A importância da comunicação interna para pequenas empresas

Importância da comunicação interna é evidente

Em várias situações, pequenas empresas têm muito a aprender com as grandes organizações. Uma delas diz respeito à importância da comunicação interna. Da mesma forma que acontece nas companhias de maior porte, esse é um processo que pode ser decisivo para alcançar ganhos de produtividade. Você está ciente da necessidade de aperfeiçoar essa abordagem?Indique seu Contador  Conecte-se a seu contador via ContaAzul: economize tempo e dinheiro na gestão Quero indicar meu contador

Entenda a importância da comunicação interna

Uma boa comunicação interna é vital para o sucesso de qualquer organização, pois dá a certeza de que sua mensagem está sendo passada da maneira correta para a equipe, o que acaba gerando resultados positivos também na relação com seus clientes.

Quanto mais bem informados, mais aptos a desenvolver seu trabalho de forma apropriada os colaboradores estarão e mais o seu público saberá os valores e as qualidades do seu negócio. E isso envolve falar e aprender a ouvir a equipe.

Mas a importância da comunicação interna não acaba aí. Essa é uma estratégia eficiente para a redução de ruídos que por vezes se integram à rotina, resultando em conflitos e afetando o desempenho. Seja no desentendimento entre diferentes áreas da empresa ou nas conversas paralelas que acabam em insatisfação geral, é preciso agir com transparência, aproximação e diálogo.

Quando todos falam a mesma língua, reconhecem o seu valor para a empresa e se identificam como parte do processo, há um ganho de motivação que tende a tornar o colaborador mais produtivo. Essa acaba sendo uma consequência natural após a implantação de ferramentas de comunicação interna.

Outro ganho está na capacidade de inovação e da proposição de soluções criativas para o enfrentamento de problemas comuns. Para isso, não basta ouvir seu colaborador, mas envolvê-lo no desafio e motivá-lo a participar da troca de ideias e experiências em ações específicas.

Todo o seu esforço nessa estratégia acabará trazendo resultados não apenas internos, mas alguns deles tendem a ultrapassar os muros da empresa. Estamos falando, por exemplo, da construção de uma boa imagem sobre o seu negócio. Colaboradores motivados e engajados compartilham fatos positivos nas redes sociais e demonstram essa satisfação no trato com seus clientes.

Como qualificar a comunicação interna

Agora que já está mais clara a importância da comunicação interna em pequenas empresas, você pode estar se perguntando: será muito difícil propor uma estratégia nesse sentido? Quais são os principais pontos a trabalhar para melhores resultados? Para não restar dúvidas, vamos relacionar dicas úteis para fazer dar certo, qualificando o processo no seu negócio.

Instale uma gestão estratégica

Em ações de marketing interno, no chamado endomarketing, é imprescindível que você saiba ao certo quem são seus consumidores, como eles se comportam e o que buscam, além de identificar também seus pontos fracos e fortes. Isso vai permitir que saiba ao certo qual direção seguir e como atingir seu público-alvo. Já ouviu falar da Análise SWOT? Ela é eficaz nessa determinação.

Entenda com nitidez a sua missão a partir dos objetivos de negócio e determine uma estratégia capaz de concretizá-la. Depois disso, você pode então direcionar a visão dos funcionários, alinhando os líderes, colaboradores e setores para a realidade que espera, criando assim uma visão conjunta.

Por fim, cobre relatórios, dialogue, exija o cumprimento de objetivos. Isso facilita a comunicação e faz também com que todos falem a mesma língua, integrando processos e reduzindo os ruídos.

Envolva os líderes

Quando se fala em envolver os líderes na comunicação interna, a ideia é ir além do que a tecnologia oferece, como telefone, e-mail, aplicativos e outros facilitadores. É muito importante o diálogo cara a cara no ambiente de trabalho, que acaba sendo bastante valorizado pelos colaboradores justamente pelo caráter de aproximação que promove.

A ideia é que haja uma contaminação positiva, que um funcionário puxe o outro para participar, tornando o processo de absorção das mensagens facilitado.

Mas não se esqueça: é importante que haja boa capacidade em persuasão e retórica (se for o caso, vale investir em um curso para isso). Esse é um passo imprescindível para uma comunicação eficaz.

Escolha os canais corretos

Toda a sua estratégia de comunicação pode ser prejudicada se os canais utilizados forem inadequados. Isso vai depender de uma série de fatores, que irão desde a área de atuação até o teor da mensagem, passando pelo tamanho da companhia.

Recados mais informais, por exemplo, podem ser passados de maneira pessoal, através de quadros de informação ou avisos nas áreas comuns. Também sistemas de som apresentam boa eficácia e garantem que todos ouçam aquilo que tem a dizer.

Já uma informação mais detalhada deve ser passada por e-mail, com pedido de confirmação, se entender como válido. E vale lembrar novamente do papel dos líderes, especialmente para as notícias mais difíceis ou complexas.

Evite o excesso de informação

A não ser que o objetivo seja tornar a sua comunicação interna ineficaz, evite totalmente sobrecarregar seu público. Esse erro faz com que as pessoas não reparem nem deem valor às mensagens transmitidas.

Para entender, vale se perguntar: você dá a mesma atenção para um e-mail quando sua caixa está superlotada? O mesmo vale aqui: a partir da sua estratégia, estabeleça as prioridades de comunicação e seja conciso nas mensagens. Não adianta escrever muito se ninguém vai ler com o devido interesse.

Meça os resultados

A sua estratégia de comunicação interna depende de uma análise periódica para ser aperfeiçoada. Faça isso para identificar se os resultados propostos estão sendo alcançados de maneira satisfatória.

Tenha em mente que as ações precisam contribuir para o alcance da missão da empresa e para que haja reflexos positivos no seu desempenho. Reforce as práticas que estão sendo proveitosas e realinhe as que não estão se saindo tão bem.

Pense a comunicação na sua empresa

Vimos neste artigo que a comunicação interna pode ser muito importante para o sucesso e a concretização de objetivos em uma pequena empresa. Acompanhamos também que esse é um processo sem segredos, que depende muito do envolvimento de todos para que os resultados sejam alcançados.

Acreditamos que tenha agora boas informações para elaborar a sua estratégia, utilizar as ferramentas mais adequadas ao seu tipo de negócio e colher frutos positivos. Mas é preciso, acima de tudo, confiar na proposta. Não ignore a possibilidade de a comunicação interna bem planejada agregar valor para a sua empresa.

Planilha Custo de Funcionário  Com esta planilha, o empreendedor pode controlar os custos de cada colaborador Baixar a planilha agora

 E você, como promove a comunicação interna da sua empresa? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>