Contabilidade

O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 14/09/2023 | 14 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), toda empresa precisa do suporte de um contador;
  • É através da assessoria contábil que o empreendedor garante o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais, bem como suporte para a gestão do negócio;
  • Com a Conta Azul é possível integrar a sua empresa com a contabilidade e todos os dados são atualizados em tempo real. Teste grátis e confira!

Experimente grátis a Conta Azul!

É indispensável que todo empreendedor saiba o que é assessoria contábil, pois o suporte do contador é essencial para todo negócio. Na grande maioria dos casos, inclusive, a contabilidade é obrigatória.

Muito além do operacional, esse serviço ocupa lugar de destaque na função estratégica. Isso porque o contador oferece diversos relatórios, como os balancetes, que ajudam o empreendedor a monitorar a saúde financeira do negócio.

É por meio da assessoria contábil que você conseguirá identificar se existem tributos que não estão sendo pagos corretamente, ou então se existe algum outro gargalo onde sua empresa está perdendo dinheiro.

Resumidamente, através da assessoria contábil é possível sair do escuro e entender sobre toda gestão financeira do negócio.

Então, se você precisa dessa luz para organizar melhor as finanças da sua empresa, confira a seguir todas as respostas sobre os seguintes tópicos:

Boa leitura!

Assessoria Contabil

O que é uma assessoria contábil?

A assessoria contábil é um serviço de contabilidade, no qual os contadores são responsáveis por acompanhar o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais de uma empresa. O pagamento dos impostos e a elaboração de um planejamento tributário são alguns exemplos da assessoria contábil.

Um dos principais objetivos da contabilidade é fazer com que o empreendedor tenha o controle total das movimentações financeiras e contábeis do negócio para atuar na legalidade.

Mais do que isso, os contadores também oferecem o suporte necessário para uma boa gestão financeira. Eles apontam os melhores caminhos para as tomadas de decisões, como contratar mais pessoas ou abrir outra filial.

Em resumo, o papel dos contadores é de identificar, mensurar e analisar todos os eventos financeiros da empresa, traduzindo os dados em relatórios que auxiliam a gestão.

O dono do negócio então fica munido com informações valiosas em uma linguagem clara, com uma visão panorâmica de resultados e situação financeira da empresa.

A obrigatoriedade de contar com um serviço de contabilidade está presente no Art. 1779 do Código Civil, que determina que “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não”.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, há mais de 83 mil empresas de contabilidade e quase 375 mil contadores ativos no Brasil.

Para atender às diferentes funções, assessorias contábeis contam com equipes multidisciplinares que se diferenciam pelo conhecimento profundo em gestão. Afinal, como falamos, elas atuam como parceiras estratégicas, oferecendo serviços especializados às empresas.

Por acompanharem os seus clientes em longo prazo, muitas vezes, os contadores conhecem as finanças do negócio melhor que os próprios gestores.

O que faz a assessoria contábil?

A principal função da assessoria contábil é servir de suporte para a manutenção e expansão das atividades da empresa. O contador, por sua vez, atua de forma consultiva, sendo um profissional essencial na elaboração do planejamento estratégico do negócio.

Essa missão se desdobra em frentes como a gestão financeira, planejamento tributário e rotinas trabalhistas.

Vivendo em um país cujas burocracias administrativas são enormes, na conclusão do próprio Banco Mundial, contar com o suporte de profissionais contábeis é uma questão de sobrevivência para os negócios.

De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as empresas gastam cerca R$ 207 bilhões apenas com a burocracia tributária. Além disso, são editadas em torno de 54 normas tributárias todos os dias úteis, o que resulta em uma média de uma a cada 2h26.

Temos nada menos que 63 tributos, 97 obrigações acessórias e 3.790 normas somente na planilha de impostos, o que explica por que os empreendedores não conseguem acompanhar tudo sobre contabilidade.

É por isso que a assessoria contábil é tão importante, pois auxilia o empreendedor para que os processos contábeis sejam mais assertivos e otimizados. Esses profissionais conseguem cuidar de todos os trâmites junto ao fisco de forma transparente, além de oferecer uma representação fiel da situação patrimonial da empresa.

Serviços de uma assessoria contábil

São vários os serviços prestados pela assessoria contábil, para além da papelada tradicional. Confira os principais.

Expediente e repartições

Nessa categoria de serviços, estão os processos que exigem trâmites junto às repartições públicas, como aberturas, fusões, cisões e incorporações, além das alterações contratuais.

Para abrir uma empresa, não basta contratar alguém para conduzir a parte burocrática: é preciso ter à disposição profissionais que orientem a escolha do melhor tipo de negócio, código de atividades e regime tributário, por exemplo.

Do mesmo modo, as alterações contratuais também requerem cuidado na mudança dos documentos como contrato social, inscrição estadual e alvará.

Outros serviços do tipo são:

  • Fusão, cisão e incorporação de sociedades;
  • Encerramento de empresas e sociedades;
  • Parcelamento de impostos municipais, federais e estaduais;
  • Certidões de impostos, INSS e FGTS;
  • Regularização de empresas e sociedades.

Escrituração contábil

Escrituração não diz respeito apenas ao registro das movimentações e emissão dos livros contábeis, pois antes disso é preciso organizar os documentos que embasam o processo.

Para isso, a assessoria seleciona os dados necessários, realiza a conciliação bancária e confere débitos e créditos após os registros.

Também faz parte desse serviço a emissão de balancetes mensais de conferência.

Felizmente, graças ao Decreto nº 6.022/2007, os livros impressos podem ser substituídos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Por meio do sistema, é possível enviar todo o registro contábil diretamente para os órgãos de fiscalização.

Serviços fiscais e tributários

Os serviços fiscais e tributários abrangem desde o preenchimento das guias de impostos até o planejamento tributário da empresa.

Como vimos, essa é uma das áreas mais burocráticas da contabilidade, exigindo grande conhecimento técnico dos contadores para garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas. Outra atividade é encontrar o melhor regime tributário.

Para pagar menos impostos, existe uma prática contábil chamada elisão fiscal, que permite a adequação da empresa a formatos mais vantajosos sem qualquer ilegalidade, por exemplo.

É por isso que contar com bons profissionais da contabilidade é tão importante, pois pode representar uma economia significativa para o negócio.

Tarefas do Departamento Pessoal 

Na área de recursos humanos e administração de pessoal, a assessoria contábil oferece soluções desde o registro dos colaboradores até o eventual cálculo de quitação.

Um dos principais serviços oferecidos é o processamento da folha de pagamento, que inclui emissão de contracheques, pró-labores de sócios, guias de INSS e FGTS, imposto de renda retido na fonte, etc.

Também estão inclusos serviços como o controle de férias, dissídios coletivos e apuração de encargos.

Para facilitar os trâmites trabalhistas, o governo lançou em 2014 o eSocial, sistema para escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que passou a ser obrigatório em 2018.

Assim, a assessoria contábil pode transmitir as seguintes obrigações acessórias pela internet:

  • Livro de registro do empregado
  • Folha de pagamento
  • GPS – Guia da Previdência Social
  • Comunicação de Dispensa
  • Guia de Recolhimento do FGTS
  • GFIP – Informações à Previdência Social
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
  • PPP – Perfil Profissional Previdenciário
  • MANADA – Manual Normativo de Arquivos Digitais
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
  • QHT – Quadro Horário de Trabalho.

Consultoria em gestão financeira

Seguindo as tendências de uma contabilidade mais estratégica e menos burocrática, cada vez mais assessorias investem em serviços de consultoria financeira para entregar mais valor aos clientes.

O serviço consiste no diagnóstico completo da situação financeira da empresa por meio dos dados contábeis, apresentando índices, balanços e análises aprofundadas dos resultados.

A partir dessa avaliação, a assessoria contábil traduz as informações em relatórios de fácil compreensão, auxiliando na tomada de decisão gerencial e propondo melhorias em processos da empresa.

De acordo com a pesquisa Relação das MPE com os contadores, do Sebrae, 79% dos empresários acreditam que o contador deveria contribuir mais com recomendações para o crescimento do negócio.

A parceria estratégica entre o contador e empreendedor precisa se tornar regra nessa relação, para superar de uma vez por todas a imagem da contabilidade como uma “papelocracia”.

Consultoria na área de custos

Outro serviço com alta procura no mercado é a consultoria em contabilidade de custos, que auxilia os empreendedores na difícil tarefa da precificação.

Afinal, existem vários tipos de custos variáveis e fixos, diretos e indiretos que devem ser levados em conta na hora de calcular o preço de venda.

Além disso, o contador conhece cada método de custeio para determinar qual o melhor critério e encontrar o ponto de equilíbrio de cada produto ou serviço.

Logo, a assessoria contábil também é um parceiro importante para alavancar a lucratividade da empresa.

Como contratar uma assessoria contábil

Agora que você já conhece a atuação da assessoria contábil, está na hora de contratar a sua.Acompanhe o passo a passo para fechar uma parceria de sucesso.

1. Procure uma assessoria especializada

Com o crescimento do mercado de contabilidade, a tendência é que os profissionais se especializem de acordo com o segmento atendido.

Segundo a recrutadora Robert Half, a área de contabilidade se mantém aquecida graças à transformação digital desse setor.

Isso também resulta em uma variedade cada vez maior de consultorias e assessorias, que começam a se focar em negócios específicos para ter um diferencial competitivo.

Há empresas contábeis voltadas à indústria, terceiro setor, área médica, condomínios, varejo, e-commerce e várias outras categorias.

Logo, você pode escolher uma assessoria contábil que já possui experiência e know-how com empresas do seu segmento.

2.  Analise a reputação da empresa

A tradição é que as assessorias contábeis sejam escolhidas por meio de indicação, já que se trata de uma relação de confiança que envolve trâmites complexos.

Mas, ainda que você não tenha as recomendações à mão, é possível avaliar a reputação de qualquer empresa atualmente, de forma online.

Procure por depoimentos de clientes, opiniões de pessoas que já utilizaram o serviço e avaliações disponíveis em redes sociais e demais plataformas.

3.  Escolha uma assessoria 2.0

A contabilidade digital já é uma realidade obrigatória, e sua assessoria precisa acompanhar as tendências de inovação.

Ao escolher a empresa, verifique se os serviços são automatizados e se a gestão é inteligente, com o uso das mais recentes tecnologias.

Fuja dos escritórios desorganizados, com papéis aparentes e rotinas manuais e repetitivas, pois boa parte dos processos já estão no ambiente digital.

Em resumo, você deve optar por uma assessoria ágil e dinâmica, familiarizada com plataformas de gestão, computação em nuvem e comunicação online.

4. Avalie a proposta de serviços

Ao encontrar uma assessoria contábil que se enquadra nos seus critérios, solicite uma proposta de serviços completa para avaliação.

O documento deverá conter uma apresentação convincente da empresa e os serviços descritos em detalhes, além de informações essenciais como prazos, regras, honorários e tecnologias.

Dessa forma, você consegue verificar o custo-benefício dos serviços, compreender o escopo da assessoria e analisar os sistemas de gestão utilizados.

5.  Garanta a parceria estratégica

Antes de assinar o contrato, você precisa ter certeza de que a assessoria contábil está pronta para contribuir de forma estratégica para o seu negócio.

Logo, não adianta ter uma equipe de contadores que se limitam a cumprir funções operacionais, pois a contabilidade atual é essencialmente consultiva.

Segundo o gerente da consultoria Robert Half, Leonardo Berto, a função do novo contador é transformar números em estratégia. Em entrevista à revista Exame, ele reforça a importância de profissionais interdisciplinares que dominem as tecnologias de automatização e análise de dados.

Ao contratar uma assessoria estratégica, verifique se você terá relatórios detalhados e será orientado a tomar as decisões mais certeiras para o futuro da empresa.

Se você quer ainda mais facilidades, que tal contar com um contador produtivo e que trabalhe de forma moderna, centralizando todas as informações contábeis em uma plataforma 100% online?

É só escolher uma assessoria contábil que utilize a Conta Azul: clique aqui para fazer a sua busca!

Assim, você pode aposentar o malote e se conectar diretamente com a contabilidade com total agilidade, o que é essencial para o controle financeiro e crescimento do seu negócio.

Diferenças entre a assessoria e a consultoria contábil

Agora que você já entendeu o que é assessoria contábil e qual a importância da contabilidade para as empresas, é fundamental entender o que a difere de uma consultoria contábil.

Primeiramente, é importante frisar que a assessoria se resume à prestação de serviços contábeis, como foi visto até então. Aqui, o contador precisa analisar os dados financeiros e propor sugestões de melhorias para a empresa como um todo.

Já a consultoria se trata de um serviço de contabilidade específico para determinado gargalo contábil. Nesse caso, o empreendedor já conta com o suporte de uma assessoria (que é obrigatório, como falamos), mas tem a necessidade de solucionar determinado desafio.

Assessoria Contabil

Contabilidade integrada ao financeiro é com a Conta Azul!

A Conta Azul Pro é a solução completa para sua gestão financeira e contábil, pois ela integra você e seu contador.

Trata-se de um ERP online, completo e fácil de usar, que permite a visualização de todos os dados que você precisa para tomar as melhores decisões.

As principais vantagens da Conta Azu Pro são:

  • Controle de todas as movimentações financeiras em tempo real;
  • Conciliação automática das vendas;
  • Emissão descomplicada de notas fiscais;
  • Geração de relatórios para acompanhar os ganhos e gastos;
  • Integração com o contador, que terá acesso em tempo real a todas as movimentações financeiras da empresa;
  • E muito mais!

O melhor disso tudo é que qualquer empresa pode usar a Conta Azul Pro, independente do porte ou segmento. Outra vantagem é  o App Conta Azul de Bolso, para acompanhar o fluxo de caixa, o estoque e as vendas em tempo real pelo celular..

Que tal integrar agora mesmo sua empresa à contabilidade e facilitar seus processos? Teste grátis a Conta Azul e veja como é fácil fazer um controle financeiro eficiente! 

Leia mais

Leia também