O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço

A assessoria contábil pode ir muito além da gestão tributária. Descubra como impulsionar seu negócio com o apoio do contador.

Contar com uma boa assessoria contábil é tão importante quanto confiar no trabalho da sua equipe financeira.

Ambos estão gerindo seu patrimônio e direcionando seu negócio, ainda que as atribuições sejam diferentes.

Se você ainda não possui esse apoio profissional, está na hora de rever seus conceitos sobre as soluções contábeis.

Afinal, a contabilidade evoluiu e a papelada ficou para trás, dando lugar às novas tecnologias, automatização e gestão inteligente.

Muito além do operacional, a assessoria contábil está ocupando seu lugar de destaque na função estratégica.

Se antes a imagem do contador era de um profissional burocrático, hoje temos a figura do contador ágil, proativo e pronto para oferecer insights valiosos para o seu negócio.

Aliás, todo empreendedor deveria se interessar mais pelas suas finanças e em como a contabilidade pode ajudar a controlá-las.

Então, se você está pronto para avançar nessa área, confira a seguir todas as respostas sobre os seguintes tópicos:

  • A definição da assessoria contábil
  • Funções da empresa contábil
  • Principais serviços prestados e diferenciais
  • Como contratar a assessoria contábil ideal.

Contabilidade para pequenas empresas  Preparamos um guia sobre a importância do contador e como encontrar o  profissional ideal para o seu negócio Baixar o guia agora

O que é uma assessoria contábil

A assessoria contábil pode se referir a diferentes serviços prestados por empresas contábeis.

Os mais comuns são aqueles relacionados ao cumprimento das obrigações tributárias e fiscais.

Mas, cada vez mais, a assessoria contábil cumpre um papel de auxílio no controle e na interpretação das movimentações e decisões financeiras de uma organização.

Em resumo, nesse caso, os contadores têm a função de identificar, mensurar e analisar todos os eventos financeiros da empresa, traduzindo os dados em relatórios que apoiam a tomada de decisão da gerência.

Muito além de escriturações e balanços, a assessoria contábil pode amparar o empreendedor com informações valiosas em linguagem clara, oferecendo uma visão panorâmica de resultados e situação financeira da empresa.

A obrigatoriedade do serviço está no Art. 1779 do Código Civil, que determina que “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não”.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, há mais de 67 mil organizações contábeis e quase 350 mil contadores ativos no Brasil.

Para atender a diferentes funções, assessorias contábeis contam com equipes multidisciplinares e se diferenciam pelo conhecimento profundo em gestão, pois atuam como parceiras estratégicas e oferecem serviços especializados às empresas.

Afinal, elas acompanham seus clientes em longo prazo e, muitas vezes, conhecem as finanças do negócio melhor que os próprios gestores.

O que faz a assessoria contábil

A função da assessoria contábil é servir de suporte para a manutenção e expansão das atividades da empresa, servindo como um poderoso mecanismo de controle e planejamento.

Essa missão se desdobra em frentes como a gestão financeira, planejamento tributário e rotinas trabalhistas.

No país mais burocrático do mundo, na conclusão do próprio Banco Mundial, contar com o suporte de profissionais contábeis é uma questão de sobrevivência para as empresas.

De acordo com os dados divulgados pela Fenacon, as organizações gastam quase duas mil horas e R$ 60 bilhões apenas com a burocracia tributária, o que coloca o Brasil no topo de um ranking preocupante.

Temos nada menos que 63 tributos, 97 obrigações acessórias e 3.790 normas somente na planilha de impostos, o que explica o arrepio que os empreendedores sentem diante do termo “contabilidade”.

Como aliada da saúde financeira da empresa, a assessoria contábil cuida de todos os trâmites junto ao fisco de forma transparente, além de oferecer uma representação fiel da situação patrimonial da empresa.

Serviços da assessoria contábil

São vários os serviços prestados pela assessoria contábil, para além da papelada tradicional.

Confira algumas das principais soluções dessas empresas.

Expediente e repartições

Nessa categoria de serviços, estão os processos que exigem trâmites junto às repartições públicas, como aberturas, fusões, cisões e incorporações, além das alterações contratuais.

Para abrir uma empresa, por exemplo, não basta contratar alguém para conduzir a parte burocrática: é preciso ter à disposição profissionais que orientam a escolha do melhor tipo de empresa, código de atividades e regime tributário.

Do mesmo modo, as alterações contratuais também requerem cuidado na mudança dos documentos como contrato social, inscrição estadual e alvará.

Outros serviços do tipo são:

  • Fusão, cisão e incorporação de sociedades
  • Encerramento de empresas e sociedades
  • Parcelamento de impostos municipais, federais e estaduais
  • Certidões de impostos, INSS e FGTS
  • Regularização de empresas e sociedades.

Escrituração contábil

Escrituração não diz respeito apenas ao registro das movimentações e emissão dos livros contábeis, pois antes disso é preciso organizar os documentos que embasam o processo.

Para isso, a assessoria seleciona os dados necessários, realiza a conciliação bancária e confere débitos e créditos após os registros.

Também faz parte desse serviço a emissão de balancetes mensais de conferência.

Felizmente, graças ao Decreto nº 6.022/2007, os livros impressos podem ser substituídos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Por meio do sistema, é possível enviar todo o registro contábil diretamente para os órgãos de fiscalização.

Serviços fiscais e tributários

Os serviços fiscais e tributários abrangem desde o preenchimento das guias de impostos até o planejamento tributário da empresa.

Como vimos, essa é uma das áreas mais burocráticas da contabilidade, e exige grande conhecimento dos contadores para garantir todas as obrigações fiscais e encontrar o melhor regime tributário.

Para pagar menos impostos, por exemplo, existe uma prática contábil chamada elisão fiscal, que permite a adequação da empresa a formatos mais vantajosos sem qualquer ilegalidade.

É por isso que o planejamento tributário é tão importante e pode representar uma economia significativa para a organização.

Departamento pessoal e RH

Na área de recursos humanos e administração de pessoal, a assessoria contábil oferece soluções desde o registro dos colaboradores até o eventual cálculo de quitação.

Um dos principais serviços oferecidos é o processamento da folha de pagamento, que inclui emissão de contracheques, pró-labores de sócios, guias de INSS e FGTS, imposto de renda retido na fonte, etc.

Também estão inclusos serviços como o controle de férias, dissídios coletivos e apuração de encargos.

Para facilitar os trâmites trabalhistas, o governo lançou o eSocial em 2014, um sistema para escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que passou a ser obrigatório em 2018.

Assim, a assessoria contábil pode transmitir as seguintes obrigações acessórias pela internet:

  • Livro de registro do empregado
  • Folha de pagamento
  • GPS – Guia da Previdência Social
  • Comunicação de Dispensa
  • Guia de Recolhimento do FGTS
  • GFIP – Informações à Previdência Social
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
  • PPP – Perfil Profissional Previdenciário
  • MANADA – Manual Normativo de Arquivos Digitais
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
  • QHT – Quadro Horário de Trabalho.

Consultoria em gestão financeira

Seguindo as tendências de uma contabilidade mais estratégica e menos burocrática, cada vez mais assessorias investem em serviços de consultoria financeira para entregar mais valor aos clientes.

Experimente o ContaAzul  Organize e faça a gestão financeira da sua empresa com o ContaAzul Experimente grátis

O serviço consiste no diagnóstico completo da situação financeira da empresa por meio dos dados contábeis, apresentando índices, balanços e análises aprofundadas dos resultados.

A partir dessa avaliação, a assessoria contábil traduz as informações em relatórios de fácil compreensão para auxiliar na tomada de decisão gerencial, além de propor melhorias em processos da empresa.

De acordo com a pesquisa Relação das MPE com os contadores, do Sebrae, 79% dos empresários acreditam que o contador deveria contribuir mais com recomendações para o crescimento do negócio.

É justamente essa parceria estratégica que precisa se tornar regra na relação entre contadores e empresas, para superar de uma vez por todas a imagem da contabilidade como uma papelocracia.  

Consultoria na área de custos

Outro serviço com alta procura no mercado é a consultoria em contabilidade de custos, que auxilia os empreendedores na difícil tarefa da precificação.

Existem vários tipos de custos variáveis e fixos, diretos e indiretos que devem ser levados em conta na hora de calcular o preço de venda.

Além disso, somente um contador experiente conhece cada método de custeio para determinar qual o melhor critério e encontrar o ponto de equilíbrio de cada produto ou serviço.

Logo, a assessoria contábil também é um parceiro importante para alavancar a lucratividade da empresa.

Como contratar uma assessoria contábil

Agora que você já conhece a atuação da assessoria contábil, está na hora de contratar a sua.

Acompanhe o passo a passo para fechar uma parceria de sucesso.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

1. Procure uma assessoria especializada

Com o crescimento do mercado de contabilidade, a tendência é que os profissionais se especializem de acordo com o segmento atendido.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a contabilidade foi uma das áreas que mais contratou em 2018 no Brasil, com quase 17 mil vagas preenchidas (Jornal do Comércio).

Os números refletem em uma variedade cada vez maior de consultorias e assessorias, que começam a se focar em negócios específicos para ter um diferencial competitivo.

Há empresas contábeis voltadas à indústria, terceiro setor, área médica, condomínios, varejo, e-commerce e várias outras categorias.

Logo, você pode escolher uma assessoria contábil que já possui experiência e know-how com empresas do seu segmento.

2.  Analise a reputação da empresa

A tradição é que as assessorias contábeis sejam escolhidas por meio de indicação, já que se trata de uma relação de confiança que envolve trâmites complexos.

Mas, ainda que você não tenha as recomendações à mão, é possível avaliar a reputação de qualquer empresa online.

Procure por depoimentos de clientes, opiniões de pessoas que já utilizaram o serviço e avaliações disponíveis em redes sociais e plataformas.

3.  Escolha uma assessoria 2.0

A contabilidade digital já é uma realidade obrigatória, e sua assessoria precisa acompanhar as tendências de inovação.

Ao escolher a empresa, verifique se os serviços são automatizados e se a gestão é inteligente, com o uso das mais recentes tecnologias.

Fuja dos escritórios desorganizados, com papéis aparentes e rotinas manuais e repetitivas, pois boa parte dos processos já está no ambiente digital.

Em resumo, você deve optar por uma assessoria ágil e dinâmica, familiarizada com softwares de gestão, computação em nuvem, sistemas digitais e comunicação online.

4. Avalie a proposta de serviços

Ao encontrar uma assessoria contábil que se enquadra nos seus critérios, solicite uma proposta de serviços completa para avaliação.

O documento deverá conter uma apresentação convincente da empresa e os serviços descritos em detalhes, além de informações essenciais como prazos, regras, honorários e tecnologias.

Dessa forma, você consegue verificar o custo-benefício dos serviços, compreender o escopo da assessoria e analisar os sistemas de gestão utilizados.

5.  Garanta a parceria estratégica

Antes de assinar o contrato, você precisa ter certeza de que a assessoria contábil está pronta para contribuir de forma estratégica para o seu negócio, principalmente por meio de informações de apoio à decisão.

Logo, não adianta ter uma equipe de contadores que se limitam a cumprir funções operacionais, pois a contabilidade atual é essencialmente consultiva.

Segundo o gerente da consultoria Robert Half, Leonardo Berto, a função do novo contador é transformar números em estratégia.

Em entrevista para a revista Exame, ele reforça a importância de profissionais interdisciplinares que dominem as tecnologias de automatização e análise de dados.

Ao contratar uma assessoria estratégica, você terá relatórios detalhados e acessíveis e será orientado a tomar as decisões mais certeiras para o futuro da empresa.

Se você quer ainda mais facilidades, que tal ter todas as informações contábeis centralizadas em um único sistema 100% online?

É só escolher uma assessoria contábil que utilize a Conta Azul, o software de gestão online oficial dos contadores produtivos e modernos.

A plataforma conecta empresas e contadores em um ambiente intuitivo que integra todas as funções de finanças e contabilidade, permitindo uma visão geral do negócio e geração de relatórios em tempo real.

Assim, você pode aposentar o malote e se conectar diretamente com a assessoria contábil, com total controle e agilidade.

Com a Conta Azul e o apoio contábil certo, o que parecia burocrático se torna a solução definitiva para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Contabilidade para pequenas empresas  Preparamos um guia sobre a importância do contador e como encontrar o  profissional ideal para o seu negócio Baixar o guia agora

 

Gostou das dicas deste artigo? Deixe um comentário.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>