para, de fato, gerir – e não apenas operar o negócio”, diz ele.

2.Não se planejar para datas comemorativas e promoções

Datas especiais como Natal, Páscoa e Black Friday mantém o público atento para descontos, promoções e produtos exclusivos da época. O empreendedor que não se prepara para essa época perde muitas oportunidades.

Portanto, faça um bom planejamento, estude com antecedência o que oferecer para os seus clientes e entre em contato com seus fornecedores para garantir o estoque. 

Tão importante quanto vender muito em épocas como essas é estar presente em momentos importantes na vida do seu público

E-book Importante para Lojistas: O que fazer para vender no Natal e gerar mais lucro! 

3.Não fazer o controle de estoque

A falta de controle de estoque leva a empresa a inúmeros problemas. Entre eles estão não ter produtos para vender, perdas e danos de mercadorias e gasto excessivo de armazenamento. A resposta que muitos lojistas encontram para isso é usar um sistema de controle de estoque.

Afinal, fazer o controle do que entra e do que sai manualmente leva muito tempo, sem contar com as chances de falhas humanas. 

4.Não ter uma boa relação com os fornecedores

Sem esses parceiros super estratégicos, sua loja não tem o que vender. 

Manter seu pagamento em dia, fazer pedidos interessantes para ambos e cultivar um bom relacionamento abrem muitas portas nas negociações com os fornecedores.

Se planejar para fazer os pedidos com antecedência também ajuda a conquistar melhores prazos e condições de pagamento. Lembre-se também de não depender apenas de um único fornecedor. Assim, em casos de imprevistos, você afasta o risco de ficar desabastecido.

5.Não se preocupar com a divulgação

Quem não é visto, não é lembrado: preocupe-se com a divulgação da sua loja.

Partindo dessa ideia, desenhe um plano de marketing, de acordo com a sua realidade. Isso porque, nem sempre, é necessário gastar muito para atrair clientes. 

O importante é ser estratégico, conhecer os melhores canais e ter uma mensagem que se conecte com o público. Você pode começar pelas redes sociais que, quando bem trabalhadas, podem chamar atenção de muitas pessoas sem que você precise gastar tanto.

Aproveite e confira nosso conteúdo completo sobre redes sociais para empresas.

Outra maneira é cuidando bem da sua vitrine – seja sua loja física ou online. Procure deixar o ambiente convidativo e treine seus colaboradores para que eles ofereçam um bom atendimento. 

Aposte na tecnologia para uma gestão de lojas eficiente

A administração de uma loja, seja física ou virtual, demanda muita atenção. E, quando o volume de vendas costuma ser alto, você precisa se preocupar com a integridade dos produtos e ainda monitorar o desempenho dos vendedores

Como fazer isso? A resposta é: por meio da tecnologia.

Quando os empreendedores, há muito tempo, trocaram o caderno de notas por uma caixa registradora, as vendas ficaram bem mais rápidas e fáceis. Só que o meio digital trouxe ainda mais oportunidades.

Estamos falando das plataformas de gestão integrada (ou sistemas ERP online). Elas conectam todos os setores administrativos da sua empresa, facilitam o acesso aos dados de vendas e clientes, auxiliam na gestão de estoque e até emitem notas fiscais automaticamente. 

Só que, quando falamos de ERP, há uma opção no mercado que ganha na lista de funcionalidades e integrações. Estamos falando da Conta Azul Pro, uma plataforma com controle financeiro completo, fácil de usar, com vantagens como:

  • Geração de relatórios de vendas por produto, vendedor ou cliente;
  • Cadastro com acesso facilitado a dados de fornecedores, clientes, parceiros e transportadoras;
  • Automatização da conciliação bancária;
  • Conexão com a contabilidade;
  • Emissão e envio de boletos de cobrança, assim como e-mails de inadimplência;
  • Controle de estoque e das vendas em tempo real.

O melhor é que tudo isso pode ser conferido sem qualquer custo no nosso teste grátis. Conheça a Conta Azul Pro agora!

Leia mais

Leia também