Controle Financeiro

Antecipação de recebíveis: o que é e como fazer?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 28/03/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A antecipação de recebíveis é uma alternativa para empresas que estão precisando de capital de giro;
  • A antecipação tem taxas de juros menores e também menos riscos do que o empréstimo;
  • Esse recurso ajuda a dar fôlego para o fluxo de caixa da empresa e a evitar a inadimplência.

Experimente grátis a Conta Azul!

Se o seu negócio está precisando de capital de giro, a antecipação de recebíveis é uma alternativa para pagar contas de curto prazo. Mas, como todo recurso financeiro, é necessário ter planejamento e gestão para não prejudicar a empresa. Afinal, a operação está diretamente ligada ao fluxo de caixa.

Por isso, antes de recorrer a ela, você deve estar munido de informações financeiras do negócio e das condições impostas pela instituição financeira, para não acabar no vermelho.

Se você tem dúvidas a respeito do assunto, siga com a leitura. Neste artigo, você vai saber o que é antecipação de recebíveis, quando recorrer a ela e como utilizá-la de forma sustentável, sem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Um homem em seu escritório, com um computador na mesa, na mesma mesa uma calculadora onde ele está mexendo e em sua outra mão uma prancheta

O que é antecipação de recebíveis e como funciona?

De uma forma simplificada, a antecipação de recebíveis consiste em um recurso que permite à empresa adiantar o recebimento de valores.

Isso significa receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes mesmo de a cobrança ser feita ao cliente. Os valores  dessas operações de compra e venda são, então, embolsados pela empresa de uma só vez.

Essa é uma alternativa de curto prazo, pois, com o dinheiro em caixa, a empresa pode cobrir despesas mais urgentes do negócio, evitando a contração de dívidas que poderiam tornar-se uma bola de neve.

Vamos supor que você tenha uma pequena fábrica de bolsas e tenha feito uma grande venda. O comprador solicitou o pagamento em oito parcelas, com o primeiro desembolso apenas em 45 dias.

Nesse caso, dependendo de sua situação financeira, esse parcelamento pode resultar em menos recursos no curto prazo e em capital de giro insuficiente para pagar as despesas da empresa.

Assim, é possível recorrer à antecipação de recebíveis para obter, de uma vez só, os valores a serem pagos pelo cliente. Esse dinheiro pode, então, ser utilizado para equacionar as contas e compromissos.

Qual a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

É preciso compreender a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo. Isso é fundamental para que você escolha a opção mais adequada ao seu negócio.

Em toda oferta de crédito, a instituição financeira faz uma avaliação do risco de o contratante não pagar sua dívida.

No empréstimo, o gestor recorre à instituição financeira para embolsar um dinheiro que não é dele. Como o próprio nome diz, ele pega emprestado um valor que, depois, deve ser devolvido com juros. A dívida pode ser paga em uma única vez ou de forma parcelada.

Nesse caso, a instituição financeira avalia a nota de crédito do solicitante e determina se concederá o empréstimo e com qual taxa de juros o fará.

A desvantagem é que, no fim das contas, a empresa paga um valor muito mais alto do que embolsou, devido aos juros, que são proporcionais ao período estipulado para a quitação dos valores e relativos ao grau de confiabilidade da empresa contratante.

Já na antecipação de recebíveis, a empresa embolsa um valor que será dela em breve. Portanto, o risco de inadimplência é muito reduzido.

Então, para a instituição financeira, a avaliação é de que o cliente terá condições de pagar pelos valores tomados. Para o contratante, o resultado são juros e taxas inferiores.

Mas qual dessas modalidades, afinal, é a melhor opção? Na prática, aquela que tiver o menor custo para a empresa.

De modo geral, a antecipação de recebíveis dá mais segurança às duas partes. Por um lado, o empreendedor mostra que tem condições de quitar a dívida. Por outro, a instituição financeira tem condições de cobrar menos pelo risco.

Trata-se, portanto, de um recurso rápido, que pode ser utilizado em casos de emergência. Sempre que possível, opte pela antecipação de recebíveis, porque ela sai por um preço mais baixo.

Já o empréstimo é mais arriscado por envolver taxas de juros mais altas. Os riscos de o empreendedor comprometer seu fluxo de caixa são maiores, pois não há necessariamente entradas de recursos programadas para a quitação.

Dessa forma, sem uma boa gestão, o empréstimo pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça — assim, o ideal é que ele seja evitado sempre que possível.

Ele é uma opção para quem não tem valores a receber, mas precisa pagar alguma conta da empresa. Também pode ser uma alternativa para quitar dívidas com juros ainda maiores.

De qualquer forma, você deve ter em mente que controlar o fluxo de caixa e fazer um planejamento de contas é primordial para garantir a saúde financeira do negócio. Com esse gerenciamento, recorre-se ao empréstimo ou à antecipação com mais segurança e consciência.

Quais são os benefícios da antecipação de recebíveis para as empresas?

Uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis é que a empresa embolsa um dinheiro que, de qualquer forma, seria destinado a ela — pagando juros menores do que na contratação de um empréstimo.

Custos menores de tomada de crédito significam maior tranquilidade para as finanças da empresa e para o empreendedor.

Além disso, por oferecer maior segurança à instituição financeira, essa antecipação costuma ser mais fácil de contratar do que um empréstimo para o capital de giro, o que ajuda sobretudo as micro e pequenas empresas.

Quando recorrer à antecipação de recebíveis?

Basicamente, o gestor deve recorrer à antecipação de recebíveis quando não tem capital de giro suficiente para manter as obrigações diárias do negócio. Nesse caso, o recurso cobre as despesas mais urgentes para que a empresa não interrompa a produção nem deixe de pagar fornecedores e funcionários.

Muitas vezes, pequenas empresas fecham negócios com clientes grandes, que pedem prazos maiores para pagamento. É possível, em situações assim, que o vendedor veja uma oportunidade de lucros, mas não tenha uma situação financeira tão tranquila e vislumbre dificuldades por não receber imediatamente pelos seus produtos.

Nesse caso, a melhor estratégia é traçar um plano adequado, que permita entender quanto dinheiro a empresa precisa para manter tudo em ordem até o recebimento. Assim, o empreendedor tem a certeza de que precisa (ou não) tomar crédito.

É preciso salientar que esse tipo de situação deve ser eventual. Recorrer à antecipação de crédito com frequência é um sinal de que você não está fazendo o planejamento financeiro e a gestão do fluxo de caixa de maneira eficiente. E nenhum negócio sobrevive por muito tempo sem essas duas ações.

Se todo mês você se sente impelido a tomar crédito, algo está errado. Não conte com esse dinheiro como se ele fizesse parte do caixa todos os meses, para evitar ter que contratar o recurso com frequência.

Em outras palavras, a antecipação não deve fazer parte do seu planejamento mensal, e sim ser considerada um suporte eventual para a sustentação de suas atividades.

Também não se esqueça que separar as contas da empresa das contas pessoais é primordial. Muitos gestores cometem esse erro, prejudicando as finanças do negócio. Portanto, nunca conte com o dinheiro da antecipação para pagar dívidas individuais que não dizem respeito à empresa.

Como a antecipação de recebíveis pode melhorar o fluxo de caixa?

Ao antecipar recebíveis, é possível manter o fluxo de caixa no positivo, evitando a inadimplência.

O negócio acaba perdendo uma pequena parte do que receberia em breve, por conta das taxas cobradas na operação, mas assim garante que não entrará no vermelho, e mantém as contas em dia.

Além disso, a antecipação de recebíveis é mais fácil de ser aprovada do que um pedido de empréstimo, e possui taxas menores, o que a torna mais atrativa.

O dinheiro também costuma ser disponibilizado muito mais rápido.

Quais são as possíveis desvantagens da antecipação de recebíveis?

Como é mais fácil de conseguir, a antecipação de recebíveis pode acabar se tornando frequente na empresa.

No entanto, é preciso acionar esse recurso apenas quando for realmente necessário, evitando entrar em uma bola de neve de pagamentos e cobranças de taxas.

Afinal, ainda que sejam mais baixas do que as dos empréstimos, elas ainda existem e serão cobradas a cada operação.

Além disso, caso um cliente não cumpra com suas obrigações e deixe de pagar por um produto ou serviço comprado parcelado, a responsabilidade de arcar com o valor antecipado pela instituição financeira recai sobre a empresa.

Como funciona a antecipação de recebíveis na Conta Azul?

Você sabia que, além de ajudar os empreendedores com organização financeira, a Conta Azul também oferece a antecipação de recebíveis?

Com a Conta Azul Pro, você recebe o valor em menos de um minuto, com um serviço que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, até mesmo em feriados, e tem a primeira antecipação gratuita!

Além disso, a Conta Azul oferece taxas mais atrativas (a partir de 1,9%) e descontos progressivos sem custo do boleto e, depois do seu primeiro pedido de antecipação, cada nova nota fiscal emitida é enviada para validação e aprovação automaticamente.

Acesso nosso material que explica como funciona a antecipação de recebíveis na Conta Azul e conheça todas as vantagens!

Leia também