Vendas

Aumente o faturamento com roupas de Carnaval

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

Roupas de carnaval são oportunidade

Vem se aproximando a hora da folia e quem tem um negócio na área do vestuário não pode perder a oportunidade. Enquanto o país cai na festa, que tal faturar com a venda de roupas de Carnaval? Veja como montar a sua estratégia.

Quem pode faturar no Carnaval

O Carnaval é uma data já conhecida pelas oportunidades que gera de renda extra. Mas não é apenas o comércio ambulante que pode sair ganhando.

Pequenas indústrias do ramo de confecções e empresas registradas como comércio varejista de artigos do vestuário têm agora uma boa chance de elevar o faturamento a partir de uma promoção bem direcionada.

Como estamos falando de uma festa democrática, que ocorre de Norte a Sul do Brasil, é difícil apontar uma cidade que não tenha algum evento relacionado ao Carnaval. Serão desfiles, bailes e blocos temáticos reunindo foliões de todas as idades, de crianças a idosos.

Para empreendedores atentos ao dia 28 de fevereiro e a tudo o que antecede a data, a festa pode esperar um pouco mais. Chegou a hora de ampliar os ganhos para começar 2017 no azul, direcionando esforços para produzir e revender peças alusivas ao Carnaval.

Se você souber construir uma boa estratégia, haverá ainda mais motivos para festejar depois.

Venda de roupas de Carnaval é um bom negócio?

Um equívoco comum quando se pensa na venda de roupas de Carnaval é limitar seu escopo às fantasias. Embora essa também possa ser uma ideia de negócio promissor, ela é muito mais direcionada ao aluguel do que à aquisição delas.

Para fugir do lugar comum e ir além da decoração da sua loja, vale apostar em peças coloridas, com motivos carnavalescos e ainda com a cara do verão, de tecido mais leve, adequado para cair na folia.

Nessa data, as pessoas costumam se permitir alguma extravagância, com combinações que, por mais que tenham a cara da alegria, não são usuais em outros períodos do ano.

Tudo isso deve ser considerado no seu planejamento de vendas para o Carnaval, mas não esqueça do principal: a aposta nas roupas temáticas só será um bom negócio se você estudar bem o impacto da ação sobre seu público-alvo.

Já pensou fazer todo um investimento e não ter retorno algum, pois seu perfil de cliente tem pouco ou nenhum interesse em extravasar na data? Para não ter no estoque encalhado um problemão a resolver, concentre-se na estratégia.

Como vender bem no Carnaval

Vamos relacionar agora as principais dicas para você explorar essa data de tanta alegria no país para impulsionar as vendas em seu negócio.

Esteja atento às oportunidades

Sabe quando você liga a televisão e vê os foliões seguindo os trios elétricos, todos vestindo o mesmo abadá? Nunca se perguntou quem é o fornecedor? Não é preciso ir até Salvador. Talvez na sua própria cidade tenha uma reunião de blocos ou eventos privados nos quais as pessoas irão usar camisetas idênticas.

Essa é uma boa oportunidade especialmente para indústrias, mas muitas vezes é no varejo que as pessoas buscam esse tipo de peça. E aí, se você é comerciante, pode atuar como intermediário, contatando seu fornecedor para um pedido especial.

Estabeleça contatos

Ainda na linha das oportunidades, é uma tradição em clubes pelo Brasil realizar bailes de carnaval com cores personalizadas. Assim, surgem as festas em tons vermelho e branco, branco e preto, azul e branco, verde e amarelo e por aí vai.

Uma indústria pode se candidatar a fornecer peças exclusivas para cada um desses eventos. Já um estabelecimento comercial pode entrar na onda e adaptar sua decoração às cores do baile mais famoso. É uma estratégia interessante para que as pessoas escolham na sua loja as roupas com as quais vão ao evento.

E como esse tipo de abordagem acaba servindo para divulgação do baile em si, por que não contatar os organizadores e propor uma parceria? Ser uma loja apoiadora do evento pode não custar nada, apenas a propaganda direta ou indireta.

Seja criativo e segmente

Para uma loja especializada em roupas de bebês é fácil apostar em artigos de Carnaval. Mas será que aqueles que compram de você não gostariam de ver opções de roupinhas para seus pequenos foliões? Se você fizer a lição de casa e estudar bem seu cliente, dá para ser criativo e segmentar a estratégia a esse ponto.

Ao conhecer as preferências do seu público, toda abordagem é válida e pode render bons frutos. Roupas de Carnaval para crianças, adolescentes, mulheres, homens e até para animais (por que não?) podem ser alvo da ação. Só tenha convicção do que está fazendo.

Busque parcerias

Essa dica já apareceu antes, mas vale reforçar. Um dos grandes segredos de uma estratégia de vendas bem-sucedida é contar com parceiros. Pode ser o clube promotor do baile ou uma ação conjunta entre comércio e indústria. Tentar uma aproximação não custa nada e pode dar resultado.

Quanto aos seus fornecedores, uma negociação vantajosa envolvendo valores e condições de pagamento pode ser a chave para oferecer ao consumidor outro atrativo: o preço baixo.

Divulgue

De nada adianta pensar em tudo e promover a melhor ação da cidade no Carnaval se ninguém souber disso. Se a sua empresa não possui nenhuma experiência com marketing, que ao menos utilize as redes sociais para essa divulgação, já que todos estão navegando por elas. Analise também o uso de outras ferramentas digitais, que costumam aliar eficiência a um custo baixo.

Mas não esqueça que a ação deve considerar a melhor forma de abordar seu cliente, o que pode se dar através de panfletos e não na internet.

Prepare a equipe

Como toda ação de vendas, o sucesso depende em grande parte de uma equipe preparada e motivada, que acredita na empresa e na proposta apresentada para o Carnaval. Uma comissão maior pode ajudar a estimular seu time, mas não esqueça de fomentar a confiança com um bom treinamento.

Vista a fantasia da oportunidade

Este artigo trouxe dicas para aproveitar o Carnaval e aumentar as vendas. Estamos a 20 dias da grande festa em 2017 e não há tempo a perder.

Construa a sua estratégia, bole alguma ação para este ano e meça os resultados. Se a ideia agradar, quem sabe não seja um bom negócio repeti-la e fazer da data uma oportunidade permanente para vender bem? 

E você, como tem se preparado para elevar o faturamento com as vendas no Carnaval? Comente!

Leia também