Burocracia Para Tudo: o que é a campanha e como apoiar

Burocracia para tudo no Brasil

Burocracia Para Tudo é o nome da campanha criada para chamar a atenção das autoridades no Brasil sobre as dificuldades de empreender por aqui. Se você ainda não conhece a iniciativa, mas se mostra descontente com o ambiente de negócios no país, vale ficar por dentro. Neste artigo, vamos falar do movimento que pretende promover profundas mudanças.Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

As dificuldades para abrir uma empresa no Brasil

Não é de hoje que a mídia especializada destaca negativamente a burocracia envolvida na criação de uma empresa no Brasil. Por exemplo, o colunista Fernando Schuler, da Revista Época, em fevereiro deste ano, falou em sua coluna sobre tais entraves no artigo “A lógica infernal da burocracia no Brasil”.

Não é exagerada a comparação. Afinal, como destaca o autor, a saga de um pequeno empreendedor para abrir uma conta empresa no banco, para poder receber pelo seu trabalho, simboliza o inferno vivido diariamente por quem quer empreender.

O ranking Doing Business, criado pelo Banco Mundial, é mais uma prova de que ter um negócio, no Brasil, é para os obstinados. De acordo com o levantamento, o tempo médio para abrir uma empresa por aqui é de 79 dias, o que deixa o país na 179ª posição entre 190 países.

Perdemos para nações como Ilhas Maurício (25ª posição), Cazaquistão (36ª) e até para o Panamá, que está 100 posições acima da nossa. É inegável, então, que temos muito com o que nos preocuparmos. Caso a burocracia continue a emperrar nosso desenvolvimento, o futuro será uma grande interrogação.

Se não bastassem as dificuldades burocráticas para começar um negócio, o empresário brasileiro ainda sofre para fechar uma empresa. Ou seja, a burocracia é uma das responsáveis por dificultar os negócios, e, para piorar, inferniza a vida dos empreendedores também na hora de consumar o encerramento de suas atividades.

Os problemas enfrentados ao fechar uma empresa

Exemplos não faltam para ilustrar o que representam as inúmeras dificuldades empecilhos para abrir uma empresa em solo brasileiro, mas os problemas não param aí. Talvez a mais contundente seja a incrível burocracia para dar baixa em uma empresa.

Uma pesquisa da Endeavor revela que uma a cada 5 empresas no Brasil só existe formalmente. Isso representa o espantoso número de 3,7 milhões de negócios fantasmas, que estão no papel, mas não têm atividades.

Deixar de dar baixa em uma empresa significa aumentar ainda mais a bola de neve do endividamento. Se o encerramento das atividades não é formalizado, impostos, taxas e obrigações junto ao Fisco e demais órgãos de controle continuam a serem cobrados.

Essa grande quantidade de empresas que só existem no papel é sintomática. Afinal, se os responsáveis por esses CNPJ negligenciam o encerramento de suas empresas formalmente, é um claro indício de que há algo muito errado no processo de baixa.

A burocracia estimula a informalidade

Outro traço perverso da burocracia brasileira é que ela acaba estimulando a informalidade. A parte mais visível do empreendedorismo informal é percebido na multiplicação de ambulantes e vendedores de produtos de procedência não reconhecida nas ruas.

No entanto, há um lado ainda mais preocupante da informalidade, mostrado no mesmo estudo da Endeavor. A pesquisa também revela que 86% das empresas brasileiras exercem suas atividades à margem da lei.

Para piorar, escritórios de advocacia e empresas de contabilidade, que deveriam ser bons exemplos, foram identificados como os maiores transgressores. Nada menos que 80% dos escritórios estão em situação irregular, enquanto 88% das empresas contábeis acompanham essa situação.

Não é difícil concluir que, se essas empresas, que deveriam ser a mais cumpridoras de suas obrigações não o fazem, para os outros setores, o panorama provavelmente é ainda mais assustador.

Burocracia Para Tudo: a resposta dos donos de negócios

Como autora dos principais estudos de mercado no Brasil, a Endeavor, apoiada por um pool de entidades de classe e empresas, lançou a campanha Burocracia Para Tudo. O nome faz referência à  burocracia que permeia todos os processos, da abertura ao fechamento de uma empresa.

Por outro lado, o termo também é uma sentença. Afinal, a burocracia, por travar o ambiente de negócios, também é responsável por paralisar as atividades produtivas.

A saída, segundo a Endeavor, é fazer pressão junto às autoridades por meio de um grande manifesto. Para isso, foi aberto um abaixo-assinado, em que Presidente da República; Ministro da Fazenda; Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Governadores; Prefeitos de todas as capitais; Deputados federais e Senadores são instados a promoverem mudanças.

O objetivo da campanha, além da mobilização geral para participar efetivamente com assinaturas, é aproveitar o período eleitoral para pressionar autoridades e políticos. Em 2018, as eleições para Presidente da República representam a chance para reverter o quadro desanimador vivenciado pelos empreendedores brasileiros.

No abaixo assinado, segue uma carta direcionada aos parlamentares. Seu trecho conclusivo diz o seguinte:

“Demandamos, portanto, que todos os representantes, especialmente os prefeitos e governadores, acelerem os projetos de simplificação para a abertura, regularização e fechamento de empresas.

E isto é só uma parte desta campanha, que conta com o apoio de diferentes agentes do ecossistema, como empreendedores, organizações de fomento ao empreendedorismo, gestores públicos e cidadãos que acreditam e querem contribuir com essa mudança.

2018 é ano de eleições e, com toda a crise que estamos vivendo, esse é o momento certo para demandarmos as mudanças que queremos ver implementadas. Reduzindo a burocracia, os empreendedores podem usar seu tempo e recursos para gerar mais empregos, aumentar a produtividade, movimentar a economia e contribuir para o desenvolvimento do país.

Por um ambiente de negócios sem amarras, que dê vazão ao poder de transformação dos empreendedores brasileiros.”

Sua voz tem peso na mudança

E você, também está insatisfeito com a burocracia que para tudo? Se faz coro com a campanha, sua oportunidade de ajudar a mudar é agora. Assinar significa, antes de um ato pelo avanço do país, uma manifestação de cidadania. Participe! Como abrir uma empresa? Passo a passo  Guia descomplicado para tirar as ideias do papel Baixar o guia agora

Já passou por alguma situação difícil na empresa devido à burocracia? Comente!

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>