Inovação e Tecnologia

Como um aplicativo de vendas ajuda a aumentar o faturamento

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Um aplicativo de vendas oferece a praticidade e a comodidade que o cliente precisa para visualizar os seus produtos e serviços pelo celular, sem sair de casa;

  • Para ter sucesso com esse formato, é essencial entender como essa ferramenta funciona e suas vantagens e desvantagens;

  • Somente com essas informações é possível fazer uma escolha assertiva, que atenda às necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Os aplicativos de vendas, assim como páginas em redes sociais e sites na internet, surgiram como um diferencial para aumentar o faturamento. Mas, com o tempo, viraram o básico para alcançar clientes e fazer a empresa crescer.

Porém, para escolher o melhor aplicativo de vendas, ou seja, aquele que vai atender às necessidades do seu público, é preciso saber como a ferramenta funciona. Além disso, é importante conhecer os que são essenciais para todo negócio, como o WhatsApp Business. 

No texto abaixo, explicaremos como funcionam e de que maneira tornam a rotina do empreendedor mais fácil. Também indicaremos alguns aplicativos de vendas online que podem ajudar a sua empresa.

Desejamos uma excelente leitura!

Confira os tópicos:

Aplicativo de vendas

Como funciona um aplicativo de vendas?

Um aplicativo de vendas consiste em uma ferramenta criada especialmente para que o empreendedor possa ter mais controle e mobilidade em sua rotina comercial. Vale a pena mencionar que o termo aplicativo se refere a “aplicações” de modo geral, como sistemas e até mesmo plataformas, sem restrição apenas ao apps para celular. 

Os recursos em si podem variar dependendo do aplicativo em questão, mas o objetivo é o mesmo: facilitar as vendas. O que é muito importante para negócios que envolvem comércio de produtos, já que o digital oferece maior flexibilidade. 

É nesse momento que um aplicativo de vendas aparece. São plataformas pré-montadas, que oferecem personalização em diferentes níveis e atingem clientes de qualquer distância. E acabam servindo também como plataformas de marketing.

Baixe grátis: Planilha gratuita para controle das vendas!

Aplicativos de vendas online aumentam o faturamento

Segundo uma pesquisa divulgada no portal Ecommerce Brasil, 64% das pessoas preferem o comércio online. Isso significa que 64 a cada 100 dos seus potenciais clientes escolhem comprar pela internet  – e, se você não estiver lá, eles comprarão do concorrente.

Caso você queira aumentar seu faturamento, deve acompanhar o comportamento do consumidor. Isso porque não adianta colocar um grande outdoor ou panfletar sem ter presença nesses apps. Quando uma pessoa quer pedir uma pizza, primeiro ela faz uma busca no iFood ou similares – a última coisa que faz é procurar um anúncio pela rua, por exemplo. 

Considerando essa realidade, dizemos mais: os aplicativos de venda não são apenas para expandir. A cada dia que passa, deixam de ser uma vantagem sobre o concorrente e viram uma exigência mínima do mercado.

Dessa forma, essas plataformas de vendas online não são apenas um catálogo comercial. Na verdade, elas também se tornaram uma ferramenta de marketing. Estar em um app de vendas não é só para vender, mas também para ser conhecido pelo público.

Vantagens dos aplicativos de vendas

Apps de vendas trazem diversos benefícios para o seu negócio. Se agilidade é um dos pontos chave, então fomos práticos e elencamos as 5 melhores vantagens desse tipo de ferramenta. Confira!

1. Controle fácil de processos

Em termos práticos, a mais significativa vantagem do aplicativo para vendas é esta: a facilidade. Você poderá acompanhar e controlar todos os processos pelo celular, desde o momento em que a venda é gerada até o status de pagamento.

Também poderá administrar os seus itens de estoque, já que alguns podem ser conectados com um sistema ERP e dão baixa automática a partir de cada venda. Isso sem contar com a visão geral de todos os valores. 

2. Vender online sem ter um site 

Um aplicativo de vendas disponibiliza toda a tecnologia necessária para que você faça uma venda online

Dessa forma, você não precisa ter um site nem se preocupar com a manutenção dele, o que acaba sendo responsabilidade da plataforma que você escolher.

3. Mais visibilidade

Esse tipo de plataforma atrai um público grande e diversificado, já que nela geralmente são vendidos vários tipos de produtos. O que significa que muitas pessoas terão acesso as suas mercadorias, mesmo que elas não conheçam a sua loja. 

Isso acontece porque o consumidor geralmente entra em um aplicativo e faz a busca pelo produto em que está interessado e não por uma loja específica. Esse comportamento faz com que os apps de vendas sejam uma grande porta de entrada para novos clientes e aumente o seu alcance, além de deixar o processo de captação mais rápido e curto.

4. Variedade de formas de pagamento

Além da estrutura tecnológica, os aplicativos de vendas também oferecem sistemas que proporcionam aos consumidores acesso a diversas formas de pagamento. 

Portanto, se você não possui uma maquininha de cartão, não perderá a venda para um cliente que deseja fazer a compra com cartão de crédito, por exemplo. 

5. Praticidade que converte em mais vendas

Em um mundo ágil e veloz, processos mal resolvidos podem significar uma venda perdida. O consumidor hoje busca facilidade. Decisões simplificadas, rápidas, livres de qualquer estresse. 

Nesse ponto, contar com uma ferramenta que permite a você concretizar uma venda apenas com o celular torna-se uma poderosa arma de conversão.

Ao oferecer a possibilidade de uma venda descomplicada, você agrada o consumidor. Diante da competitividade cada vez mais acirrada, esse pode é um diferencial para vender mais.

Desvantagens dos aplicativos de vendas

Já que falamos sobre as vantagens, é importante também ressaltar que há pontos de atenção que você deve saber antes de começar a vender nesse tipo de canal. Entre eles, estão:

  • Não é possível inserir elementos da identidade visual do seu negócio;

  • Pesquise as taxas dos serviços e comissões cobradas pela plataforma, para não acabar tendo prejuízo;

  • Se esse for seu único canal de venda online, caso o app passe por alguma instabilidade ou encerre as atividades, você será diretamente afetado;

  • Como várias lojas vendem no mesmo lugar, há uma concorrência muito grande e você terá que encontrar formas de se diferenciar.

Aplicativo de vendas

Conheça 5 aplicativos de vendas para usar nos seus negócios

Há diversos aplicativos de vendas disponíveis no mercado. No entanto, há 5 que estão entre os mais populares e que apresentaremos abaixo. Acompanhe.

Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina. Trata-se de um app de vendas onde você pode colocar quase qualquer tipo de produto. A ferramenta é voltada para quem quer criar uma loja online e aceitar diversas formas de pagamento.

Shopee

Shopee é uma plataforma de vendas de origem asiática altamente popular, na qual você pode vender até sem ter CNPJ. Sua taxa de comissão é uma das mais baixas no mercado e é possível oferecer os mais diversos tipos de produtos. 

Ifood

O Ifood é uma das plataformas mais lembradas quando o assunto é delivery de comida. Nesse app de vendas, é possível encontrar várias opções de restaurantes, mercados, farmácias e até pet shops. 

Outra vantagem do Ifood é oferecer a opção de entregador para o restaurante, onde você paga uma taxa para usufruir do serviço, caso não tenha funcionário contratado para fazer as entregas. 

OLX

A OLX é um app de vendas similar ao Mercado Livre. Você pode vender qualquer coisa na plataforma. No entanto, há peculiaridades sobre o perfil de vendedores e clientes. Normalmente, se oferecem produtos usados, como móveis e imóveis. 

É importante saber que a OLX não oferece entrega dos produtos. O comprador e o vendedor precisam negociar diretamente para acertar os detalhes. É totalmente grátis e serve como um app de classificados online.

Leia também: Descubra como fazer cobrança: boas práticas, canais, dicas, exemplos e mais

WhatsApp Business

O WhatsApp Business, diferente do que muitas pessoas pensam, é muito mais do que uma separação entre contato pessoal e comercial. Essa versão do aplicativo oferece recursos únicos, tanto no celular quanto no computador, que facilitam a sua venda.

É possível criar listas de transmissão direcionadas, acompanhar os números de quem viu ou não a sua mensagem e muito mais. 

Então, gostou de aprender um pouco mais sobre aplicativos de vendas? Sem dúvidas, fica claro que a tecnologia é um aliado para a automatização e praticidade do dia a dia. 

Entre as ferramentas que você pode utilizar para facilitar a sua gestão de vendas, está o sistema de vendas para loja. Acesse nosso conteúdo para entender mais sobre essa plataforma, que facilita as operações de frente de caixa e o controle financeiro e do estoque.

Leia mais

Leia também