Inovação e Tecnologia

Agrotechs No Radar: 5 Startups Brasileiras e Estrangeiras Para Ficar De Olho

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sabe o que são agrotechs ou agtechs? Descubra as startups de destaque por trás desses termos e por que ficar ligado nas novidades da área.

Já ouviu falar em agrotechs ou agtechs?

É bom prestar atenção a esses termos, especialmente no mercado brasileiro.

Trata-se da revolução digital aplicada ao agronegócio.

Essas startups aplicam toda a cultura de inovação e crescimento rápido ao agribusiness, criando soluções de alta tecnologia para produtores rurais.

Basta pensar em redes de fazendas conectadas, robôs e drones automatizando a produção, sensores para monitorar plantações e inteligência artificial aplicada ao rebanho.

Essas são apenas algumas das tendências globais em tecnologia para o agronegócio, que prometem impulsionar a produtividade e tornar a indústria rural mais inteligente.

Como um dos principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil é um grande celeiro de inovações no setor, com centenas de startups dedicadas à agricultura e pecuária.

Se você ainda não conhece as agrotechs, confira os destaques nacionais e internacionais que selecionamos.

O que são agrotechs

Agrotechs são startups focadas em soluções tecnológicas para o agronegócio que vêm revolucionando o campo com inovações de ponta.

De acordo com o 2º Censo AgTech de Startups Brasil, há cerca de 300 empresas desse tipo no Brasil, das quais 184 participaram do levantamento.

A maioria das agrotechs está concentrada no Estado de São Paulo (46%), mas os números também são expressivos em Minas Gerais (16%) e Paraná (12%).

As áreas de atuação mais comuns são IoT (Internet of Things), softwares de gestão agrícola e agricultura de precisão, mas também há startups focadas em consultoria, educação, segurança alimentar, robótica e produtos agropecuários.

Tradicionalmente, o agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, tendo fechado 2017 com um PIB de R$ 1,4 trilhão, segundo a CEPEA.  

O crescimento expressivo do setor nos últimos cinco anos deve muito às novas tecnologias, que aumentaram a produtividade.

Porém ainda há um longo caminho a ser percorrido, pois somente 2% do mercado de TI está chegando até o campo.

É por isso que as agrotechs estão despontando como a grande promessa para a evolução do agronegócio, trazendo recursos como a agricultura de precisão, drones, robôs, Big Data e inteligência artificial.

As maiores vantagens para os produtores são o aumento da previsibilidade e eficiência, essenciais para manter a competitividade no cenário global.

Apesar de todos os benefícios, o agronegócio foi um dos últimos setores a ser impactado pelas startups, por conta da governança familiar das fazendas e complexidade da produção.

Felizmente, essas empresas conseguiram romper as barreiras da tradição para levar inovações disruptivas à indústria rural.  

5 Agrotechs brasileiras para manter no radar

O Brasil é um dos grandes líderes do agronegócio no mundo.

Por isso, muita gente acredita que os próximos unicórnios (apelido dado às startups que atingem valor de 1 bilhão de dólares) virão desse setor.

Desde que a gigante Monsanto comprou a empresa de análise de risco digital Climate Corp, em 2013, o mercado de agrotechs começou a se expandir no Brasil.

Hoje há mais de 1 mil startups relacionadas ao agronegócio no Brasil, conforme o banco de dados da StartupBase

A seguir, vamos conhecer algumas principais representantes do setor.

BovControl

A BovControl é uma agrotech que está redefinindo a forma de gerir a atividade pecuária no mundo.

Por meio de uma ferramenta avançada para coleta e análise de dados, a empresa permite que o produtor acompanhe em tempo real tudo que acontece no campo.

O resultado é a melhora significativa da produção de carne, leite ou genética.  

Strider

A Strider foi fundada em 2013 com a missão de transformar a gestão agrícola por meio da tecnologia.

Hoje, a empresa oferece soluções sob medida para a produção de soja, café, cana, algodão, citros e HF.

Entre aos recursos oferecidos está o controle de pragas digital, monitoramento da plantação e otimização da colheita.  

Aegro

A Aegro se destaca pelo software de gestão de fazendas inovador, que inclui funções como contas a pagar, estoque e treinamentos.  

A solução da empresa permite o planejamento preciso das safras, registro ágil das atividades da lavoura e armazenamento seguro do histórico de produção.

Como resultado, 87% dos produtores relata um controle superior do negócio, enquanto 83% afirmam que estão gerenciando melhor o manejo.

Solinftec

A Solinftec é uma startup genuinamente brasileira que está entre as 50 principais agtechs do mundo.

Indicada ao “Oscar da AgTech” em 2018 (AgFunder Innovation Awards), a empresa oferece uma solução completa em agricultura digital.

Sua plataforma permite a conexão em tempo real com a propriedade, coleta e análise de dados, monitoramento climático, gestão de atividades e muito mais.

Agronow

A Agronow é uma plataforma de monitoramento e previsão de safras para a gestão agrícola, reconhecida pelos resultados de alta confiabilidade.

A solução da empresa passa por análises robustas de áreas agrícolas e geração de dados valiosos, que podem ser monitorados em tempo real.

Atualmente, a agrotech atende os segmentos de soja, milho, eucalipto, cana-de-açúcar e pastagem.

5 Agrotechs estrangeiras para ficar de olho

Em nível global, o investimento nas agrotechs já ultrapassa os 400 bilhões de dólares no mundo todo, segundo a CBInsights.  

Estas são algumas das startups mais promissoras do agronegócio internacional:

Trace Genomics

A Trace Genomics é uma agrotech de São Francisco, EUA, que desenvolveu um kit de teste de solo a partir da tecnologia molecular e sequenciamento genético.

A inovação revela aos produtores se há presença de bactérias e fungos nocivos, garantindo a qualidade do solo e segurança do plantio.

CiBO Technologies

A CiBO Technologies apresenta uma solução inovadora para a simulação de ecossistemas agrícolas nos EUA.

A startup criou um sistema que utiliza a inteligência artificial, analytics e modelagem estatística para simular testes em solo e novas técnicas de plantio.

Assim, os produtores não precisam gastar tempo e dinheiro para testar e regular as novas tecnologias.

FarmLead

A FarmLead é uma plataforma que permite o comércio online de grãos em um marketplace ágil e eficiente.

O sistema eliminou a necessidade de intermediários e aqueceu os negócios entre vendedores e compradores de grãos.

Soft Robotics

A Soft Robotics oferece exatamente o que o nome sugere: robôs “delicados” com pinças de alta precisão para manusear frutas, verduras e legumes.

A solução está transformando fazendas ao empregar a automação de forma única, reproduzindo o cuidado humano no processamento.

MagGrow

A MagGrow é uma agrotech da Irlanda que criou uma tecnologia de pulverização capaz de reduzir o desvio em até 70%.

Além disso, a solução garante cobertura superior de no mínimo 20-40%, graças ao borrifamento com gotículas finas.

O resultado é mais economia nos recursos e eficiência na irrigação.

Como podemos ver, o mercado de agrotechs está a todo vapor no Brasil e no mundo, inovando o agronegócio para produzir mais e melhor.

Da mesma forma que a Conta Azul facilita a gestão financeira e contábil dos negócios, outras centenas de plataformas prometem acelerar a gestão agrícola e pecuária nos próximos anos.

Considerando que o campo terá que alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050, é melhor que as agrotechs prosperem – e muito.

Gostou das dicas e tendências da área? Deixe um comentário.

Leia também