Gestão do Negócio

Portal de Ideias ContaAzul: sua participação melhora a plataforma

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

O cliente nunca teve tanta influência sobre o sucesso de uma empresa como nos dias de hoje. Além de seu poder de compra, é cada vez mais considerado nos processos de melhoria e desenvolvimento de produtos e serviços.

O cliente nunca teve tanta influência sobre o sucesso de uma empresa como nos dias de hoje. Além de seu poder de compra, é cada vez mais considerado nos processos de melhoria e desenvolvimento de produtos e serviços.

Essa tendência reflete na necessidade de um bom relacionamento entre organizações e clientes, e também na importância de garantir a visibilidade de suas sugestões e necessidades. Afinal, quem adquire um produto ou serviço precisa cumprir alguma determinada tarefa com ele. Se gosta, volta, se não, perde-se para sempre.

Tudo isso é um modo de colaborar para desenvolvimento do mercado como um todo, já que essa troca de informações (e opiniões) estimula a evolução de produtos e serviços e leva as empresas a se aperfeiçoarem constantemente. 

Neste artigo, vamos tratar sobre a colaboração aplicada aos seus negócios (independentemente do porte da sua empresa). Formas de cooperação entre as duas partes (cliente-empresa), dicas de como conduzir à contribuição e como a própria ContaAzul trata esse tema. Vamos começar?

Colaboração nos negócios: como incentivar?

Imagine um jogo de futebol. Há alguns fatores para a composição da partida, como  um time, uma bola, um juiz e uma torcida. No mundo corporativo, não é muito diferente: temos equipes de trabalho, produtos/serviços e a competição de mercado. É notório, nos dois casos, que não é possível ganhar sem trabalhar em conjunto – e nessa hora você percebe a importância do cliente.

Diferente do que muitos pensam, o cliente não é apenas um membro da plateia, mas um jogador no meio de campo, atuando junto ao time, tomando as decisões certas e focando na vitória da partida.

Seus feedback e suas contribuições devem ser levados em consideração para o aprimoramento da empresa, uma vez que ele tem muito insumo para ajudar. Afinal, ele joga no teu time e o que você fizer afeta direta (ou indiretamente) seu dia a dia.

Analisando esses fatores, você deve estar pensando: “O que eu posso fazer para garantir essa colaboração do cliente? Esse tipo de prática não serve apenas empresas de grande porte ou de tecnologia?”. A resposta é simples: se você permitir que seu cliente opine sobre seus produtos ou serviços, não importa o tipo de negócio que você tenha. As probabilidades de você acertar mais, vender mais e prosperar são gigantes!

Existem diversas formas de estimular essa colaboração:

  • Faça pesquisas: mande e-mails, pergunte por telefone, fale pessoalmente, anote tudo que seu cliente falar, seja negativo ou positivo. Questione sobre como ele tem utilizado seus produtos ou serviços, o que pode permanecer, o que deve ser evitado. Cada detalhe pode te ajudar.
  • Ofereça um espaço para sugestões: seja uma caixinha para deixar anotações, seja um espaço no site ou alguma área em suas redes sociais. Possibilitar que seu cliente faça comentários é extremamente importante.
  • Reúna as ideias e pense em ações: claro, não basta apenas incentivar que seus consumidores compartilhem opiniões, você precisa tomar atitudes sobre elas. Periodicamente, liste todas as sugestões, reúna-se com sua equipe (se tiver), discuta o que é viável de implementar, ajustar, remover e crie um calendário de ações, com metas para cumpri-las e gastos envolvidos – nada mais do que um bom planejamento.

Aqui na ContaAzul, sempre tivemos bastante claro que nosso sucesso está atrelado ao sucesso de nossos clientes. Afinal, para produzir uma solução que auxilia donos de negócio e empresas de contabilidade, é preciso muita interação com esses públicos. Entender suas principais necessidades, evoluções, mudanças específicas e, principalmente, usos, é essencial para entregar uma plataforma realmente útil.

Como uma forma de acelerar essa interação e dar voz a todos os nossos clientes, de diferentes lugares e segmentos, criamos o Portal de Ideias em fevereiro de 2017. Trata-se de um espaço para  sugestão de melhorias no produto e uma forma de garantir que as ideias dos clientes sejam ouvidas.

Portal de Ideias ContaAzul: como funciona?

Não existe segredo: o Portal de Ideias é um ambiente simples e repleto de boas contribuições. Seria inviável, claro, implementar todas as ideias que surgem por lá, mas olhar atentamente para as opiniões dos clientes é uma excelente inspiração para o desenvolvimento da plataforma ContaAzul. A partir de cada proposta, são realizados diversos estudos, que podem virar desde pequenas modificações até grandes funcionalidades.

Começa assim: as ideias mais votadas do Portal entram para uma fila de priorização. A partir da análise das equipes de produto, a necessidade é avaliada tanto com relação à própria plataforma ContaAzul quanto ao mercado. A parte de implementação e desenvolvimento vem em seguida, quando é informado, dentro do próprio Portal, o tempo estimado para a validação e todas as etapas envolvidas no processo. Lá, o cliente pode acompanhar o avanço da melhoria e todas as fases que ainda restam para que seja finalizada.

Internamente, diversos times são envolvidos. A tarefa entra em um roadmap, uma espécie de mapa de desenvolvimento do produto, onde a jornada é definida no detalhe, da pesquisa à divulgação. Mesmo que uma ideia não seja implementada na íntegra, ou da maneira exata detalhada pelo cliente, a ContaAzul sempre leva em conta a usabilidade e a transparência, a fim de impactar positivamente no uso pelo cliente.

Uma sugestão aqui outra dali, a ideia é construir junto do usuário a ferramenta ideal para facilitar a gestão de empresas, sempre focando em aspectos como a otimização de tempo e agilidade de tarefas burocráticas.

O impacto do Portal de Ideias no dia a dia do cliente

Sim, podemos dizer que o Portal de Ideias é um grande agente de mudança. Excelentes melhorias foram implementadas graças à ajuda de nossos clientes. Ao todo, 47 sugestões foram implementadas e 13 estão em andamento, desde o lançamento do Portal. Isso significa quase uma ideia por semana. A estimativa de tempo médio para o desenvolvimento de cada ideia é de nove dias úteis.

Algumas de nossas principais melhorias e funcionalidades, nos últimos tempos, vieram do Portal de Ideias: nossas integrações com CRM, emissão de NFC-e, notificação de clientes sobre o vencimento boletos e parcelas, emissão de boletos registrados (sem arquivos de remessa e retorno e sem burocracia do banco) e muitas outras.

Isso tudo garante não só que a ContaAzul cresça e se desenvolva, mas que donos de negócio e profissionais contábeis fiquem cada vez mais satisfeitos com a plataforma. Modéstia à parte, esse pode ser um exemplo a ser seguido também por sua própria empresa. Mesmo que em escala diferente, sempre é possível considerar a percepção de quem consome seus produtos e serviços. Cada minuto dedicado à pesquisa e desenvolvimento certamente valerão a pena.

Como colaborar?

Se você ainda tinha alguma dúvida da importância da voz do cliente, é bem provável que ela tenha desaparecido.

Se você é cliente ContaAzul, não esqueça o quanto suas contribuições são importantes para nós. Acesse o Portal de Ideias agora mesmo, deixe sua sugestão e vote nas ideias que acha mais interessantes. Lembre-se: elas serão levadas para estudo e implementação.

E aí, pronto para implementar a colaboração também na sua empresa? Comente e compartilhe esse conteúdo!

Leia também