Fiscal e Tributário

Automatização do cálculo de tributos: como afeta a demanda fiscal?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A automatização do cálculo de tributos elimina erros e atrasos causados por trabalhos manuais. Além disso, torna dispensável a contratação de profissionais internos ou terceiros para resolver essas operações;
  • A otimização da gestão tributária de uma empresa garante que o contador receba informações precisas e mais rapidamente, tornando este processo mais rápido;
  • Simplifique e automatize operações tributárias com entende do assunto: a Conta Azul Pro tem tudo o que você precisa para otimizar a sua gestão. Faça o teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

Esquecer de pagar uma guia, errar a declaração de impostos e se atrapalhar no pagamento de tributos acarreta sérios problemas para a empresa. Isso sem contar com a dor de cabeça de ter de resolver essa situação. A boa notícia é que a automatização do cálculo de tributos ajuda a evitar esses desafios!

Modernizar e digitalizar sua gestão tributária causa um grande impacto positivo na administração da sua empresa. Afinal, se torna possível acompanhar todos os pagamentos de tributos, conferir a validade dos cálculos e muito mais, desde que se utilize as ferramentas certas.

Quer conhecer as vantagens da automatização do cálculo de tributos e como ela afeta positivamente a sua demanda fiscal? Continue lendo e ainda descubra, no final, qual é a melhor ferramenta para automação de operações administrativas.

Desejamos uma boa leitura! 

Confira os seguintes tópicos:

Automatização do cálculo de tributos: por que usar?

A automação do cálculo de tributos é uma mudança muito positiva na gestão tributária de uma empresa. Essa situação fica ainda mais evidente quando falamos de gestão de impostos indiretos, desafio de boa parte dos empreendedores. 

Ao automatizar essa operação, o dono do negócio consegue eliminar diversos desperdícios de tempo e dinheiro da sua empresa. Não há necessidade de deslocar recursos ou delegar esse papel a uma pessoa, como um colaborador, ou a departamentos, como o de TI.Até mesmo o gestor fica livre dessa função.

O que é muito importante para quem já tem muitas atividades para executar  e ainda precisa pensar na estratégia da empresa.

Falando em simplificar processos, conheça os sistemas de ordem de serviço.

Impacto da automatização na demanda fiscal

Entre os erros mais comuns na gestão tributária de uma empresa estão o preenchimento de dados errados, desconhecimento do cálculo correto, entregas equivocadas de obrigações acessórias e esquecimentos.

No entanto, ao abandonar a gestão tributária manual e abraçar a digitalização do processo, a realidade muda.

Ao fazer a automatização do cálculo de tributos, é possível eliminar quase todos esses erros. Se você aliar a uma plataforma de gestão integrada (ERP), então, que ainda se conecta ao contador, você nunca terá dores de cabeça com o Fisco.

A digitalização da gestão tributária é uma grande economia de tempo e dinheiro. Isso porque você pode redirecionar esses recursos para áreas que dependam da ação humana, como tomadas de decisão, e para novos investimentos na empresa.

Conheça as vantagens de usar o sistema de orçamento automatizado CA Pro

Passo a passo para automatizar a demanda fiscal

Ao estudar as instruções abaixo, perceba que servem para além da automatização da demanda fiscal. Trata-se de um passo a passo importante para implementar qualquer plataforma na organização da empresa.

Ao seguir esses passos, você não toma decisões precipitadas na escolha sobre quais ferramentas e plataformas serão utilizadas. Se ainda tiver dúvidas e precisar de ajuda na tomada de decisão, aconselhamos conversar com um contador de confiança. Encontre aqui  profissionais na sua região.

1.Identifique as necessidades da sua empresa

A automatização fiscal é uma mão na roda para quem tem muitos tributos a pagar. Só que o tamanho do seu investimento precisa ser proporcional às suas necessidades. Há empresas que pagam inúmeros tipos de impostos, enquanto MEIs prestadores de serviços só pagam ISS e a contribuição para o INSS.

No mercado, é possível encontrar soluções focadas em gestão tributária, outras que oferecem operações simples e são mais econômicas. O ideal, no entanto, é contar com plataformas integradas, pois oferecem inúmeros recursos além de automatizar a demanda fiscal. Integrar todas as operações da empresa é um desses. 

2.Converse com os colaboradores

A implementação de novas tecnologias pode assustar muitos colaboradores. Se eles tiverem baixo acesso ao conhecimento digital, então, uma mudança dessas pode gerar desconforto.

Dialogue com sua equipe. Mostre a eles as vantagens que a automatização trará para todos. Se eles estiverem diretamente envolvidos com a solução digital que será aplicada, proporcione capacitação didática e empática.

Às vezes, a pessoa com melhor potencial para capitanear um navio nunca viu o mar porque mora no interior. Mostrar a elas que o leme e o timão podem ser revoluções em suas vidas. E uma guinada ao sucesso para sua empresa.

3.Pesquise as opções de plataformas no mercado

Soluções digitais para automatização do cálculo de tributos existem aos montes na internet. 

E isso acontece porque a programação e demais operações digitais estão cada vez mais democráticas. A realidade de mercado é ótima, mas a gestão tributária é complexa e requer muito cuidado na hora da escolha de uma solução. 

Afinal, o risco envolvido em usar um sistema inadequado para a gestão de tributos é grande. Pode levar, inclusive, a problemas com o fisco ou roubos de dados sensíveis da sua empresa. 

Aí é outro aspecto que merece atenção: escolha sempre uma plataforma que esteja adequada à LGPD.

4.Teste as plataformas

A gestão tributária da empresa demanda muito cuidado. Logo, optar por plataformas 100% gratuitas pode ser delicado. O ideal é procurar quais são as soluções digitais que oferecem teste grátis.

Nesse caso, também não se limite às plataformas que sejam puramente voltadas para a gestão tributária. Os ERPs, que citamos em um tópico mais acima, são ideais para integrar e conectar todas as áreas administrativas da sua empresa. 

A Conta Azul Pro, por exemplo, ainda pode se conectar ao seu contador e enviar dados em tempo real para que ele faça todas as declarações com precisão e agilidade. 

5.Planeje a implantação

É preciso planejar a implantação da plataforma para que todos conheçam bem a plataforma e façam uma transição tranquila, dentro do possível.

Para isso, o seu plano deve apontar quem serão os colaboradores responsáveis pela migração para o meio digital, em quanto tempo farão isso e quais as prioridades de operações a serem digitalizadas. Não esqueça de recolher todos os documentos que possuam dados essenciais para fazer a gestão tributária.

6.Colha feedbacks

As suas equipes precisam ser ouvidas antes, durante e depois da automatização.

O objetivo é colher feedbacks dos seus colaboradores para entender se estão satisfeitos com a plataforma, se gostariam de trocar ou se precisam de alguma capacitação.

Ao fazer isso, o processo de aprendizado da automatização será facilitado e todos poderão usufruir dos benefícios da plataforma de uma forma mais rápida.

Automatize o gerenciamento dos impostos com a CA Pro

A automação do cálculo de tributos é realmente o melhor caminho para a gestão tributária da da sua empresa. Assim, você elimina dores de cabeça e desperdícios de tempo e dinheiro com operações que o computador faz rapidamente, sem erro algum.

Só que você pode fazer esse avanço tecnológico de várias maneiras. Há quem use planilhas eletrônicas tipo do Excel, por exemplo, ou quem use softwares específicos para administrar impostos.

Mas, se você vai dar esse passo, por que não ir mais longe?

Plataformas de gestão integrada são oportunidades para centralizar toda a administração da sua empresa. Com elas, você pode visualizar todos os dados em um lugar só, executar operações administrativas e eliminar burocracias.

A Conta Azul Pro é a plataforma perfeita para você otimizar a sua gestão tributária e os outros setores da sua empresa!

Com poucos cliques, as operações de estoque, vendas, financeiro e fiscal são integradas, sem que você precise conferir nada manualmente. 

As principais funcionalidades da Conta Azul Pro são: 

  • Automatização das conciliações bancária e tributária;

  • Envio de dados em tempo real para seu contador;

  • Controle de todas as compras da sua empresa;

  • Emissão e envio automáticos de notas fiscais;

  • Criação de orçamentos, com envio e acompanhamento de visualização, aceite ou rejeição;

  • Geração automática de fluxos de caixa diário, mensal, anual e previstos;

  • Cadastro de produtos, serviços, clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e transportadoras;

  • Integração com as principais soluções digitais de CRM, formulários, marketing digital, automação de marketing, marketplaces, sites de venda, entre outros;

  • E muito mais!

Não perca tempo, agilize o seu sucesso com a Conta Azul Pro: clique aqui  e faça o teste grátis agora!

Leia mais:

Leia também