8 estratégias completas para conseguir capital de giro (sem recorrer ao banco)

Antes de pedir um empréstimo, verifique se já colocou em prática as estratégias necessárias para proteger o seu caixa. Neste artigo, você vai ver dicas para ter capital de giro no momento de crise.

Capital de giro é o capital necessário para a empresa tocar os negócios em curto prazo. Clientes, impostos, fornecedores envolvem o capital de giro - para isso, a contabilidade deve estar apurada e atualizada. 

Para compreender como ter capital de giro no momento de crise, é necessário traçar estratégias desde o trato com os clientes e fornecedores até a revisão da operação na companhia. 

Antes de passarmos por cada estratégia, é importante lembrar: no momento de crise, curto prazo é mais importante que longo prazo. Isto é, se você não conseguir passar pelo curto prazo, não sobreviverá no longo prazo.

8 estratégias completas para ter capital de giro sem recorrer ao banco

Veja a seguir quais atitudes tomar em cada área relacionada à sua empresa.

Estratégia 1. Clientes

A melhor estratégia aqui é antecipar as vendas e os seus recebimentos. Para isso, primeiro responda às perguntas:

  • Por que antecipar recebimentos?
    Para trazer conforto de liquidez? 
    Ou para tapar algum furo de caixa?
  • Quanto você precisa antecipar?
    Procure seu contador ou gerente financeiro e, em conjunto, monte seu fluxo de caixa para os próximos 6 meses.
  • De que maneira você vai receber?
    Boletos
    Cheques
    Depósitos em conta
    Cartão de crédito

Depois que estiverem respondidas essas perguntas, é hora de seguir o passo a passo da estratégia para adiantar seus recebimentos: 

Passo 1. Priorize vendas à vista ou vendas no cartão de crédito. Para vendas no cartão, antecipe-as com o seu banco ou com a própria operadora do cartão. Se for vender a prazo, priorize o boleto bancário. Cheques e créditos em conta não são recomendados. 

Passo 2. Compreenda seu público para decidir se vai vender à vista ou a prazo. Existem estratégias diferentes de venda para cada tipo de público:

  • Meus clientes preferem comprar à vista
    Monte uma estratégia para deixar claras as vantagens de comprar a vista - juros altos no parcelamento.
  • Meus clientes preferem comprar a prazo
    Monte uma estratégia onde os juros estão embutidos mas você parcela no preço de à vista.

Mas tem diferença receber à vista ou a prazo? Lembre-se: dinheiro no tempo muda de valor, decorrente da inflação e juros. Vendas a prazo precisam ter embutidas no seu cálculo o seu custo de capital mais o risco da inadimplência.

Preço à vista, por definição, é diferente do preço a prazo. Receber R$ 100 hoje é diferente de receber R$ 100 daqui a 6 meses.

Passo 3.1 No caso de vender a prazo usando cartão de crédito: a taxa inerente ao risco de inadimplência é a taxa do cartão, bastando apenas que coloque a taxa juros do seu custo de capital (quanto o banco te cobraria para emprestar dinheiro).

Passo 3.2 No caso de vender usando boletos:

  • Informe no corpo dos boletos que, se os clientes pagarem antecipado, eles terão X% de desconto ao dia - o desconto tem que ser, no máximo, igual ao seu custo de capital. 
  • Não esqueça de contatá-los com certa frequência - antes do vencimento lembrando-os e depois cobrando. 
  • Coloque multa para pagamento com atraso - não significa que você irá cobrar caso ele ligue renegociando, mas isso inibe atrasos. 
  • Coloque instrução de cartório/negativação.
    Lembre-se: os chatos recebem primeiro.

Conta Azul Receba Fácil Boleto

Passo 4. Ao prestar os serviços ou vender os produtos, certifique-se de que eles foram aceitos pelo cliente - nota fiscal, recibos de quitação dos serviços, dentre outros - bata um papo com seu contador sobre o tema.

Passo 5. Utilize-se de mecanismos de comunicação com os seus clientes, lembrando-os das vendas realizadas e das datas de pagamentos - WhatsApp funciona bem. 

Passo 6. Mantenha as informações dos seus clientes atualizadas. Para ter um relacionamento comercial e para fins de crédito e cobrança, é necessário manter o cadastro dos seus clientes atualizado (nome, endereço, telefone, email etc).

Estratégia 2. Estoque

Produto parado no estoque é dinheiro gasto à toa. Veja o que fazer com seu estoque: 

Passo 1. Faça uma lista ABC com os produtos que possuem mais demanda. Esses são seus produtos de maior giro, o que significa que se transformam mais rápido em dinheiro. Os demais são considerados produtos de menor giro. 

Você pode verificar os produtos de maior e menor giro no Relatório de Giro de Estoque da Conta Azul. Lá, você recebe alertas quando um produto estiver acabando e quando estiver com estoque mínimo.

Passo 2. Faça promoções sobre os produtos de menor giro. É sobre os produtos com menos demanda que você pode dar desconto, não sobre os que você mais vende. 

Passo 3. Não se superestoque. Ter estoques para mais de 30 dias pode ser danoso, dependendo da sua atividade. 

Passo 4. Priorize a compra de produtos com maior giro. Maior giro significa maior liquidez: capacidade de tornar o produto em dinheiro. Não compre nada que possa ficar muito tempo no estoque. 

Estratégia 3. Fornecedores

Não deixe os fornecedores na mão! Neste caso, prazos de pagamentos mais longos passam a ser fundamentais em uma estratégia de preservação de caixa. Confira o que fazer: 

Fornecedores de menor relevância na sua cadeia de vendas devem ter os pedidos diminuídos - lembre-se de que eles são relevantes para alguém. 

Fornecedores prioritários: a fim de ter mais prazo e crédito, às vezes a estruturação de uma garantia funciona. Pegue o telefone e ligue. Mensagens por email são frias e não estritam o relacionamento. 

Outra alternativa é pedir prorrogação para aqueles que têm fôlego. Mas, lembre: prazo renegociado passa ser prazo escrito em pedra. Tem que ser cumprido. 

New call-to-action

Estratégia 4. Impostos

Impostos foram feitos para serem pagos, mas não necessariamente à vista.

Converse com o seu contador a possibilidade de parcelar impostos. A multa pode parecer cara, mas o prazo do parcelamento e os juros cobrados acabam se diluindo no tempo. Preserve, sempre, o prazo legal de vencimento das CND's - fundamentais para a continuidade do seu negócio. 

Estratégia 5. Funcionários e salários

Siga os passos para não errar na hora de tratar com seus colaboradores: 

Passo 1. Jamais deixe de pagar salários. Isso é o começo do fim. Em vez disso, caso realmente esteja precisando reduzir os salários dos seus colaboradores, dê uma olhada nas medidas provisórias implementadas pelo governo para as empresas superarem a crise sem precisarem demitir os funcionários.

Passo 2. Analise profundamente a eficiência da sua empresa. Em momentos de crise, é hora de voltar para dentro e se tornar mais enxuta e eficiente: pense em como automatizar processos e tornar as horas de trabalho mais produtivas.

Passo 3. Utilize o expediente de férias para fechar temporariamente parte do negócio. Se, assim como em muitas empresas, no seu negócio as vendas diminuíram, você pode antecipar as férias. Assim, quando o cenário econômico melhorar, você terá mais pessoal para lidar com a grande demanda. 

Estratégia 6. Investimentos

Não é hora de investir a longo prazo! 

Todos os investimentos com prazo de retorno esperado acima de 6 meses devem ser suspensos. Invista somente naquilo que trará retorno no curtíssimo prazo. 

Estratégia 7. Vendas - Operação

Na operação de vendas, é importante ter criatividade para entender do que o seu cliente precisa e atendê-lo onde ele estiver. Lembre-se de que as vendas precisam sustentar o seu negócio. Para isso, siga o passo a passo: 

Passo 1. Feche unidades deficitárias. Você tem uma loja que não está vendendo bem? Pense na possibilidade de fechá-la e apostar somente naquelas que estão te trazendo saldo positivo, ou aposte no online. Postergar o fechamento somente aumenta a sangria do seu caixa.

Passo 2. Parcele o pagamento de eventuais rescisões - trabalhistas e/ou com fornecedores. Parcelamento pode ser uma boa ideia, converse com seu contador para entender os prazos e juros.

Passo 3. Foque nas vendas onde você tem mais força. Como já foi dito sobre estoque, na hora de comprar e vender, priorize os produtos de maior giro. Procure os clientes que sempre compram com você. Ligue para eles, pergunte do que estão precisando, se precisam que você entregue na casa deles. 

Passo 4. Tudo o que envolver o isolamento do seu cliente deve ser analisado. Seu cliente está em casa? Saiba como falar com ele e entregar os produtos sem que ele precise se deslocar. Vendas eletrônicas e delivery devem ser analisados.

Estratégia 8. Custos e Despesas

Corte os custos e despesas ao máximo. Mas siga estes passos para não errar:

Passo 1. Analise seu processos e torne-os mais fluidos e eficientes. É hora de automatizar para reduzir gastos. Aposte em redução de trabalho manual, automatize o que for possível. 

Passo 2. Viagens, marketing em produtos que não são carro-chefe, pequenas reformas, tudo isso deve ser revisto. O que não for necessário agora deve ser pausado imediatamente. 

Um último conselho, para você não exagerar nos cortes: despesas são iguais a unhas, devem ser sempre cortadas, mas se cortar em excesso, você pode machucar seus dedos.

Conte aqui nos comentários quais dessas estratégias você já estava colocando em prática e quais foram novidade para você.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>