Experiência do Cliente

Análise de mercado: cinco dicas para entregar o que o seu cliente quer

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

blog_2

Sabemos que existem diversos profissionais com experiência de mercado, que atuaram em grandes empresas e contam com vasta experiência na bagagem. Ao mesmo tempo, também há aqueles profissionais mais jovens, recém-formados por universidades e, portanto, com conhecimento teórico dentro da sua área de atuação. Embora sejam perfis diferentes, eles têm algo em comum: precisam ter calma e planejamento na hora de investir no próprio negócio, caso contrário, podem não alcançar o sucesso desejado.

Na hora de abrir ou até mesmo ampliar um negócio, é necessário ter em mente que todo mundo sempre tem algo a aprender e a ensinar, que há informação e conhecimento a serem adquiridos por mais que os profissionais tenham anos de experiência e uma uma formação universitária. O que estamos querendo dizer com isso? Que uma boa análise de mercado é fundamental para chegar o mais próximo possível do desejo do cliente. Até podem existir casos de empreendedores que deram certo por conta própria, sem recorrer à ajuda, mas isso não deve ser encarado como regra. Afinal, você está disposto a correr o risco de tomar um prejuízo?

Mas afinal, o que o seu cliente quer?

Para ajudar você nessa tarefa de realizar uma análise de mercado que fará a diferença no seu negócio, compartilhamos cinco dicas que servem como base para esse processo. É claro que, a partir delas, é possível chegar a outras. Inclusive, você pode nos contar nos comentários alguma experiência. Bom, mas vamos às dicas. 

1 – A importância do benchmarking

Sabe aquela máxima de que “ninguém consegue viver sozinho”? Então, ela também se aplica ao mercado ou ao ambiente empresarial. Por meio de redes sociais de negócios, amizades, cursos, workshops, palestras ou qualquer outro meio, os profissionais estão em constante contato, trocando informações e experiências. E é a partir desse relacionamento que uma importante ferramenta ganha força: o benchmarking.

Essa prática nada mais é do que fazer uma comparação da sua empresa e do produto ou serviço que ela oferece com as boas práticas já existentes no mercado, a fim de promover melhorias no seu negócio. Ver o que outras empresas estão fazendo, estudar, compreender as vantagens e desvantagens é essencial em um mercado competitivo, já que se manter atualizado é vital para qualquer organização. E não estamos falando em copiar, mas em avaliar e tentar aplicar algo que se encaixe na realidade do seu negócio.

2 – Pergunte-se sempre se realmente está certo

Quando terminamos um projeto, é normal ficarmos cheios de certezas. Surge aquele orgulho, até porque o processo de construção é trabalhoso e nos apegamos às nossas ideias. No entanto, para realizar uma boa análise de mercado, é necessário sempre desconfiar das próprias certezas. Assim, é mais fácil se antecipar ao concorrente. Se ficar preso ao que acredita ser certo, o empresário também não conseguirá aprender nada no processo de análise do mercado.

3 – Ouvir opiniões diferentes é essencial

Para fazer a análise de mercado, você precisará montar uma equipe dinâmica e disposta a aprender. Além disso, outro ponto que faz a diferença é reunir pessoas diferentes e que pensam diferente, mas claro que unidas em torno de um mesmo objetivo. Um grupo de profissionais muito parecidos, com visões semelhantes, não ajudará muito. O diferente pode ir se complementando durante o processo. Assim, com o confronto de ideias, a probabilidade de dar aquele estalo, aquela luz sobre o assunto é muito maior.

4 – O momento de testar

Uma solução de análise de mercado que pode ser mais barata e eficiente é a fase de testes. Durante a construção do produto ou serviço, testá-lo e coletar o retorno do público vai evitar uma série de problemas que você só descobriria mais tarde. Conforme as respostas dos clientes, os ajustes podem ser feitos e o seu negócio chegará mais maduro ao mercado, com menos chances de dar errado. Portanto, se tiver a oportunidade, teste, utilize a disponibilidade das pessoas em conhecer algo novo e valide sua oferta.

5 – O encontro pessoal

Não podemos negar que a internet deixou muito mais simples a comunicação e a busca por informações. Podemos recorrer a e-mail, redes sociais, aplicativos, uma busca no Google, sites e mais uma série de possibilidades. Porém, essas facilidades ainda não substituíram a importância do contato físico, da conversa pessoal. Quer fazer uma pesquisa? Se for possível, vá até seu público, converse, apresente-se pessoalmente, fale do produto. Em resumo, esteja disponível. Com isso, o cliente se sentirá mais motivado a conversar e dar um retorno sobre o seu produto ou serviço.

Com essas dicas, nosso objetivo é oferecer uma base para você começar a planejar sua pesquisa de mercado. O ideal é ir além, combinar soluções, aperfeiçoar ou criar novas. De um jeito ou de outro, o importante é estar em movimento e não se acomodar. 

Leia também