9 estratégias de vendas online infalíveis

Sobre o que estamos falando?

  • Ter destaque no mundo digital é um desafio. Mas, ao utilizar estratégias de vendas online é possível atender e superar as expectativas dos clientes;
  • Apostar em tráfego pago, SEO e ter um bom planejamento de logística são algumas delas. Utilizar a tecnologia para gerenciar a empresa digital também é fundamental para vender mais;
  • A Conta Azul Pro é a melhor parceira do empreendedor digital! Conheça a plataforma de gestão que otimiza tarefas manuais e ajuda o dono do negócio a focar no que realmente importa: as estratégias para vender mais online!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A concorrência na internet é alta e você, empreendedor digital, sabe como é difícil se destacar. No meio digital por não existirem barreiras físicas e as informações se propagarem rapidamente, se sobressair pode ser um verdadeiro desafio. 

Sim, o mundo está conectado, mas nem todas as empresas aplicam as estratégias de vendas online como deveriam. É aí que você pode se destacar, fazendo o seu negócio ser reconhecido e consequentemente atraindo mais clientes.

Quer conhecer estratégias testadas e comprovadas para aumentar as suas vendas online? Continue conosco na leitura deste conteúdo! 

9 melhores estratégias de vendas online 

Nos últimos anos, as vendas online aumentaram consideravelmente. Só em janeiro de 2022, os e-commerces brasileiros registraram uma alta de 20,5%. Mas, para fazer parte desses números, é preciso se diferenciar.

Em um ambiente tão competitivo, sobrevive quem oferece não apenas o menor preço e sim, uma experiência marcante. Para ajudar você nessa missão, separamos 9 estratégias infalíveis para vender mais na internet. Confira.

1. Defina e estude o seu público-alvo

Você conhece mesmo o seu cliente? Sabe quais são as suas reais necessidades e preferências? E o mais importante: sabe o que as pessoas esperam do seu produto ou serviço?

Definir e estudar o público-alvo é fundamental para vender mais na internet. Somente assim você pode criar estratégias de vendas e de marketing direcionadas.

Para isso, faça pesquisas online usando o próprio Google Forms, analise o que os seus seguidores enviam no Inbox/Direct e também os comentários das redes sociais. Outra alternativa é explorar recursos como “Caixa de Perguntas” e “Enquete” dos stories do Instagram.

Vale lembrar também a importância de salvar todos esses resultados e de refazer as pesquisas sempre que necessário. Um exemplo é o lançamento de novos produtos e/ou coleções pontuais. 

Aprenda como definir o público-alvo ideal para a sua empresa.

2. Faça um planejamento de logística

Ninguém gosta de atrasos ou de receber uma mercadoria danificada devido ao transporte, certo?

Para evitar problemas como esses, desenhe um processo de entrega eficiente e se prepare para imprevistos. Dessa forma, você melhora a experiência do cliente e ainda economiza tempo e dinheiro. 

Afinal, a entrega é o momento onde as pessoas terão o primeiro contato físico com a sua marca, o que é fundamental para a fidelização do seu público. Lembre-se que geralmente é a primeira impressão que fica. 

Entenda como funciona a logística, quais os principais tipos e 5 dicas para planejar a sua.

3. Decida as formas de pagamento

Quanto mais formas de pagamento você tiver, mais facilidades terão os seus clientes no momento da compra. Então, se você parcela em até 12 vezes ou aceita pagamento via Pix, por exemplo, divulgue essas informações nas redes sociais e no seu site, caso tenha.

Explique em detalhes como o cliente pode fazer o pagamento, mencione os possíveis acréscimos e não esqueça de falar como funciona o cancelamento/estorno de compra.

Informações claras e sinceras são essenciais para passar credibilidade e segurança ao público. 

Conheça as principais formas de pagamento e saiba como escolher a ideal para o seu negócio.

4. Faça E-mail Marketing

Diferente do que muitos pensam, o e-mail é usado por pessoas no mundo inteiro. Em 2021, de acordo com dados do Statista, os usuários desse meio de comunicação ultrapassavam os 4,14 bilhões. Para 2025, o esperado é que esse número supere os 4,59 bilhões.

O E-mail Marketing, como o próprio nome já diz, é uma estratégia de envio de e-mails de forma personalizada. Seus objetivos podem ser diversos, como informar o cliente da chegada do produto adquirido, enviar cupons de desconto ou promoções.

Para usar essa estratégia você precisa necessariamente ter uma ferramenta específica para isso. A RD Station é uma delas e, inclusive, pode ser integrada com o ERP da Conta Azul. 

Descubra 4 dicas rápidas para utilizar o E-mail Marketing para pequenas empresas.

5. Invista em mídia paga

De uma forma simplificada, o tráfego pago nada mais é do que o ato de pagar para sua empresa ganhar visibilidade na internet, tanto no próprio Google quanto em redes sociais como Instagram e Facebook. O objetivo dessa estratégia é alcançar mais pessoas no mundo digital. 

Para que os anúncios realmente tragam bons resultados, recomendamos que, se possível, você conte com a ajuda de profissionais especializados, os chamados gestores de tráfego pago. Isso porque eles conhecem as melhores estratégias para otimizar os seus investimentos e alcançar o seu público-alvo de fato. 

Tenha todos os dados dos seus clientes em único local. Conheça a Conta Azul Pro! 

6. Seja ativo e presente nas redes sociais

Quantas vezes você, ao ouvir o nome de uma empresa que não conhecia, buscou por ela no Instagram ou Facebook?

Ser presente e ativo nas suas redes sociais, além de divulgar promoções, é fundamental para que o seu negócio digital transmita credibilidade. 

Algumas dicas para ter sucesso com essa estratégia são:

  • Criar um calendário de publicações;

  • Fazer posts com dicas e respostas das principais dúvidas dos seus clientes;

  • Colocar as informações de forma clara sobre as condições de pagamento e logística de entrega;

  • Explorar o recurso Reels do Instagram que possibilita alcançar muitas através de vídeos curtos de até 60 segundos;

  • Utilizar a ferramenta Linktree para criar uma mini página com os links mais importantes, como WhatsApp e site.

Caso você não tenha um profissional de design gráfico para produzir posts, outra dica é contar com a ajuda de ferramentas como o Canva, que possui modelos prontos e gratuitos para edição de imagens. 

Entenda como humanizar sua marca e vender mais através das redes sociais.

7. Utilize estratégias de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa, em português, otimização de mecanismos de busca. Na prática, compreende várias técnicas que devem ser aplicadas no seu site e/ou blog para que a sua empresa seja encontrada facilmente quando alguém pesquisar por ela ou por assuntos similares. 

Além disso, as técnicas em SEO melhoram a experiência que o público terá com os seus conteúdos, o que é essencial para despertar o interesse das pessoas em relação ao site/blog. 

Se você não possui expertise com marketing de conteúdo e as técnicas de SEO, recomendamos buscar auxílio de um profissional de redação especializado na área. 

Confira um guia de SEO para Micro e Pequenas Empresas de Serviços.

8. Tenha uma ótima loja virtual

A sua loja virtual precisa ser atrativa visualmente e conter as informações essenciais para chamar a atenção dos seus clientes e estimular a compra. Para isso:

  • Aposte em um bom material visual, com fotos e vídeos de qualidade;

  • Capriche na descrição dos produtos;

  • Deixe claro as informações de entrega, formas de pagamento, trocas e reembolso;

  • Invista em técnicas de usabilidade e de experiência do usuário (UX) para facilitar a navegação;

  • Conte com a ajuda de profissionais do ramo de UX e Web designers para melhorar a usabilidade da sua loja.

9. Utilize up-selling e cross-Selling nas estratégias de vendas

O cross selling ou venda cruzada diz respeito ao que acontece quando você oferece um produto ou serviço complementar ao que o cliente adquiriu. Um exemplo é uma loja de sapatos que vende um combo com meias. 

Já o up selling corresponde aos estímulos para que o cliente adquira uma versão mais completa ou mais avançada do mesmo produto/serviço. Aqui, podemos ter como exemplo uma loja de celulares que, com o passar do tempo, oferece modelos mais avançados do mesmo aparelho para clientes que já fizeram uma compra.

Ambas estratégias são complementares e, quando bem aplicadas, ajudam a aumentar seu ticket médio e, como consequência, o faturamento da sua empresa digital. 

Tenha todas as suas vendas e o seu estoque na palma da mão com o App Conta Azul de Bolso!

A Conta Azul facilita a gestão financeira e as vendas do seu negócio online

Na sua loja online já aconteceu de uma venda ser feita e o estoque de determinado produto estar zerado? Ou então você já esqueceu de fazer um pagamento e teve que pagar juros e multa por atraso? 

À medida que você aplica estratégias para vender mais online, a sua demanda aumentará. E para que todos os clientes sejam atendidos com qualidade, contar com o apoio da tecnologia é fundamental.

Sabe quem pode ajudar neste caso? A Conta Azul

Pensando em você, empreendedor digital com pouco tempo disponível, a Conta Azul desenvolveu a Conta Azul Pro, uma plataforma de gestão completa, online e simples de usar!

Ideal para quem já está começando ou já tem um tempo no mercado, a Conta Azul Pro otimiza aquelas tarefas manuais que tomam seu tempo e não agregam valor ao negócio. Além disso, você terá total controle do que entra e sai da empresa, com poucos cliques. 

Com a Conta Azul Pro, assim que uma venda acontece, esse lançamento é registrado em todos os outros setores, como estoque, financeiro e vendas. Essa informação também é enviada ao contador, sem a necessidade de conferência manual ou de malotes. 

Emitir notas fiscais das vendas online também fica muito mais simples. Isso porque, na plataforma, são salvos todos os dados dos clientes. Basta um clique e a nota é gerada automaticamente.

Outra vantagem incrível é o App Conta Azul de Bolso. Um aplicativo gratuito desenvolvido pela Conta Azul que permite o monitoramento pelo celular em tempo real das vendas e do estoque. Você também pode gerar e enviar orçamentos personalizados para ele e não perder nenhum cliente!

Gostou?

Aproveite e teste a Conta Azul Pro sem pagar nada. Clique aqui e experimente todas essas facilidades!

Leia mais

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar