Cadastro de clientes: por que é interessante manter?

0 Comentários Publicado:  Assunto: Gestão e Negócios, Vendas

Cadastro de clientes

Sua empresa tem tido resultados ruins e precisa melhorar a performance nas vendas? Talvez seja necessário trabalhar melhor o seu cadastro de clientes. Trata-se de uma solução que pode salvar aquele mês tradicionalmente difícil, em que o ticket médio diminui de forma drástica. Neste artigo, vamos conversar a respeito e ver como essa ferramenta pode lhe ajudar.Experimente ContaAzul: Sistema de Gestão para pequenas empresas que pensam grande

Razões para cuidar do cadastro de clientes

O relacionamento com clientes é coisa séria. Tanto é que tem até nome próprio: Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento de Clientes, em português.

Pense bem: se todo cliente que comprasse na sua empresa voltasse com regularidade, indicasse outros ou ambas as situações, sua empresa certamente estaria economizando em divulgação. Concorda?

É justamente essa a concepção por trás da manutenção do relacionamento: a eficiência, o fazer mais com menos recursos.

Você pode até reparar que as grandes marcas não deixam passar oportunidades para chamar um cliente de volta. Todos nós, em algum momento, já recebemos um e-mail de uma loja em que compramos, um telefonema de um vendedor atencioso e até convites exclusivos e brindes só porque a empresa tinha nossos dados.

Se todo empreendedor se coloca no lugar do cliente, fica mais fácil compreender a importância de criar uma relação de proximidade. Quanto mais familiarizado um cliente se sente a respeito de sua empresa, mais frequentes serão suas visitas.

A ideia é muito simples e, o melhor: colocá-la em prática é mais fácil ainda. Mas, antes, é necessário aprofundarmos um outro conceito, o de atendimento 3.0.

Invista em atendimento 3.0 e encante clientes

Já se usa há algum tempo o termo SAC 2.0 para se referir ao atendimento online de clientes potenciais, os chamados leads. Por intermédio de suas práticas, se valoriza o contato com clientes em diferentes canais digitais. Assim, aumentam as chances de compreender melhor seus hábitos de consumo e o estilo de vida, refinando o processo de venda.

Mas você deve saber que, no meio digital, tudo evolui muito rápido. Embora o SAC 2.0 ainda seja amplamente praticado por grandes marcas, atualmente, a base para garantir vendas mais qualificadas tem sua última palavra no atendimento 3.0.

Pode parecer um nome pretensiosamente muito tecnológico, mas, na verdade, a ideia contida no termo é bem fácil de entender. Em uma estratégia de relacionamento com base 3.0, o que é avaliado não são apenas os dados do cliente, mas o seu comportamento.

Basicamente, o SAC 3.0 (como também pode ser chamado), baseia-se na internet. No entanto, seus princípios podem ser replicados para o atendimento presencial, com resultados igualmente positivos.

A jornada do consumidor é a grande sacada de um atendimento bem feito. Pela internet, é possível “dar pistas” para as pessoas chegarem à sua loja, trabalhando para isso conteúdo relevante, que seja divertido ou que forneça informações importantes. É aí que começa o processo de inbound marketing, ou seja, um marketing de “amarração”.

Sua empresa deixa de anunciar aleatoriamente seus produtos, passando a atuar com foco em públicos específicos.

Voltando à jornada do consumidor, quando seu produto é encontrado, é hora de oferecer a esse potencial cliente uma experiência acima da média.

Pode ser um artigo revelador sobre formas de utilizar o seu produto, um vídeo com uma história emocionante de alguém que se beneficiou dele ou mesmo uma mensagem fraterna. Desde que seja algo que cause impacto e seja direcionado àquele público já identificado, vale como recurso para atração e retenção.

Uma das ferramentas para intensificar esse impacto é justamente o cadastro de clientes.

Cadastrando clientes online e offline

Dissemos que o atendimento 3.0 tem o objetivo de envolver, amarrar o cliente através de conteúdo pela internet. Também destacamos que essas ações podem ser replicadas offline, no dia a dia de seu estabelecimento.

Pela internet, realmente, tudo fica mais fácil e pode ser feito automaticamente. Por exemplo, se a sua empresa aposta em uma campanha nas redes sociais para lançar um produto, uma estratégia para isso pode ser uma promoção com descontos limitados ou um brinde para quem comprar.

Já que é novidade e as pessoas não conhecem, nada mais justo do que oferecer uma contrapartida pelo crédito delas, certo?

Para isso, você poderá vincular esse desconto a um cadastro em formulário no site de sua loja, o que, em marketing digital é chamado de landing page. As pessoas interessadas chegam a essa página pela pesquisa ou via redes sociais, deixam seus dados e pronto. Está garantido o desconto na compra do produto novo.

Esse é apenas um dos muitos métodos online para fazer cadastro de clientes. Um outro que não poderia deixar de ser citado é o e-mail marketing. A vantagem para outros formatos digitais é que ele é menos perecível.

Uma publicação ou anúncio no Facebook cai rapidamente no esquecimento conforme novos assuntos vão surgindo. O e-mail, não. Ele fica ali, armazenado, a não ser que seu destinatário o apague da caixa de entrada.

Portanto, ao colocar em prática a estratégia de cadastrar clientes, nunca deixe de coletar seus endereços de e-mail.

Já na realidade offline, essa coleta de dados pode ser feita pessoalmente.  Ao fechar a venda, sua loja poderá solicitar dados de contato para oferecer descontos e brindes.

Essa é uma excelente maneira de surpreender e encantar, como, por exemplo, concedendo descontos especiais na data de aniversário do cliente.

O que saber sobre o cliente ao fazer seu cadastro?

Deu para perceber que há muitas possibilidades a serem exploradas por um cadastro atualizado de clientes. No entanto, as chances de sucesso também dependem do tipo de informação que você coleta deles.

Vamos supor que sua empresa deseja fazer uma promoção, comunicando aos clientes de sua base de cadastro que está sorteando uma viagem romântica para um casal. O que achariam dessa ação os clientes solteiros?

Felizmente, se a sua empresa está antenada e pratica o atendimento 3.0, dificilmente esse tipo de equívoco aconteceria. Tudo porque você direcionaria as campanhas certas para os clientes certos, na hora ideal.

Para lojas que nunca trabalharam com mais afinco o cadastro, saber que informações pedir pode despertar muitas dúvidas. Além disso, nunca se sabe o quanto de movimento uma ação promocional pode gerar.

Por isso, a solução indicada é recorrer a modelos prontos de fichas cadastrais. Se a escolha não se mostrar adequada, pelo menos, você terá um ponto de partida para saber que informações realmente importam.

E que tal maior praticidade? Disponibilizamos um modelo de planilha de cadastro de clientes gratuitamente para você, basta clicar no link e baixar.

Quer ainda mais? Invista em um sistema de gestão capaz de automatizar a tarefa, integrando-se ao CRM.

Invista no relacionamento com o cliente

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do cadastro de clientes, que tal colocar em prática? Se você ainda não usa o sistema ContaAzul, saiba que a ferramenta disponibiliza a função. É mais um recurso para você trabalhar ainda melhor o relacionamento e qualificar seus resultados! Guia para atender bem os clientes  Entenda como realizar essa tarefa de forma eficiente, escolhendo os melhores  canais de atendimento e reduzindo os custos Baixe agora

E você, como tem cuidado da relação com seus clientes na empresa? Comente!

Anselmo Massad
Sobre o autor

Content Manager da ContaAzul, jornalista, sempre em busca de conhecimento e informação. Especialmente as que ajudam os donos de negócios no Brasil

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

0 Comentários
px
black friday contaazul

Conteúdos Populares

 
<https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_img>  Treinamento Online (vagas limitadas):  ContaAzul na Prática   <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_text>  Ver Mais Cursos   <https://contaazul.com/cursos-online/?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_cta_go>  Inscreva-se Grátis!  <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_cta_app>
 
newsletter

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócios:
receba nossas novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão!