Gestão de Pessoas

Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

rh2.jpg

O mundo corporativo já percebeu a importância da comunicação para o sucesso dos negócios, uma vez que todos os departamentos e as atividades empresariais precisam estar interligados para não existir barreiras de comunicação no ambiente de trabalho. Afinal de contas, a gestão, o planejamento estratégico e até os setores de vendas e marketing são conectados por, nada mais nada menos, que informações! Porém, a verdade é que uma comunicação efetiva vai muito além de apenas uma troca sistemática de dados.

Já é comprovado que falhas na comunicação interna são responsáveis por boa parte das perdas, dos prejuízos, atrasos e retrabalhos das empresas. E por isso é tão importante avaliar e otimizar esse processo. Mas na prática existem muitas barreiras à comunicação eficaz, sendo necessário atuar em cada uma delas para garantir que as informações cheguem ao destino correto, no tempo adequado e com a clareza necessária. Quer saber que barreiras são essas e como superá-las?

Excesso de informações

Um dos fatores que definitivamente precisa ser analisado é a quantidade de informações trocadas tanto dentro como fora da organização, afinal, em um mundo integralmente conectado, quantidade nem sempre quer dizer qualidade, não é mesmo? Assim, muito do que é repassado poderia, na realidade, ser descartado, por pura falta de relevância ou utilidade para quem recebe tais dados. Avaliar o fluxo da comunicação interna é essencial para se certificar de que o que é comunicado também é absorvido. Nesse caso, recursos técnicos podem ajudar na tarefa da coleta, do tratamento e do devido compartilhamento das informações.

Distância entre participantes

A distância física pode ser encarada como uma das maiores barreiras da comunicação, pois, apesar de a tecnologia ajudar bastante, erros e mal-entendidos ocorrem com mais frequência quando não há o contato pessoal. Nesses casos, é necessário cuidar ainda mais da qualidade dessa comunicação, redobrando a atenção ao redigir um e-mail ou uma mensagem qualquer, para que não haja interpretações distintas. O segredo está em escrever com clareza e riqueza de detalhes, para não permitir distorções.

Fluxo e canais de informação

Centralizar as informações em um único portal ou sistema costuma ser o ideal. Assim, dados sobre vendas, estoques, administração, financeiro e recursos humanos compartilham a mesma plataforma, sendo muito mais fácil gerar relatórios completos para a tomada de decisões. É importante também desenvolver bons canais internos de comunicação para atingir todos os colaboradores. Criar jornais, revistas e newsletters são boas soluções, além dos tradicionais murais, para conteúdos menores e diários.

Empecilhos organizacionais

Estruturas hierárquicas muito rígidas ou departamentalizadas demais também costumam ser barreiras à comunicação no trabalho. Desse modo, é essencial compreender que a comunicação eficiente deve permear toda a empresa, de forma rápida e o mais transparente possível. No fim das contas, o que importa é que as informações cheguem ao público correto, sem falhas, com o conteúdo necessário e usando a linguagem adequada.

Para diminuir os impactos negativos dessas barreiras, as empresas devem mediar a eficiência de seus sistemas de comunicação interna, monitorando o tempo de chegada das informações, as possíveis distorções, a qualidade dos dados e até o interesse dos colaboradores. Caso haja problemas nesses indicadores, é importante rever todo o plano de comunicação, pesquisar as melhores práticas do mercado, usar a criatividade e inovar. Lembre-se de que, como a informação é dinâmica, a comunicação também precisa ser, de modo a assegurar que todos os colaboradores estejam alinhados com os acontecimentos e possam atuar para garantir o sucesso da empresa.

Quer saber mais sobre comunicação e outros temas para sua empresa? Então aproveite para ler sobre a relação entre comunicação interna e endomarketing! E não se esqueça de deixar seu comentário para dividir suas impressões conosco, ok?

Leia também