Reduzir de 90 para 5 dias o tempo de abertura de empresas na cidade de São Paulo. Essa é a ideia de uma consulta pública em andamento na capital paulista. Em apoio à campanha Abertura Simples SP, um grupo de empresas e associações está coletando assinaturas em uma petição online. Na reta final, essa consulta pública é realizada pela prefeitura municipal.
A ContaAzul apoia essa medida. A gente acredita que a vida do empreendedor precisa ser mais fácil para realizar mais. Isso significa economizar tempo na gestão, com apoio da tecnologia, mas também apoiar todas as ações que ajudem a driblar a burocracia e as complicações do sistema tributário brasileiro.
A consulta pública avalia um projeto que promete facilitar a abertura de empresas por meio eletrônico, aplicadas a negócios classificados como de baixo risco (80% do total são qualificadas dessa forma). Os fatores que envolvem essa avaliação de riscos estão ligados à atividade cadastrada (conforme o CNAE) e tamanho da área ocupada pela empresa.
Abertura Simples SP: de 90 para 5 dias
Reduzir o tempo médio de abertura de 90 para 5 dias na maior cidade do Brasil parece bom. Mas é apenas o começo. Depois da capital, outras 5.600 cidades brasileira também precisam passar pelo mesmo processo.
Segundo o Empresômetro, o Brasil tem 19 milhões de empresas ativas, das quais 1,7 milhão são sediadas na cidade de São Paulo -- 8,9% do total. Para micro e pequenas empresas, o cenário é semelhante. São 17,8 milhões de empresas de pequeno porte abertas, das quais 1,5 milhão são paulistanas.
Como abrir uma empresa é um processo que envolve diferentes instâncias do poder público e inscrições na junta comercial, qualquer simplificação ajuda. Outras esferas, como a inscrição do CNPJ junto à Receita Federal e a inscrição estadual, são relativamente mais ágeis. Mas também podem melhorar.
Segundo os organizadores da campanha, o Brasil ocupa a 116ª posição no ranking "Doing Business", estudo realizado pelo Banco Mundial. A simplificação na abertura da empresa pode ajudar o país a ganhar 60 posições. Isso representa mais competitividade internacional.
Na prática, mais pessoas vão conseguir realizar seus sonhos e concretizar oportunidades de negócios.
Como participar
Para assinar a petição, basta clicar aqui.
Conheça mais da campanha Abertura Simples SP.
Os detalhes da consulta pública estão disponíveis no site da prefeitura, até o dia 6 de julho.
Menos complicação para sua empresa
Recentemente, a ContaAzul lançou uma facilidade relevante para empresas de São Paulo, a emissão de NFS-e (nota fiscal eletrônica de serviço) sem certificado digital. Elegível para prestadoras de serviço optantes pelo Simples Nacional registradas em São Paulo, é possível tirar nota pelo site da prefeitura sem sair do ContaAzul, com todos os benefícios de integração de um sistema de gestão. Se você ainda não conhece essa solução, aproveite.
E aí, gostou da ideia de simplificar a abertura de empresas na cidade de São Paulo? Deixe um comentário!