9 características que você só encontra em um bom ERP

Sobre o que estamos falando?

  • À medida que a empresa cresce, a necessidade de ter um ERP aumenta. Mas, é importante escolher um bom sistema de gestão para que as necessidades do seu negócio sejam realmente atendidas; 
  • Conheça 9 características de um bom ERP e descubra, na prática, como escolher o sistema ideal para a sua empresa; 
  • A Conta Azul Pro possui todas as características de um bom ERP, unindo tudo que você precisa para gerenciar seu negócio sem complicações. Pague pouco, fature alto e tenha uma empresa organizada!

Experimente grátis a Conta Azul!

O sonho de todo empreendedor é conquistar mais clientes e ver a sua empresa crescer, certo? Mas, sem organização, planejamento e controle, pode acontecer o contrário, ainda que o seu produto e/ou serviço seja de qualidade. 

Para que a sua empresa esteja preparada para um grande volume de vendas, contratar um sistema de gestão é fundamental. No entanto, não basta sair por aí pesquisando plataformas: é preciso conhecer as características de um bom ERP e o que considerar no momento da escolha.

Neste conteúdo, listamos 9 características que você precisa levar em conta ao adquirir um ERP e o passo a passo para contratar o melhor sistema de gestão para seu negócio. 

Continue a leitura para conferir os seguintes tópicos:

Por que conhecer as características de um ERP?

Ao conhecer as principais características de um bom ERP, você evita a contratação de um sistema que não supra as necessidades da sua empresa. Como consequência, isso também afasta o retrabalho e os gastos com a troca do sistema de gestão.  

Outra vantagem é afastar a desmotivação, a falta de engajamento e a rejeição da equipe à tecnologia, devido a uma experiência ruim. 

9 características de um bom ERP 

1. Acompanhamento das vendas


As vendas são o que movem a empresa. Ao acompanhá-las, é possível descobrir os itens mais e menos vendidos, as formas de pagamento mais utilizadas e se uma oferta está ou não dando certo. 

Uma das características principais de um bom ERP é a facilidade no acompanhamento das vendas. Com isso, você,empreendedor, pode tomar decisões mais rápidas, como ajustes em uma ação promocional e retirada de produtos e/ou serviços que não vendem tão bem do catálogo.

2. Controle de estoque


Você já ficou sem um determinado produto em estoque? Ou então, teve problemas com itens parados há muito tempo?

Um ERP que oferece controle de estoque evita essas surpresas desagradáveis e também te auxiliar a planejar melhor suas compras. Afinal, com este sistema é possível prever a demanda, negociar preços e prazos com os fornecedores. 

3. Emissão de nota fiscal


Emitir notas fiscais em sistemas do governo não é uma tarefa fácil. Além disso, esses documentos precisam ser guardados por, pelo menos, 5 anos.

Com um ERP, você faz a emissão das notas com mais rapidez e facilidade, sem precisar imprimir e ocupar espaço na empresa para armazenar todas elas. 

4. Gestão financeira


Muitas empresas sofrem com problemas na conciliação bancária e fiscal. Devido a isso, acabam tendo que arcar com multas pelo atraso no pagamento de contas e tributos. 

Um ERP mantém todas essas informações organizadas e integradas em um único local. Dessa forma, assim que uma venda é feita, a baixa é dada automaticamente no estoque e no financeiro. 

5. Integrações


É comum serem utilizados outros sistemas na empresa com funções mais específicas, como agendamento de horários de serviços. Mas você não quer perder tempo tendo que olhar para vários lugares diferentes, certo?

Para que isso faça sentido com o seu negócio, outra característica importante do ERP é a integração fácil com outras plataformas, como marketplaces para centralizar as vendas ou CRM para melhorar o relacionamento com o cliente. 

6. Facilidade de acesso às informações 


O que você faz quando está ausente da empresa e precisa de uma informação simples, como a quantidade de vendas do dia anterior? Liga para os seus funcionários? 

Um ERP facilita o acesso a informações importantes, sem que você dependa de outras pessoas ou precise estar fisicamente no negócio. Mas vale lembrar que, para isso, o sistema precisa ser online.

7. Satisfação do cliente


O objetivo final de qualquer sistema de gestão deve ser proporcionar vantagens a quem está na ponta, ou seja, o cliente.

Controlando o estoque pelo sistema, você garante os produtos mais procurados pelo público à disposição, por exemplo. Com rápido acesso às informações, seus clientes não ficam esperando muito tempo para tirar dúvidas sobre o item. 

Além de tudo isso, com a empresa organizada, você tem tempo para pensar em outras áreas do negócio e colocar suas ideias em prática. 

8. Suporte personalizado


O suporte personalizado é outro aspecto importante de um sistema de gestão, pois é comum que, no dia a dia da empresa, a equipe tenha dificuldades ao usar o ERP

É indispensável que o sistema tenha um suporte rápido e disponível, de modo que as atividades do negócio - e, como consequência, o cliente - não saiam prejudicadas.

9. Excelente custo-benefício


Independentemente do preço, uma das principais características de um ERP eficiente é o bom custo-benefício, ou seja, pagar pouco por uma série de vantagens.

Mas isso não é tudo! Veja o que é preciso levar em conta ao contratar um sistema de gestão para seu negócio:

9-caracteristicas-que-você-so-encontra-em-um-bom-erp1

Como encontrar o  ERP ideal para o seu negócio?


Identifique todas as necessidades

Na sua empresa, quais são os seus maiores desafios? Estoque defasado? Dificuldades com a conciliação bancária? Atraso nas entregas?

O primeiro passo ao encontrar um ERP para seu negócio é conhecer, em detalhes, quais são as maiores dores na rotina da sua empresa. 

Para isso, analise cada setor e converse com seus colaboradores. Eles podem apontar gargalos que impactam na execução do trabalho e que talvez você não tenha percebido.

Defina quanto você pode gastar

Um ERP deve auxiliar o empreendedor na gestão do negócio e não sobrecarregar o caixa da empresa. 

Após identificar as necessidades, defina o valor que você pode gastar com a contratação de um sistema de gestão. No entanto, priorize as características do ERP em detrimento do valor cobrado pela sua mensalidade. 

Pesquise um fornecedor de qualidade 

Com tantos problemas operacionais na empresa, o empreendedor tem pressa para achar uma boa solução. Apesar disso, é importante avaliar com calma os fornecedores de ERP

Assim, você evita escolhas pouco assertivas e também a necessidade de contratar outro sistema de gestão

Verifique se o ERP é online

Alguns sistemas são online e podem ser acessados de qualquer lugar, precisando apenas de conexão com a internet. Outros necessitam de servidores locais e são instalados direto nos computadores da empresa. 

Nesse último caso, só é possível acessar o ERP na máquina em que ele foi instalado, o que prejudica o monitoramento do negócio em tempo real, já que nem sempre você está presente no local de trabalho.

Estude a relação custo-benefício

Como já falamos, o preço deve ser considerado na hora de contratar um ERP, mas não o único aspecto para a tomada de decisão. 

Estude os pacotes, veja o que cada um oferece e escolha aquele que vai resolver o seu problema de fato, mesmo que seja um pouco mais caro do que você esperava.

Entenda o processo de implantação

A implantação, etapa em que o sistema de gestão começa a funcionar na empresa, deve ser bem feita para evitar problemas futuros.

Verifique se a implantação inclui treinamentos e um bom suporte do fornecedor, já que os colaboradores estarão dando seus primeiros passos em um novo sistema. 

O ERP Conta Azul tem todas as funcionalidades que você precisa! 

Sabia que a Conta Azul possui as 9 características de um bom sistema de gestão que listamos neste conteúdo?

Para começar, nosso ERP é online e você pode acompanhar tudo o que acontece na empresa de onde estiver, sem a necessidade de implantação ou computadores mais potentes. Basta ter acesso à internet para acessar o sistema! 

Com o ERP Conta Azul, é possível:

  • Acompanhar as vendas em tempo real;
  • Monitorar seu estoque e programar notificações para as quantidades mínimas de produtos e/ou matérias-primas;
  • Emitir e enviar suas notas fiscais ao contador, sem a necessidade de malotes;
  • Gerar gráficos e relatórios importantes com poucos cliques; 
  • Integrar todas as suas movimentações financeiras com a contabilidade
  • Ter a sua conciliação bancária e fiscal de forma automatizada;
  • Elaborar orçamentos e propostas personalizadas; 
  • Fazer integrações com mais de 50 plataformas, como Shopify, Mercado Livre e Nuvemshop;
  • Receber lembretes de vencimentos dos seus clientes para cobrá-los a tempo; 
  • Gerenciar seus contratos de prestação de serviços.

Além disso, algumas funcionalidades - como registro de vendas, atualização de estoque e envio de orçamentos e propostas - podem ser acessadas pelo celular, através do App Conta Azul de Bolso. 

Pensa que acabou?

A Conta Azul possui outra solução que simplifica os seus recebimentos: o Receba Fácil, que pode ser integrado com a própria Conta Azul. Através do Receba Fácil, você pode:

O melhor de tudo vem agora: o ERP Conta Azul foi feito para pequenas empresas! Por isso, cabe no seu bolso e é ideal para quem está começando.

Aproveite para experimentar essas e outras facilidades da Conta Azul sem pagar nada!

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar