Como abrir uma loja de roupas: planeje tudo antes de começar a vender

Nesse post vamos falar sobre o passo mais importante para montar uma loja de roupas: o plano de negócios. Nele, devem estar contemplados todos os tópicos que envolvem abrir e administrar uma loja. Venha com a gente e entenda a importância deste plano e como elaborá-lo!

Depois de dois anos de queda, o comércio varejista brasileiro conseguiu reverter o quadro. As vendas em 2017 cresceram 2% em relação a 2016, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a resposta positiva da economia, já é possível pensar em abrir um novo negócio, especialmente nos setores que se destacaram na pesquisa, como o de tecidos, vestuários e calçados, que fecharam 2017 com alta de 7,6% frente ao ano anterior. De olho nesse mercado, mostramos como abrir uma loja de roupas e aproveitar os bons ventos do segmento do varejo.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Por mais que muitas pessoas ainda considerem comprar roupas algo supérfluo, elas acabam sendo um item necessário e indispensável na apresentação pessoal. Pela versatilidade que apresentam, com estilos variados, novidades, tendências e adequação às diferentes estações do ano, calças, camisas, vestidos e camisetas encarregam-se de garantir um bom faturamento o ano inteiro.

Porém, mesmo com tantos indicativos de que apostar no setor de roupas é um tiro quase certeiro, é importante que o interessado neste tipo de negócio leve em consideração, inicialmente, que é fundamental entender que poucos modelos de negócio são tão competitivos quanto o das lojas de roupas. Então, é preciso estar preparado para pensar fora da caixa e apostar em estratégias diferenciadas, além, é claro, de investir na fidelização dos seus clientes — eles são a maior riqueza da sua empresa!

Dito isso, vamos falar sobre o passo mais importante para montar uma loja de roupas, que é fazer um plano de negócios. Nele, devem estar contemplados todos os tópicos que envolvem abrir e administrar uma loja. Venha com a gente e entenda a importância deste plano e como elaborá-lo!

Como abrir uma loja de roupas: fique atento ao plano de negócios

Quem quer abrir uma loja de roupas deve ficar atento, como falamos, à elaboração do plano de negócio. Com ele, você diminui a insegurança na hora de montar a loja de roupas, reduz a margem de erro ao longo da jornada e aumenta as chances de sucesso da sua ideia. Isso porque ele ajuda a determinar a viabilidade do negócio, auxilia a detectar as particularidades do mercado e possibilita ampliar a perspectiva para médio e longo prazos. Quer dizer, essa é a ferramenta que vai permitir que o dono do negócio tenha uma visão mais precisa do potencial daquilo que está idealizando.

Além da parte mais estratégica, também devem constar neste plano definições mais práticas, como a localização da loja, o tipo de roupa que será vendida — mono ou multimarcas, masculina, feminina ou infantil etc. —, o público-alvo, os concorrentes diretos, o número de funcionários, entre outras características. Também é essencial, nesse início, trabalhar com a questão da precificação e da lucratividade que você deseja, então, estabeleça os preços, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio do negócio. Para esta etapa, a automatização pode vir a calhar, não apenas para evitar erros que podem prejudicar muito o início da loja de roupas, mas também para organizar o banco de dados inicial da empresa de forma mais rápida e intuitiva.

Como você pode ver, criar um plano de negócios não é difícil, porém, precisa de tempo, paciência e bastante pesquisa. Aqui no blog, já falamos bastante sobre este assunto, como neste artigo aqui, que você pode acessar e ver o passo a passo do processo de construção de um plano. As informações têm como base o guia digital Como elaborar um plano de negócios, disponibilizado de forma gratuita pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Você vai ver que, a partir desse documento, ficará muito mais fácil pensar em como abrir uma loja de roupas e em como administrá-la também. Para ajudá-lo, destacamos, na sequência, os principais pontos deste plano de negócio. Acompanhe:

1 - Identifique seu público-alvo

Saber qual é o seu público-alvo deve estar no topo da lista de prioridades. Afinal, como abrir uma loja de roupas sem conhecer os hábitos de consumo, as preferências e as particularidades do consumidor que se pretende atingir?

Por ser uma loja nova, será preciso colocar em prática uma abrangente e detalhada pesquisa sobre os seus futuros clientes. Mesmo que você já tenha definido o segmento que quer atingir, ainda assim é necessário ter em mãos informações mais específicas, como o biotipo que pretende vestir, as marcas que esse público procura, o estilo e as referências seguidas pelo grupo e sua faixa etária.

Aqui não é necessário reinventar a roda. Analisar a concorrência e as principais lojas que já atendem a esse público-alvo pode ser um caminho eficiente para iniciar sua pesquisa. Somente conhecendo bem esses consumidores você será capaz de prever o comportamento deles e se manter um passo à frente da concorrência, antecipando as tendências que as pessoas esperam encontrar na sua loja de roupas.

E, claro, não deixe de investir na fidelização dos clientes desde a abertura do negócio, pois investir na satisfação deles é uma das formas de trazer os melhores e mais duradouros resultados. Para garantir essa fidelidade logo de cara é importante investir na organização das informações dos consumidores, como suas preferências, formas de pagamentos mais utilizadas e até o dia do aniversário, assim, o dono do negócio consegue desenvolver estratégias que façam o cliente lembrar de sua marca, voltar a comprar e, ainda, indicar sua loja para outras pessoas.

2 - Estruture seu planejamento financeiro

Um dos grandes erros de quem começa um novo negócio é deixar para se preocupar com o financeiro depois que o negócio estiver andando. O dono de uma loja de roupas precisa começar a registrar todas as movimentações financeiras antes mesmo das portas estarem abertas, pois ele já teve gastos, não é verdade? Por isso, contar com uma boa ferramenta de controle financeiro é fundamental desde o início.

Mas fazer um planejamento financeiro não significa apenas anotar o que já foi gasto. Este documento deve permitir que você tenha uma visão do que está por vir também. Nele, deve constar tudo o que você já gastou e pretende gastar com a loja, as previsões de receitas, os investimentos que serão feitos, enfim, deve servir como uma verdadeira ferramenta de controle para garantir a saúde do caixa e o cumprimento das metas estabelecidas em curto, médio e longo prazos.

3 - Faça o controle do estoque

Como abrir uma loja de roupas sem ter um bom controle de estoque? Impossível, pois essa é uma das diretrizes mais importantes de um comércio varejista. Não é à toa que qualquer falha nesta etapa pode comprometer toda a estrutura da empresa. Visto isso, é fundamental que a sua loja preste bastante atenção a essa área e invista na boa qualidade do seu gerenciamento.

O primeiro passo para isso consiste em evitar os erros mais comuns, como um estoque desabastecido ou desorganizado, que pode gerar a perda de vendas por falta de produto, a indisposição com clientes ou a perda da fidelidade do consumidor. Não inventariar um estoque é, simplesmente, entregar seu negócio à própria sorte. Por isso, repetimos a mesma orientação do planejamento financeiro: faça o controle desde o início, desde a primeira peça que entrou na loja de roupas, não deixe nada para depois!

Sem saber o que se tem, não é possível avaliar o que falta, tampouco prever estratégias efetivas de vendas, por exemplo. Por isso, é fundamental trabalhar com softwares que automatizem a gestão do estoque, auxiliando esse processo e dando muito mais rapidez e praticidade ao dono do negócio. Uma dica interessante aqui é procurar por soluções que integrem o controle do caixa com o estoque, simplificando ainda mais o processo de gestão do que entra e sai da loja.

E não pense que todas essas orientações funcionam somente para uma loja de roupas física. Quem está montando uma loja de roupas online precisa ter as mesmas preocupações, pois terá gastos com a criação do site para o e-commerce, precisará identificar seu público-alvo e terá que controlar o estoque também. Para estes casos, encontrar uma solução que faça a integração da loja online com as ferramentas de controle é essencial para garantir o bom andamento do negócio.

Guia: Controle Financeiro para Lojas Físicas e Virtuais  Como analisar os números para tomar as melhores decisões no dia a dia Baixe agora

Bom, como você pode ver, tirar o sonho de ter a própria loja de roupas do papel exige um pouco mais do que vontade, certo? Porém, seguindo os passos certos desde o começo, é possível realizar seus desejos e garantir um futuro sem pesadelos. E, como você sabe, pode contar com a ContaAzul neste caminho. A nossa plataforma online tem tudo o que você precisa para organizar sua loja em um só lugar, desde espaço para fazer o planejamento financeiro e controlar o fluxo de caixa até a emissão de nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e) e integração com o contador. Tudo rápido e com suporte grátis!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>