Como abrir uma franquia: 9 dicas antes de começar

Como abrir uma franquia

Abrir franquias quase sempre é uma boa alternativa. Embora tenha havido um breve declínio nesse tipo de negócio em relação aos anos anteriores, a crise econômica aumentou a terceirização, a oferta e as opções de investimento nesse modelo de empresa.Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Mas uma vez que abrir uma franquia envolve um compromisso com a empresa franqueadora, é preciso, antes de mais nada, fazer uma análise geral do processo. Acompanhe agora um passo a passo sobre como abrir uma franquia.

1. Informe-se detalhadamente sobre o ramo

Quer abrir uma franquia? Em primeiro lugar, informe-se a respeito de todos os detalhes, os compromissos, os riscos, as oportunidades e os itens essenciais envolvidos nessa negociação. É aconselhável ter, desde o início e também durante o processo, um consultor com conhecimento específico no setor. Uma planilha de gastos pessoais pode ajudar muito nesse momento do negócio.

A franquia consiste em um tipo de contrato comercial entre duas empresas independentes: um franqueador e um franqueado. Com a parceria, o franqueador visa expandir sua marca e sua estrutura e reduzir custos. Enquanto isso, o franqueado, em troca de seu investimento e uma porcentagem dos lucros, inicia um negócio com a imagem da marca, o apoio, o portfólio de produtos e serviços e a infraestrutura que trazem a experiência e o conhecimento prévios que o franqueador oferece.

2. Pense no plano de negócios

Uma vez que você já tem as informações básicas necessárias, deve realizar um plano de negócios com uma avaliação da relação custo-benefício. O estudo e o planejamento serão fundamentais desde o início. Como é essencial ter informações mais detalhadas, entre em contato com a empresa franqueadora ou com outras franqueadas da mesma rede para ter uma noção melhor da teoria funcionando na prática.

Além disso, é fundamental escolher o setor em que pretende iniciar a atividade planejada. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, econômica e financeira, a fim de estimar a viabilidade do negócio. Deve-se fazer também uma análise dos recursos disponíveis — humano, técnico e econômico — lembrando que o plano de marketing do franqueador já costuma contar com investimento em publicidade.

3. Escolha efetivamente a área de atuação

Agora, com todas as informações em mãos, é hora de realmente escolher o negócio que pretende iniciar. Para isso, é preciso avaliar suas habilidades e preferências pessoais. Quem sabe você não opta por ser um franqueado em um seguimento em que já trabalhou, por exemplo?

É preciso lembrar que abrir uma franquia carrega algumas particularidades. O franqueado terá, por exemplo, que seguir um método de trabalho predeterminado e aceitar que uma porcentagem de seus lucros vá para o franqueador. Pode-se dizer que, nesse caso, a capacidade criativa é trocada pela redução de riscos.

4. Conte com uma assessoria jurídica

A assessoria jurídica é essencial para analisar adequadamente o projeto. Nessa etapa, a empresa franqueadora deve orientar sobre o caminho a seguir. Por isso, converse com os advogados da empresa antes de tomar qualquer decisão, ficando sempre de olho nos seguintes itens:

- A marca deve ser registrada;

- A empresa deve dispor de controles de qualidade;

- O contrato do franqueador deve incluir a identificação de dados e de registro, o licenciamento, a descrição do setor, sua experiência, as características operacionais, a estrutura e a extensão da rede no país, além de elementos essenciais do acordo.

5. Cheque as possibilidades de financiamento

Se o plano de negócios indica a necessidade de contrair um financiamento, essa é a hora de checar as reais condições desse compromisso. Afinal de contas, é preciso obter o capital econômico necessário para transformar o plano em prática, certo? É importante considerar que o investimento inclui tanto a aplicação inicial como as obrigações financeiras adquiridas.

Ao entrar em um negócio sob a forma de franquia, você deve realizar o pagamento de dois conceitos: a taxa de entrada — mais publicidade — e os royalties. O primeiro não é reembolsável, o que constitui pagar pela transferência da marca e do modelo de negócio já consolidado no mercado. Já os royalties equivalem ao pagamento — fixo ou variável, em geral pago mensalmente — em relação aos serviços prestados e ao próprio uso da marca.

6. Parta para a assinatura do contrato

Antes de realmente realizarem a assinatura do contrato, ambas as partes podem chegar a um acordo inicial, elaborando um primeiro contrato a ser avaliado. Aí é hora de visitar a empresa e conhecer o desempenho dos negócios. Se tudo correr bem, assina-se um acordo preliminar, contrato pelo qual o franqueador concede ao franqueado a área de reserva até as instalações adequadas ficarem prontas.

7. Encontre o local adequado

Um contrato de locação ou compra de instalações adequadas é simplesmente fundamental. É importante encontrar a melhor localização possível — dependendo, claro, do tipo de negócio — e negociar o preço. O franqueador deve orientar quanto ao tipo de estabelecimento e o local mais adequado para a gestão da atividade. Depois de escolhido o local, passa-se para a adequação de acordo com a imagem corporativa dos outros estabelecimentos da cadeia.

8. Observe o contrato em si

O contrato é o documento que vai regular a relação jurídica entre o franqueador e o franqueado. Esse acordo contém a vontade dos signatários para estabelecer uma relação de negócios por meio do sistema de franquia, além de trazer o conjunto de direitos e obrigações com os quais se comprometem ambas as partes.

O acordo deve incluir a venda da marca para o franqueado, a transferência de know-how e a prestação de assistência permanente ao franqueado durante a vida do contrato. No momento da formalização do documento, o franqueado terá que pagar sua taxa de inscrição — que varia de acordo com a marca — e receber os manuais de franquia.

9. Realize a formação inicial e comece a atividade

Nesse ponto, o franqueador deve iniciar o processo de aprendizagem da gestão do negócio e frequentar cursos de formação. Os últimos passos antes da abertura efetiva serão aqueles relacionados à gestão efetiva da empresa, tais como contratação, pedidos iniciais de mercadorias, ajustes finais da configuração e o anúncio da abertura. Definir um sistema de gestão eficiente também é importante para ganhar tempo e organizar a gestão financeira. Aí é só iniciar os trabalhos e contabilizar os lucros!

  

Agora que você já sabe bem como se dá o processo de aquisição de uma franquia, comente aqui e nos conte em que fase se encontra! Já decidiu qual será sua área de atuação? Alguma dúvida quanto às cláusulas do contrato? Compartilhe suas experiências e seus questionamentos conosco!

Como abrir uma empresa? Passo a passo para tirar as ideias do papel  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>