Prestação de Serviços

Capacidade e demanda: como aproveitar a sazonalidade

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

blog_2_3

Determinados períodos do ano são cruciais nas vendas ou na prestação de alguns serviços. São momentos em que a demanda cresce de tal forma que exige a adaptação da empresa a uma nova realidade, caso contrário, o resultado pode ser desastroso por conta das possíveis perdas financeiras. Essa sazonalidade exige um equilíbrio entre a capacidade da organização e a demanda do mercado, caracterizado por um bom planejamento e organização.

Assim, surge um importante conceito que deve ser levado em conta independente do tamanho da empresa ou da agência: a gestão da capacidade e da demanda. A capacidade diz respeito a todo o volume de mercadoria (produtos ou serviços) que uma organização consegue produzir em determinado tempo. A demanda, por sua vez, refere-se à quantidade de produtos que o mercado precisa naquele momento. É exatamente a conciliação entre as duas que proporciona bons resultados.

Vamos pensar de forma mais prática. No fim do ano, por exemplo, as vendas são bastante democráticas, abrindo espaço para ganhos em vários setores. Com o objetivo de serem vistas, lojas investem na publicidade e buscam agências especializadas no serviço para apresentar seus produtos de forma correta e, assim, conquistar a atenção e a prioridade de compra dos consumidores. Uma agência, entretanto, nem sempre tem capacidade suficiente para suprir essa nova demanda e precisa, então, adotar estratégias para reverter a situação.

Embora pareça óbvio, o desafio de alcançar esse equilíbrio não é uma tarefa tão fácil e exige cooperação entre os gerentes para que o planejamento seja feito adequadamente, considerando o tamanho da empresa, a demanda exigida e o período a ser desenvolvido. Nesses casos, a gestão da capacidade e da demanda pede ações com resultados no curto prazo, ou seja, que incluem alterações moderadas na capacidade, sem envolver um grande volume de capital ou estratégias mais “pesadas”.

Essas operações são centradas no trabalho diário, em que todos os produtos e serviços estão desagregados. O planejamento é realizado de forma detalhada e as previsões devem ser as mais precisas possíveis. A adaptação da empresa é estruturada para uma mudança temporária, a fim de suprir apenas as necessidades daquele período mais crítico, ou seja, o estado normal (serviços ofertados em situações normais) não é alterado permanentemente.

Assim, algumas alternativas são indicadas para essa situação, como a realização de turnos de trabalho entre os funcionários (de modo que o número deles varie de acordo com a hora ou o dia da semana), uso de horas e/ou turnos extras, subcontratação de serviços de terceiros, admissões e demissões conforme a necessidade, uso de pessoal temporário e equipamentos alugados. Mas lembre-se: é preciso escolher com cuidado quais são as medidas mais adequadas para sua empresa. Isso pode evitar futuras dores de cabeça.

Para lhe ajudar ainda mais, separamos o segundo vídeo da série com um dos fundadores da agência Talent, Antônio Lino, que fala sobre como não se perder na organização das finanças. Aliada à gestão das demandas, essas dicas podem ser preciosas para o seu negócio. Assista: 

 

 

 

 

E então? Está pronto para encarar a gestão da capacidade e da demanda na sua empresa? Faça seu planejamento e conte-nos sobre sua experiência. Qualquer dúvida, também teremos prazer em ajudar.

Leia também