Como acertar na precificação do seu produto ou serviço

Como acertar na precificação do seu produto/serviço

Todo empresário, antes de lançar seu produto no mercado, tem que fazer a precificação, ou seja, o ato de estipular um preço ao produto ou serviço.ContaAzul é um sistema para sua empresa vender melhor e receber mais rápido

A precificação constitui-se em uma ferramenta muito importante para o sucesso das vendas do produto, uma vez que determina um preço que será justo e que também dará lucro. A mesma afirmação aplica-se para os serviços, o empresário deve fazer a precificação para determinar o valor correto para vender seus serviços e assim estar à altura da concorrência no mercado.

Depois de formalizar os preços que serão usados nos produtos ou serviços é importante acompanhar a evolução das vendas para tomadas certas de decisão. Um software de gestão pode ajudar! :) Com o ContaAzul sua empresa pode acompanhar esse processo de vendas, emissão de nota fiscal eletrônica de serviço ou de produto e muito mais! Experimente grátis agora!

Como acertar na precificação?

Não é tão simples estipular o preço para um produto ou serviço. Você não pode apenas colocar o valor que deseja, é preciso avaliar uma série de fatores, pois o preço será fundamental para que o cliente acredite que está comprando algo, ou está contratando um serviço, pelo preço justo.

Você deve fazer a precificação através de duas maneiras: o preço será estipulado levando em conta os custos ou o preço será estipulado seguindo a tendência do mercado e dos concorrentes. Vender o produto ou serviço levando em conta apenas o custo, poderá deixá-lo com um preço mais barato em relação ao praticado pelo mercado. Da mesma forma, se você apenas usar a segunda maneira, sem considerar os gastos da produção, você poderá estipular um preço que nem mesmo irá pagar o custo do produto. Com isso, o empresário terá que se orientar através das duas fases de precificação.

A seguir, veja como acertar na precificação do seu produto/serviço se utilizando dos dois modelos:

Precificando

Estipular o preço de um produto leva em conta todos os gastos envolvidos até ele ficar pronto. Você deverá somar quatro partes distintas, que são:

  • Custo do produto: para o comércio é o valor da compra do produto; para a fábrica é o valor de matéria prima e insumos.
  • Despesas variáveis: impostos, comissões de venda, embalagens, e todo tipo de gastos volúveis.
  • Gastos fixos: despesas com os funcionários envolvidos na produção e gastos administrativos.
  • Lucro almejado: o valor que você pretende lucrar.

O preço é o praticado pelo mercado?

Depois que você somar os quatro itens, então você chegará a um valor. Compare o valor final com o que é praticado pelo mercado.

Nesta comparação, você poderá identificar o preço do seu produto em algum dos três casos:

  • O seu valor poderá estar acima do praticado pelo mercado;
  • Ele poderá corresponder ao valor de mercado;
  • Ou ele estará abaixo do valor de mercado.

Para cada uma dessas situações, você terá uma ação correspondente para que o seu preço possa ser ajustado a um valor competitivo. Se o valor estiver acima, você deverá cortar custos da produção ou diminuir a margem de lucro para atingir o preço ideal. Caso o preço for correspondente, tome o cuidado para manter os valores do custo. E por último, se a sua precificação estiver abaixo, você poderá subir o preço para chegar ao valor de mercado.

Caso o seu valor fique muito acima do que é praticado no mercado, você poderá zerar a sua margem de lucro, ou mesmo vendê-lo a um preço que lhe dará prejuízo, apenas para que este produto seja conhecido do pelo público para vender outro produto que tem um preço mais ajustado ao mercado. Desta forma, você compensará o prejuízo de um produto com a lucratividade de outro. Esta é uma estratégia muito arriscada, e deve ser feita se o produto que irá acarretar o prejuízo for determinante para a venda do produto que dará lucro.

Lei da oferta e da procura

É importante lembrar que a lei da oferta e da procura pode influenciar na precificação. Se você, por exemplo, tem uma loja de sapatos em uma cidade e em alguns anos mais lojas de calçados foram abertas, pode haver uma grande variação de preços entre elas. O mesmo sapato que você vende por R$ 50, pode ser oferecido pelo seu concorrente por R$ 40.

Notamos que, se há uma grande oferta de um mesmo produto com diferentes preços, os clientes irão escolher a loja mais barata. Esteja atento a isso, mas não baixe o preço do seu produto caso isso gere prejuízo para o seu negócio. Você deverá buscar meios de valorizar a sua loja para vender o seu produto baseado em seu cálculo, independente do valor praticado pelas outras lojas.

Em outros casos, quando há muita demanda e pouca oferta, quem detém o monopólio poderá estipular um preço fora da realidade do mercado. Se em uma região da cidade existe apenas um mecânico, ele poderá vender os serviços a preços altos. Este segundo cenário é difícil de ser encontrado na atualidade, uma vez que os empresários sempre farejam oportunidades de demanda onde há pouca oferta.

Planilhas Controle de Estoque  Disponibilizamos duas planilhas para ajudar você a registrar as movimentações  do estoque. Baixar as planilhas agora

Precificação com consciência

O ato de precificar tem apenas uma finalidade: garantir o seu lucro. A partir do momento em que você estipular um preço que irá lhe trazer uma margem de lucro, seja pequena ou grande, então você estará precificando corretamente. E esteja atento se o seu preço é competitivo, porque não adianta oferecer um produto/serviço comum se há um valor exorbitante. Este é o segredo!

E você ? Como fez para precificar seus produtos ? Quais desafios você enfrentou para tomar esta decisão?

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>