Aprenda como montar um pet shop de sucesso

 

Aprenda como montar um pet shop de sucessoSe você tem paixão por animais e quer ser dono do próprio negócio, investir na abertura de um pet shop pode ser o seu ramo ideal. Esse segmento vem ganhando bastante destaque nos últimos anos e deixou de ser apenas um simples estabelecimento de banho e tosa.

Hoje, esses locais oferecem uma enorme variedade de serviços, que vão desde a venda de ração até o atendimento veterinário, sendo considerados, muitas vezes, verdadeiras magazines para os filhotes e seus donos. Então, que tal entender como montar um pet shop e unir o útil ao agradável?

Neste artigo, vamos mostrar as principais atividades que você precisa desenvolver para abrir um pet shop da forma correta. Abordaremos a criação de um plano de negócio, destacando dois de seus principais pontos, a definição do público-alvo e o desenvolvimento do planejamento financeiro, e, além disso, mostraremos ferramentas para auxiliar na gestão do pet shop e produtos que podem enriquecer seus serviços.

Criação de um plano de negócio

Como montar um pet shop corretamente? O primeiro passo para isso é a elaboração de um plano de negócio. Esta ferramenta tem o objetivo de fornecer elementos para serem seguidos durante o curso da sua empresa, desde a abertura até o momento em que ela esteja estável.

Um bom plano de negócio deve apresentar a missão da empresa, o local onde será montado o pet shop e suas características, o orçamento inicial (investimento) e o capital de giro, os equipamentos que devem ser adquiridos para iniciar o negócio e aqueles que precisarão ser comprados nos próximos meses, a possibilidade de contratação de funcionários, entre outros detalhes. Enfim, é um documento que irá sustentar toda a administração da empresa, como se fosse realmente a coluna vertebral dela.

Por isso, é necessário que este plano seja bem estruturado, fazendo com que o dono do negócio se sinta menos perdido e possa andar com as próprias pernas. Além disso, contar com um documento assim dá a oportunidade de prever as dificuldades e imaginar as formas de diminuir seus impactos.

Quer saber como elaborar um plano de negócio para o seu futuro pet shop? Então clique aqui e confira um passo a passo com todos os detalhes sobre este documento!

Definição do público-alvo

Um dono de negócio menos atento pode até pensar que o público-alvo de um pet shop é apenas um: todo mundo que tem um animal de estimação. Em um sentido mais amplo, isso até pode ser verdade, porém, bem sabemos que existem diversos tipos de pessoas, com várias espécies e raças de animais diferentes, certo?

Para saber quem você quer atrair para o seu negócio, uma das melhores práticas é começar respondendo a algumas perguntas bem básicas sobre os animais, como: Quais espécies você quer atender? Qual o porte dos animais? Que serviços pretende oferecer? O objetivo é vender mais produtos ou oferecer mais serviços? E daí por diante.

É importante lembrar, ainda, que pessoas que frequentam pet shops são apaixonadas pelas seus animais e, normalmente, fazem de tudo por eles. E, justamente por gostarem de um bom atendimento para seus “filhos peludos”, também exigem um bom tratamento para elas. Então, não esqueça de buscar informações sobre os donos dos animais, como faixa etária, preferências e gostos pessoais.

Com o público-alvo definido, você pode passar para o planejamento financeiro de seu pet shop. Só lembrando que esses dois tópicos são partes importantes do plano de negócio e auxiliam na definição de outras questões, como o local do estabelecimento, que sofre influência direta das espécies que você pretende atender, e os equipamentos que serão comprados, que dependem do tipo de serviço que você vai oferecer.

Desenvolvimento do planejamento financeiro

Bom, como falamos, sabendo quem você quer atender e como fazer isso, é a hora de desenvolver o planejamento financeiro de seu pet shop. Sem saber quanto dinheiro você tem e onde ele será será aplicado é praticamente impossível ter sucesso na administração de um negócio. Por isso, o primeiro passo do planejamento é colocar no papel tudo o que você já tem de investimento, próprio ou de terceiros, e analisar como ele será usado.

Dessa forma, você será capaz de saber a atual situação econômica da empresa e estabelecer metas para o futuro. Pode parecer estranho, mas, mesmo ante de abrir, uma empresa já tem sua movimentação financeira, por isso, o planejamento das finanças deve começar assim que os primeiros gastos e investimentos estiverem em suas mãos.

Neste plano, também devem estar listadas as principais dificuldades financeiras que podem vir a ser enfrentadas pelo seu negócio, como uma alta nos preços dos fornecedores ou uma queda na procura por serviços de banho e tosa. Para isso, é indicado dar preferência a um cenário futuro mais conservador, para não sofrer com surpresas desagradáveis.

Para dar aquela mãozinha neste processo, separamos para você um material especial: uma planilha para você ter o planejamento financeiro da sua empresa organizado. É só clicar abaixo e fazer o download gratuito:

Planilha Planejamento Financeiro Empresarial  Preparamos a planilha para você ter o planejamento da sua empresa organizado Baixar a planilha agora

Como montar um pet shop não é algo tão simples assim, pode ser que neste início da jornada você precise contar com a ajuda de profissionais especializados para obter um conhecimento mais aprofundado do seu negócio, como um contador. Eles podem fornecer informações para direcionar a construção e a implantação do seu planejamento financeiro.

Ferramentas para auxiliar a gestão

Entendida a importância do plano de negócio e todos os seus detalhes, queremos dizer que você não está sozinho neste trabalho de como montar um pet shop. Existem  no mercado algumas ferramentas que podem ser muito úteis para auxiliar no desenvolvimento e na gestão do seu negócio. Entre elas, podemos citar boas soluções para gerir a frente de caixa, controlar o estoque e administrar os clientes.

Ter o controle de tudo o que acontece na frente de caixa PDV é ter a garantia de que o cliente saiu do seu pet shop satisfeito, pois é ali que todo o processo de venda se finaliza. Por isso que poder contar com um sistema que atenda às suas necessidades é essencial, seja na integração das vendas com o faturamento, seja na cobrança ou na emissão da nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e).

Para o controle de estoque é importante que a solução também trabalhe de forma integrada, alinhando o que está sendo registrado nas vendas com os produtos que estão armazenados, assim, é possível saber, de forma prática e rápida, exatamente o que ainda está disponível e aquilo que precisa ser reposto.

Em relação aos clientes, a solução mais indicada é a de CRM (Customer Relationship Management). Com ela, você consegue administrar a carteira de clientes de uma forma consistente, pois reúne em um só lugar todas as informações referentes a cada um deles, com todos os detalhes que achar necessário.

Com a plataforma ContaAzul, por exemplo, você consegue administrar a sua frente de caixa PDV e o estoque de forma online e ainda tem a facilidade de fazer a integração com o CRM da Pipedrive, uma das principais soluções de gestão de clientes do mercado. No entanto, o mais importante é que o dono do negócio esteja comprometido em alcançar o sucesso. Caso contrário, nenhuma tecnologia vai poder auxiliar na gestão do seu negócio.

Mas calma que ainda não acabamos as nossas dicas de como montar um pet shop. Ainda precisamos falar de alguns diferenciais que podem ajudar a alavancar o seu negócio.

Como montar um pet shop com produtos para enriquecer seus serviços

Para montar um pet shop é preciso uma estrutura mínima, como espaço preparado para banho e tosa, consultório para serviço clínico, instalações para receber os animais antes e depois dos atendimentos e um ambiente para a loja de ração. Porém, cada um deles pode receber um toque especial para chamar a atenção dos pets e de seus donos.

No espaço do banho e tosa pode haver um local dedicado para o relaxamento dos animais, com um ofurô ou abrigos fechados em que o animal fique sozinho, por exemplo. No consultório, além dos equipamentos necessários, que tal oferecer uma distração, como brinquedos para os cães ou uma árvore para os gatos? Sempre é importante pensar em como se diferenciar das outros pets shop que você já conhece.

No que diz respeito aos equipamentos que você usa e produtos que vai vender, também é fundamental ir atrás de novidades. Lembre-se que muitos animais de estimação são tratados tão bem quanto seus donos 3 em muitos casos são mais mimados que crianças —, por isso, investir em ofertas diferenciadas, como rações com ingredientes light e os últimos lançamentos em brinquedos, por exemplo, pode ser o detalhe que fará os clientes entrarem no seu pet shop.

Mas, claro, não esqueça nunca de oferecer o básico, como as rações tradicionais, os remédios mais indicados pelos veterinários, as caixas de transporte, as caminhas mais simples e aquela atenção especial a todos os clientes. Afinal, quem não ama levar seu bichinho em um lugar onde ele será bem tratado e ainda encontrar tudo o que precisa para fazê-lo feliz?

Esperamos que o nosso artigo ajude você a tirar o seu sonho do papel. Se você já teve alguma experiência como dono de negócio ou quer esclarecer alguma dúvida sobre isso, compartilhe com a gente ali nos comentários!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>