Controle Financeiro

Como abrir conta PJ para MEI

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Como abrir conta juridica para microempreendedor individual

Se você precisa de um motivo para abrir uma conta PJ para MEI, aqui vai: é através dela que sua empresa dá início à vida financeira. Além disso, trata-se de um instrumento útil para separar o dinheiro pessoal do capital pertencente ao negócio. Se boas razões não faltam, veja a seguir tudo o que você precisa para dar esse importante passo.

Por que ter uma conta jurídica para MEI

Quem atua como MEI, ainda que tenha um funcionário – como permitido em lei -, está habituado a trabalhar sozinho. Ser empreendedor individual é isso mesmo: reúne as vantagens e desafios de ser não apenas o dono do negócio, como o responsável por tudo relacionado a ele, do operacional ao administrativo.

Você certamente aprecia mais as tarefas menos burocráticas e, talvez por isso, possa se enganar ao avaliar a importância de abrir uma conta PJ: “É mais uma preocupação, uma nova papelada a preencher, mais uma tarefa integrada à rotina e também nova demanda que exige monitoramento e controle.”

Se pensa assim, não está errado, mas enxergando apenas um lado da história. Afinal, há benefícios que justificam a abertura de uma conta jurídica, cujo funcionamento é parecido ao da modalidade voltada à pessoa física, se diferenciando por ter movimentações relacionadas às finanças da empresa – e não do seu dono.

Imagine que há necessidade de buscar crédito para o seu negócio. Como pretende fazer isso? Um empréstimo como pessoa física, além de mais caro, representa um pecado capital na gestão financeira: ao seguir esse caminho, você mistura o seu dinheiro com o que é do negócio.

Para encontrar as taxas de juros mais atraentes e ter acesso a linhas de crédito especialmente voltadas à pessoa jurídica, você precisa ter uma conta bancária PJ. É com ela que o MEI encontra as portas abertas nas principais instituições de crédito.

Também a partir da conta no banco, pode contratar outros produtos financeiros que trarão vantagens ao negócio, conforme sua avaliação e necessidade. Entre eles, estão os cartões de débito e crédito, os talões de cheque, os programas de fidelidade, os consórcios e possíveis investimentos.

Por fim, há uma importante contribuição à gestão financeira, já que o empreendedor pode automatizar os controles, organizar pagamentos e recebimentos e ainda promover a conciliação bancária, permitindo comparar entradas e saídas com o extrato bancário, por exemplo.

Como abrir conta PJ para MEI

Agora que já sabe que vale a pena abrir uma conta jurídica para microempreendedor individual, confira as principais etapas a cumprir para concretizar esse desejo.

Escolha o banco

Diferentemente do que ocorre para outras pessoas jurídicas, o empreendedor individual tem menos opções na hora de abrir sua conta. O que acontece é que nem todas as instituições oferecem essa modalidade e muitas não enquadram o MEI como PJ, pois não possui contrato social.

Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, por serem bancos públicos, são algumas das indicações encontradas no próprio Portal do Empreendedor, onde você deu início à sua formalização. 

Vale também pesquisar junto a instituições privadas que oferecem a modalidade. Caso já mantenha um bom relacionamento como pessoa física com determinado banco, pode obter informações mais facilmente, além de possíveis vantagens ao estender o vínculo.

Conheça os documentos exigidos

Para abrir uma conta bancária como pessoa física, você só precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência e de renda. Já na conta jurídica para MEI, a documentação pode variar conforme o banco, mas geralmente exige as seguintes informações (algumas ou todas elas):

  • CPF e RG do empreendedor
  • CNPJ da empresa
  • Comprovante de endereço
  • Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Perceba que são documentos básicos, que todo MEI deve ter em mãos. Caso não saiba o CCMEI, pode acessá-lo no Portal do Empreendedor, apenas informando o seu CPF e a data de nascimento.

Compare tarifas e serviços

O mesmo cuidado que você tem diariamente com a gestão financeira da empresa deve ser colocado em prática na hora de definir com qual banco iniciará um novo vínculo. A pesquisa e comparação de tarifas é um passo básico – e fundamental.

Você pode ter uma ideia de valores médios cobrados por bancos públicos e privados ao acessar o portal do Banco Central, mas uma boa prática é visitar os sites de cada instituição financeira, nos quais, além de verificar a disponibilidade de conta jurídica para MEI, poderá visualizar a tabela de tarifas cobradas do início do vínculo à contratação de serviços.

Esse ponto exige bastante atenção do empreendedor, pois ele deve avaliar com cautela as necessidades de sua empresa antes de aderir a um determinado pacote. Por um lado, contratar uma opção mais completa eleva o custo final por facilidades que não serão aproveitadas; de outro, ficar com uma alternativa básica pode não atender tudo aquilo que o negócio precisa.

Para chegar a uma decisão mais acertada para o seu perfil, vale avaliar a quantidade que sua empresa precisa de saques, transferências, extratos, depósitos e pagamentos mensais, por exemplo, além de serviços como emissão de boletos, holerite eletrônico, custódia de cheques, débito automático, entre outros.

A possibilidade de abrir uma conta poupança para pessoa jurídica é outro aspecto que deve ser levado em consideração, assim como a existência de agência física do banco no seu bairro, cidade ou proximidades, facilidade de realizar serviços online e disponibilidade de caixas eletrônicos.

Um passo para o crescimento

Seguindo todos os cuidados citados ao longo deste artigo, você certamente estará mais bem preparado para fazer a escolha certa entre os bancos que oferecem a conta jurídica. A necessidade de prestar atenção aos detalhes e calcular tudo na ponta do lápis é real, mas vale o esforço para que a solução seja a mais adequada para o seu negócio.

Como dica final, vale lembrar da importância de cultivar um bom relacionamento com a instituição escolhida. Afinal, isso aproxima você e sua empresa das melhores oportunidades, tanto em negociação de pacotes e tarifas, quanto de opções personalizadas de crédito ou investimentos. Tenha no gerente um parceiro do seu crescimento como empreendedor.

Gostou das dicas para abrir conta jurídica de microeempreendedor individual? Comente.

Leia também