Como a colaboração impulsiona sua empresa: inspire-se no Portal de Ideias ContaAzul

O cliente nunca teve tanta influência sobre o sucesso de uma empresa como nos dias de hoje. Além de seu poder de compra, é cada vez mais considerado nos processos de melhoria e desenvolvimento de produtos e serviços.

O cliente nunca teve tanta influência sobre o sucesso de uma empresa como nos dias de hoje. Além de seu poder de compra, é cada vez mais considerado nos processos de melhoria e desenvolvimento de produtos e serviços.

Essa tendência reflete na necessidade de um bom relacionamento entre organizações e clientes, e também na importância de garantir a visibilidade de suas sugestões e necessidades. Afinal, quem adquire um produto ou serviço precisa cumprir alguma determinada tarefa com ele. Se gosta, volta, se não, perde-se para sempre.

ContaAzul é um sistema de gestão com controle de clientes, do cadastro às vendas

Tudo isso é um modo de colaborar para desenvolvimento do mercado como um todo, já que essa troca de informações (e opiniões) estimula a evolução de produtos e serviços e leva as empresas a se aperfeiçoarem constantemente. 

Neste artigo, vamos tratar sobre a colaboração aplicada aos seus negócios (independentemente do porte da sua empresa). Formas de cooperação entre as duas partes (cliente-empresa), dicas de como conduzir à contribuição e como a própria ContaAzul trata esse tema. Vamos começar?

Colaboração nos negócios: como incentivar?

Imagine um jogo de futebol. Há alguns fatores para a composição da partida, como  um time, uma bola, um juiz e uma torcida. No mundo corporativo, não é muito diferente: temos equipes de trabalho, produtos/serviços e a competição de mercado. É notório, nos dois casos, que não é possível ganhar sem trabalhar em conjunto – e nessa hora você percebe a importância do cliente.

Diferente do que muitos pensam, o cliente não é apenas um membro da plateia, mas um jogador no meio de campo, atuando junto ao time, tomando as decisões certas e focando na vitória da partida.

Seus feedback e suas contribuições devem ser levados em consideração para o aprimoramento da empresa, uma vez que ele tem muito insumo para ajudar. Afinal, ele joga no teu time e o que você fizer afeta direta (ou indiretamente) seu dia a dia.

Analisando esses fatores, você deve estar pensando: “O que eu posso fazer para garantir essa colaboração do cliente? Esse tipo de prática não serve apenas empresas de grande porte ou de tecnologia?". A resposta é simples: se você permitir que seu cliente opine sobre seus produtos ou serviços, não importa o tipo de negócio que você tenha. As probabilidades de você acertar mais, vender mais e prosperar são gigantes!

Existem diversas formas de estimular essa colaboração:

  • Faça pesquisas: mande e-mails, pergunte por telefone, fale pessoalmente, anote tudo que seu cliente falar, seja negativo ou positivo. Questione sobre como ele tem utilizado seus produtos ou serviços, o que pode permanecer, o que deve ser evitado. Cada detalhe pode te ajudar.
  • Ofereça um espaço para sugestões: seja uma caixinha para deixar anotações, seja um espaço no site ou alguma área em suas redes sociais. Possibilitar que seu cliente faça comentários é extremamente importante.
  • Reúna as ideias e pense em ações: claro, não basta apenas incentivar que seus consumidores compartilhem opiniões, você precisa tomar atitudes sobre elas. Periodicamente, liste todas as sugestões, reúna-se com sua equipe (se tiver), discuta o que é viável de implementar, ajustar, remover e crie um calendário de ações, com metas para cumpri-las e gastos envolvidos – nada mais do que um bom planejamento.

Questionário de Satisfação do Cliente  Preparamos uma planilha com um questionário para ajudar você a entender melhor  o seu cliente Baixar a planilha agora

Aqui na ContaAzul, sempre tivemos bastante claro que nosso sucesso está atrelado ao sucesso de nossos clientes. Afinal, para produzir uma solução que auxilia donos de negócio e empresas de contabilidade, é preciso muita interação com esses públicos. Entender suas principais necessidades, evoluções, mudanças específicas e, principalmente, usos, é essencial para entregar uma plataforma realmente útil.

Como uma forma de acelerar essa interação e dar voz a todos os nossos clientes, de diferentes lugares e segmentos, criamos o Portal de Ideias em fevereiro de 2017. Trata-se de um espaço para  sugestão de melhorias no produto e uma forma de garantir que as ideias dos clientes sejam ouvidas.

Portal de Ideias ContaAzul: como funciona?

Não existe segredo: o Portal de Ideias é um ambiente simples e repleto de boas contribuições. Seria inviável, claro, implementar todas as ideias que surgem por lá, mas olhar atentamente para as opiniões dos clientes é uma excelente inspiração para o desenvolvimento da plataforma ContaAzul. A partir de cada proposta, são realizados diversos estudos, que podem virar desde pequenas modificações até grandes funcionalidades.

Começa assim: as ideias mais votadas do Portal entram para uma fila de priorização. A partir da análise das equipes de produto, a necessidade é avaliada tanto com relação à própria plataforma ContaAzul quanto ao mercado. A parte de implementação e desenvolvimento vem em seguida, quando é informado, dentro do próprio Portal, o tempo estimado para a validação e todas as etapas envolvidas no processo. Lá, o cliente pode acompanhar o avanço da melhoria e todas as fases que ainda restam para que seja finalizada.

Internamente, diversos times são envolvidos. A tarefa entra em um roadmap, uma espécie de mapa de desenvolvimento do produto, onde a jornada é definida no detalhe, da pesquisa à divulgação. Mesmo que uma ideia não seja implementada na íntegra, ou da maneira exata detalhada pelo cliente, a ContaAzul sempre leva em conta a usabilidade e a transparência, a fim de impactar positivamente no uso pelo cliente.

Uma sugestão aqui outra dali, a ideia é construir junto do usuário a ferramenta ideal para facilitar a gestão de empresas, sempre focando em aspectos como a otimização de tempo e agilidade de tarefas burocráticas.

O impacto do Portal de Ideias no dia a dia do cliente

Sim, podemos dizer que o Portal de Ideias é um grande agente de mudança. Excelentes melhorias foram implementadas graças à ajuda de nossos clientes. Ao todo, 47 sugestões foram implementadas e 13 estão em andamento, desde o lançamento do Portal. Isso significa quase uma ideia por semana. A estimativa de tempo médio para o desenvolvimento de cada ideia é de nove dias úteis.

Algumas de nossas principais melhorias e funcionalidades, nos últimos tempos, vieram do Portal de Ideias: nossas integrações com CRM, emissão de NFC-e, notificação de clientes sobre o vencimento boletos e parcelas, emissão de boletos registrados (sem arquivos de remessa e retorno e sem burocracia do banco) e muitas outras.

Isso tudo garante não só que a ContaAzul cresça e se desenvolva, mas que donos de negócio e profissionais contábeis fiquem cada vez mais satisfeitos com a plataforma. Modéstia à parte, esse pode ser um exemplo a ser seguido também por sua própria empresa. Mesmo que em escala diferente, sempre é possível considerar a percepção de quem consome seus produtos e serviços. Cada minuto dedicado à pesquisa e desenvolvimento certamente valerão a pena.

Como colaborar?

Se você ainda tinha alguma dúvida da importância da voz do cliente, é bem provável que ela tenha desaparecido.

Se você é cliente ContaAzul, não esqueça o quanto suas contribuições são importantes para nós. Acesse o Portal de Ideias agora mesmo, deixe sua sugestão e vote nas ideias que acha mais interessantes. Lembre-se: elas serão levadas para estudo e implementação.

E aí, pronto para implementar a colaboração também na sua empresa? Comente e compartilhe esse conteúdo!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>