Gestão do Negócio

A importância da relação entre agência e fornecedores

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 3 mins de leitura

blog_2_1-1

Em um mercado dinâmico, as empresas necessitam dedicar cada vez mais tempo para as atividades, pensando em estratégias e no relacionamento com os clientes, aumentando, assim, a demanda de ações complementares direcionadas para terceiros. Essa realidade vem fazendo com que, em muitos casos, os fornecedores tornem-se uma espécie de apêndice das empresas. Em agências de publicidade, isso é ainda mais frequente.

Essa forma de relação entre empresas e fornecedores, na qual a segunda é uma extensão da primeira, exige cuidados redobrados, afinal, o cliente não saberá quem fez o que, apenas cobrará resultados. Portanto, isso está diretamente ligado com a conservação da imagem das empresas.

No caso das agências de publicidade, de nada adianta fazer uma boa campanha se, por exemplo, a gráfica contratada não entregar os materiais a tempo. A credibilidade será prejudicada, afinal, em caso de algum problema, a responsabilidade é da agência.

banner-ca-pro (1)

A base para ter uma relação saudável com os fornecedores pode estar no começo do processo, ou seja, o contato inicial e as primeiras tratativas podem ser decisivas. Nesse momento, uma dica é conhecer muito bem o parceiro.

Se na agência são estabelecidos valores e uma série de práticas, é ideal que o fornecedor tenha um perfil parecido, que seja compatível. A escolha não deve ser feita apenas com base no preço, pois isso pode se tornar uma grande armadilha.

É importante que a agência se aproxime do fornecedor, conheça seus processos, pontos fortes, limitações, custos, enfim, tenha conhecimento ampliado do potencial da empresa ou do profissional que está contratando.

Assim, é possível se preparar para o maior número de situações possível, antecipando-se a imprevistos ou minimizando o efeito deles. O contrário também pode acontecer. Ao saber o que o parceiro é capaz de fazer, a agência se sentirá mais segura na hora de negociar com os clientes e também poderá oferecer produtos mais robustos.

Por fim, essa parceria precisa ser transparente em relação a prazos e feedbacks, que devem ser contínuos, mostrando o real estado dos trabalhos. Dessa forma, é possível fazer os ajustes necessários. A relação deve ser ganha-ganha, para que os dois lados consigam atingir seus objetivos.

Pensando nas agências do Brasil,  a ContaAzul, em parceria com Antônio Lino Pinto, especialista em finanças, disponibiliza o white paper (resumo) do livro Pequenas Agências, Grandes Resultados. 

Nele, destacamos as principais dicas financeiras para melhorar o dia a dia da sua empresa. Abordamos, principalmente, como fazer um orçamento e controlar o fluxo de caixa da sua empresa, garantindo assim a sobrevivência do negócio ao longo dos anos.

Baixe o resumo do livro gratuitamente e bote sua agência no caminho certo.

 

Então, se você tem uma agência e precisa contratar um fornecedor, seja ele uma empresa ou um profissional autônomo, como um freelancer, não se esqueça de alguns cuidados:

  • Preste atenção no custo-benefício;
  • Conheça bem o fornecedor e se aproxime dele;
  • Tenha uma parceria transparente, com feedbacks constantes;
  • Não se baseie apenas em preços para contratar o fornecedor;
  • Leve em consideração o tempo para a entrega e a qualidade do produto final.

Tomando esses cuidados e estabelecendo uma bom relacionamento com os fornecedores, sua agência conseguirá atender as demandas em dia e manterá uma imagem de credibilidade com os clientes.

Agências - Desktop

Leia também