Transações Recorrentes

Como aumentar vendas com receitas recorrentes

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 31/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Todo empreendedor tem o sonho de aumentar suas vendas com receitas recorrentes. Apesar de parecer uma tarefa difícil, saiba que há maneiras práticas de fazer isso;
  • Com a Conta Azul, esse sonho pode ser possível, pois possui ferramentas que permitem que você se organize para fidelizar clientes recorrentes;
  • Nosso ERP te ajuda a colocar a casa em ordem, integrar setores e, ao final, aumentar as vendas;
  • A Conta Azul é a melhor opção para você que busca gerir a recorrência de forma inteligente, automatizada e prática! Experimente essa inovação!.

Experimente grátis a Conta Azul!

Aumentar vendas com receitas recorrentes é uma meta comum a empreendedores que miram esse modelo de negócio. E não sem razão, porque o potencial de lucro é mesmo atrativo.

É nessa base que trabalham empresas de Software as a Service (SaaS) e de serviços de entretenimento, como a Spotify, Amazon Prime e Netflix. O mesmo acontece com toda empresa que lucra com planos, assinaturas e mensalidades, de academias a escolas.

Por outro lado, o que fazer quando não sobra tempo e falta conhecimento para gerenciar o negócio? Se você não sabe por onde começar e não tem uma ferramenta para ajudar, siga a leitura. Neste texto, vamos falar sobre a solução ideal para incrementar o faturamento e manter uma base de clientes fiéis.

Por que um ERP pode ajudar sua empresa a aumentar as vendas e ganhar tempo com receitas recorrentes?

Quem está à frente de um negócio deve estar preparado para vender até no lockdown, aproveitando a onda de crescimento do setor de SaaS que, em 2020, registrou aumento de 31,5%. No entanto, pouco adianta aplicar as melhores técnicas de vendas se, no fim das contas, a empresa não consegue se organizar para fidelizar clientes recorrentes.

Afinal, a mesma facilidade que existe hoje para aderir a um serviço por assinatura vale também na hora de trocá-lo por um concorrente. É nesse cenário imprevisível que um bom ERP ajuda a colocar a casa em ordem, integrar setores e, ao final, aumentar as vendas.

Do atendimento ao contrato, do pedido ao estoque, do faturamento à cobrança, a tecnologia é sua aliada para alcançar processos alinhados e eficazes.

Benefícios da Conta Azul para empresas aumentarem suas vendas e seu faturamento com receita recorrente

Existem diversos tipos de vendas quando se trata de receitas recorrentes: vendas de produtos ou de serviços. Para lidar com cada uma delas, é indispensável contar com ferramentas de controle de pagamentos integradas via ERP.

Afinal, o processo de cobrança não existe apenas para garantir o faturamento. Muitas vezes, ele é decisivo para manter o cliente em sua base, já que leva em conta as suas necessidades.

Para quem não tem tempo a perder e quer ganhar em agilidade e qualidade na gestão de pagamentos recorrentes, a melhor plataforma é a Conta Azul.

Relatórios gerenciais para vendas recorrentes

O ERP Conta Azul tem uma série de relatórios gerenciais que ajudam você a mandar muito bem no controle de pagamentos recorrentes. Entre eles, estão fluxo de caixa diário e mensal, relatório de clientes, de despesas e a análise do faturamento.

Isso sem falar no giro de estoque, fundamental para quem trabalha no varejo físico ou online. Tudo isso sem esquecer do Demonstrativo do Resultado do Exercício, um documento contábil essencial para entender a fundo como vai a saúde financeira do negócio.

Essa série de instrumentos fazem a diferença para organizar a empresa, prepará-la para os desafios do mercado e habilitá-la a vender mais na recorrência.

Gestão de propostas/orçamentos recorrentes

Principalmente para quem atua no B2B, mas também no B2C, vendas dependem de boas propostas e de otimizações contínuas para atender às expectativas dos seus clientes a longo prazo. O cliente vai assinar um serviço ou contratar um plano conforme se sentir atendido em suas necessidades.

Nada melhor do que gerenciar propostas e orçamentos em uma ferramenta moderna para ganhar tempo e qualidade no trabalho. É exatamente o que o espera em uma funcionalidade especial do ERP Conta Azul.

Compra e venda de insumos

Mesmo na economia da recorrência, quem vende produtos e lida com estoque precisa de muito mais agilidade e precisão ao receber e enviar pedidos. Um erro em uma nota fiscal basta para atrasar entregas e, com isso, toda a logística é prejudicada.

Pelo ERP Conta Azul, fazer o controle das compras de insumos é muito mais simples. No sistema, você pode gerir todo o seu fluxo em uma única ferramenta. Assim, controla desde os detalhes da condição de pagamento até a data de vencimento, sempre de acordo com suas necessidades.

Comissões para vendas recorrentes

Manter uma equipe de vendas motivada não é uma tarefa fácil. Por isso, as comissões podem incentivar os colaboradores a manterem seu ritmo de vendas recorrentes e alcançarem suas novas metas. Em contrapartida, quando a empresa consegue extrair de cada profissional o que tem de melhor, os resultados são receitas recorrentes e, acima de tudo, números crescentes de faturamento.

O módulo Equipe de Vendas do Conta Azul ajuda sua empresa a controlar as atividades de cada membro do seu time de vendedores. Ele fornece uma visão clara das vendas por períodos e pode ser controlado por múltiplos usuários, uma função indispensável para empresas com mais de dois sócios.

Previsão de receitas e despesas

O modelo de receitas recorrentes pode se tornar complexo de gerir quando elas passam a entrar com muita frequência – que é justamente o objetivo do negócio. Mas não é apenas o controle de recebimentos que merece a sua atenção – o de contas a pagar, também.

Por isso, vale muito a pena ter uma ferramenta que ajude a prever as receitas e despesas para um dado período e de forma fácil. Assim, você evita multas por atrasos em pagamentos e, de quebra, acompanha e reduz a inadimplência dos clientes.

Experimente grátis o ERP da Conta Azul

Ficou claro por que a Conta Azul é a melhor ferramenta de controle de pagamentos recorrentes? Então, dê o próximo passo para evoluir seu negócio e faça o teste grátis do nosso sistema ERP!

Leia também