A importância da segurança da informação para o seu negócio

A importância da segurança da informação para o seu negócio

Ao longo do tempo, a informação sempre foi um item de extrema importância para a humanidade. Afinal, é por meio dela que grandes feitos foram — e continuam sendo — realizados. No mundo dos negócios não é diferente. Por isso, todas os dados da sua empresa devem ser tratados com muito cuidado — principalmente nessa era tecnológica, na qual o acesso a conteúdos está cada vez mais rápido e facilitado para todos — para que ela não seja prejudicada e possa crescer de uma forma sustentável. Para garantir a proteção necessária e assegurar os melhores resultados do seu empreendimento existe a segurança da informação.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

O que é segurança da informação?

Trata-se de tudo aquilo que envolve a proteção de sistemas e dados de um determinado indivíduo ou empresa, sendo que o nível de segurança é estabelecido de acordo com o valor das informações e os potenciais prejuízos causados por seu uso indevido. Nesse sentido, praticar a segurança da informação significa implementar mecanismos e ferramentas que se fundamentam nos seguintes princípios: 

  1. Confidencialidade: garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à informação.
  2. Autenticidade: permite que os dados nascidos de determinada fonte anunciada não sofram mutações ao longo de um processo.
  3. Integridade: preserva as características originais da informação e dos métodos de processamento.
  4. Conformidade: tem como objetivo garantir que o sistema siga os regulamentos, leis e normas desse tipo de processo.
  5. Disponibilidade: permite que os usuários autorizados pelo proprietário da informação possam acessá-la sempre que necessário.
  6. Irretratabilidade: impossibilita a negação da autoria de uma transação feita anteriormente.

Além disso, é necessário entender que a gestão da segurança da informação pode ser dividida em três camadas para garantir que todos os seus dados sejam salvos com o máximo de segurança. São elas:

  • Física: refere-se ao ambiente em que o hardware (computadores, servidores, meios de comunicação) está fisicamente instalado. É necessária uma estrutura que ofereça proteção contra ameaças de diversas naturezas, como incêndios, desabamentos, relâmpagos, alagamentos ou qualquer desastre que afete o espaço. Além disso, deve-se considerar a proteção do local contra usuários não autorizados.
  • Lógica: é constituída pelo uso de softwares. Eles são responsáveis por todo o funcionamento dos hardwares, pelas movimentações dos dados da organização e pela criptografia das senhas e mensagens. Desse modo, se você mantiver os sistemas sempre atualizados e fazer backups periódicos, é possível conservar sua empresa segura e livre de ataques cibernéticos e erros intencionais.
  • Humana: está relacionada aos colaboradores, principalmente aos responsáveis pela área de TI. Essa é uma das camadas mais complexas para se gerenciar, pois está muito ligada à forma como os funcionários lidam com os incidentes de segurança, como um ataque cibernético ou a manipulação psicológica para que realizem ações ou divulguem informações confidenciais. É necessário instruir e treinar muito bem cada membro da sua equipe para que saibam lidar com qualquer eventualidade ou abordagem indevida.

Por que manter as informações do negócio seguras no mundo virtual?

Segundo uma pesquisa realizada em 2015 sobre segurança cibernética pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), as indústrias de pequeno e médio portes são as mais suscetíveis aos ataques virtuais. Os números apontam que 65% das ações de cibercriminosos focam neste perfil de empresa. Por isso é tão importante pensar na proteção dos dados antes que haja um problema como esse. Além disso, investir em segurança da informação é garantir:

  • Proteção para os ativos da empresa: não importa qual o tamanho do negócio, todos possuem informações sigilosas que, se não receberem os cuidados necessários, podem comprometer o trabalho já desenvolvido. Entre os documentos que devem ser protegidos estão o contato dos clientes e fornecedores, cotações de produtos e serviços, propostas de preços e parcerias com outras empresas, relação de comprovantes e impostos já pagos.
  • Cumprimento da ética: todo empreendimento possui clientes e parceiros. Logo, manter seguros os dados de terceiros vai além de simplesmente evitar que essas informações se percam. A empresa deve ter o compromisso e a ética de guardar com muito cuidado os conteúdos que estão em seu poder.
  • Destaque perante a concorrência: quanto maior for o nível de confiabilidade e segurança que você oferecer aos clientes, maior será o destaque da empresa em relação à concorrência, porque com você eles vão ter a certeza de estarem sempre protegidos.

6 dicas práticas para manter um bom nível de segurança da informação

Para ajudá-lo a manter um bom nível de segurança na sua empresa e deixar as informações sempre a salvo de qualquer ataque cibernético ou eventualidade que possa resultar na perda de dados, listamos 6 dicas para você colocar em prática no seu negócio. Confira! 

  1. Conscientize e eduque: as políticas de segurança devem cobrir o uso aceitável e seguro dos sistemas, sendo importante a empresa agir sempre de forma transparente com seus usuários, explicando e conscientizando sobre as regras estabelecidas.
  2. Gerencie incidentes: estabeleça um limite de tempo para responder com agilidade os incidentes ocasionados por uma invasão no seu sistema ou por desastres naturais.
  3. Defina privilégios de uso: crie processos de gestão de contas e limite o número de contas privilegiadas. Assim, é possível ter um controle maior de quem tem acesso ao quê.
  4. Configure a segurança: mantenha as atualizações de segurança em dia para garantir uma configuração segura de todas as tecnologias de informação e comunicação.
  5. Proteja-se contra malwares: desenvolva uma política de segurança relevante e estabeleça defesas aplicáveis para todas as áreas do negócio suscetíveis a esses softwares maliciosos que podem se infiltrar no seu sistema para causar danos ou roubar informações.
  6. Faça a segurança de rede: estabeleça controles de segurança para monitoramento e testes. Desse modo, você protege a sua rede contra ataques externos e internos.

Segurança da informação é nossa prioridade

Além de ter um ambiente seguro dentro da sua empresa, é essencial contar com parceiros que tenham a mesma preocupação com a segurança que você. Neste assunto, conte sempre com a ContaAzul. Cuidamos das informações que você registra em nosso sistema como se fossem nossas. O software utiliza os mesmos recursos de bancos online, garantindo o tráfego e o armazenamento seguro dos dados do seu negócio.

Utilizamos a secure socket layer (SSL) — padrão global em tecnologia de proteção de dados — que garante que todas as informações trocadas entre seu computador e os nossos servidores ocorram em total privacidade. E mais: mantemos cópias de segurança de todos os registros e asseguramos a integridade dos dados arquivados. Cada usuário do ContaAzul em sua empresa recebe permissões para acessar apenas o que precisa, com perfis para cada tipo de função. Desse modo, você tem a certeza de que está protegido o tempo inteiro, permitindo que foque com tranquilidade em questões estratégicas do seu negócio para que ele cresça cada vez mais.

 

E aí, como está a segurança da informação no seu empreendimento? Conte pra gente o que você faz diariamente para garantir a proteção dos seus dados e dos seu clientes também. E não se esqueça: estamos sempre aqui para ajudá-lo no que for necessário e fazer a sua empresa prosperar ainda mais.

Guia: Gestão Estratégica. Por onde começar?  Preparamos um guia para você analisar os pontos fortes e fracos do seu negócio  e obter vantagens competitivas sobre a concorrência Baixar o guia agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>