Gestão do Negócio

Como aumentar a produtividade adotando 8 hábitos

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A produtividade é essencial para qualquer carreira profissional, principalmente para os donos de negócio, que executam várias atividades diferentes durante o dia a dia;

  • Saber como aumentar a produtividade é fundamental para criar um planejamento estratégico da pauta diária com mais facilidade e, até mesmo, leveza;

  • Com a Conta Azul Pro, é possível automatizar várias tarefas e, assim, economizar tempo, dinheiro e dar adeus aos erros manuais. Confira de perto, teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Você tem noção de quanto tempo leva para fazer o fechamento de caixa do seu negócio? Quantas horas leva para fazer as compras? Ou então, planejando as promoções das datas comemorativas?

O primeiro passo para entender como aumentar a produtividade é justamente identificar o tempo destinado a cada atividade. Porém, quem foi que disse que essa é uma tarefa fácil?

Afinal, diariamente, os empreendedores precisam dar conta de muitas demandas (boa parte delas, diferentes) ao mesmo tempo. Mas a boa notícia é que sim, é possível ser produtivo com hábitos simples, que deixarão a sua rotina mais leve e menos estressante.

Ficou curioso para descobrir como aumentar a produtividade? Continue lendo e confira 8  dicas importantes para se tornar mais produtivo. Boa leitura! 

Como aumentar a produtividade

Dicas de como aumentar a produtividade: 8 hábitos para incluir na rotina 

Já percebeu que com o passar dos anos as pessoas repetem cada vez mais frases como: “Ah, como eu precisava de mais algumas horas no meu dia para concluir minhas tarefas” ou “Nem se o dia tivesse 25 horas conseguiria ter tempo de fazer algo que eu realmente gosto”?

Essa dificuldade está ligada à produtividade, que muitas vezes pode não estar bem planejada. Porém, é fundamental considerá-la no consumo final e na cadeia de produção.

Ou seja, é preciso incluir a valorização da função produtiva no preço de seu produto/serviço. Na prática, isso significa ratear na sua precificação as ações voltadas ao aumento da produtividade na empresa, como valores da mensalidade de um sistema ERP – para automatizar os processos e eliminar tarefas manuais -, cursos, treinamentos e até mesmo contratações para desafogar a operação.

Pensando em ajudar os empreendedores a descobrir como aumentar a produtividade pessoal e profissional, elaboramos algumas dicas que vão mudar a rotina de qualquer dono de negócio. Confira!

1. Rastreie o seu tempo e planeje o dia

Normalmente, quando vamos para casa após o trabalho, temos uma noção das atividades do dia seguinte, que ficaram pendentes.

Isso porque muitas das tarefas executadas são parte de uma rotina diária, o que permite  que, com o mínimo de organização, você planeje o que deve ser feito no dia seguinte e, muitas vezes, até a semana inteira. 

Portanto, tenha sempre uma agenda por perto — seja ela virtual ou física — para anotar os compromissos e tarefas. Este simples material facilitará muito a sua vida, evitando atrasos. 

2. Construa hábitos

Da mesma maneira que você tem o hábito de escovar os dentes após as refeições, é muito importante criar algumas práticas no dia a dia para ter um melhor aproveitamento do tempo. 

Por exemplo: ao acordar, você costuma sentir aquela sensação de cansaço, de não ter dormido o suficiente? Se a resposta for sim, talvez isso indique que é necessário dormir mais cedo para o seu corpo e mente descansarem e, assim, levantar bem disposto. 

São pequenas mudanças em velhos hábitos que darão a você uma rotina cheia de energia.

Uma boa ideia para inserir esses novos hábitos no seu cotidiano é estipular metas e, a cada objetivo alcançado, dar a si mesmo um pequeno presente. Com o passar do tempo, você estará tão acostumado às novas práticas que sua maior recompensa será o bem-estar.

3. Descanse a sua mente

Descansar a mente é essencial para conseguir fazer as demandas com mais foco, concentração e agilidade.

Para conseguir ser uma pessoa produtiva e executar as tarefas com a máxima eficiência, é necessário dar uma folga para a sua cabeça. Utilizar métodos como o Pomodoro facilitam o cumprimento dessa dica. 

Essa técnica consiste em focar totalmente em uma tarefa por 25 minutos e, logo após, fazer uma pausa de 5 minutos. Depois de quatro ciclos, você descansa por 15 ou 30 minutos e repete o processo.. 

Alguns empreendedores também vêm optando pela meditação, mas uma simples pausa para tomar um cafezinho já pode fazer uma grande diferença.

4. Determine tempo para cada tarefa

Uma ótima estratégia para aumentar a produtividade na sua rotina de trabalho é criar o hábito de calcular o tempo que você gasta para executar cada tarefa do seu dia. Há diversos aplicativos online que auxiliam nessa cronometragem. 

Desta forma, é possível ter um panorama geral das atividades, facilitando a organização da agenda com base no seu desempenho.

5. Siga a regra dos 2 minutos

A ideia consiste no seguinte: ao se deparar com uma tarefa ou ação que você sabe que será concluída em no máximo 2 minutos, faça-a imediatamente. Executar essa atividade na hora tomará menos tempo do que voltar a ela depois. 

Aqui aborda-se a prática do imediatismo. Sabe quando um cliente entra na loja solicitando algo, e você na mesma hora vai ao estoque para respondê-la com assertividade? Então, seguir essa regra dos 2 minutos é apostar exatamente na mesma lógica, só que será para demandas do seu dia a dia. 

6. Exercite-se

De acordo com um estudo publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine, usar parte do seu tempo para se exercitar pode melhorar sua produtividade

Portanto, não se esqueça de estabelecer um horário durante a semana para caminhar, ir à academia ou praticar a sua atividade física favorita. Afinal, fazer o sangue pulsar pode ajudar a limpar sua mente e recuperar o foco.

7.  Trabalhe em um projeto pessoal

Sabe aquele passatempo preferido que você deixou de lado muitas vezes por não ter a oportunidade de se dedicar a ele? Pois bem, é hora de encaixá-lo na sua agenda. 

Além de ser um tempo só seu, contribui para o alívio do estresse e faz com que você fique motivado e tenha mais disposição para executar outras atividades.

8. Escolha as ferramentas certas

Imagine uma cozinheira que precisa fatiar legumes mas só tem uma colher. Ou um marceneiro que, para dar acabamento em suas peças, tem apenas uma lixa de unha. 

Esses exemplos podem até serem exagerados, mas deu para entender onde a gente quer chegar: ter as ferramentas certas faz muita diferença. A tecnologia oferece recursos de todos os tipos, dos mais simples aos mais complexos também para tarefas do dia a dia.

Para gestão da empresa, nossa recomendação é contar com uma boa plataforma de gestão, como a Conta Azul. Para outros tipos de tarefas, vale a pena encontrar soluções que ajudam você a ganhar tempo e produtividade no dia a dia.

Como aumentar a produtividade

Aumente a produtividade com ajuda da tecnologia

Percebeu como algumas mudanças e a inclusão de hábitos simples na sua rotina são definitivos para alcançar um aumento da produtividade?

É através deles que a tão sonhada gestão de tempo será aplicada com eficiência, dando assim o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal que o dono de negócio normalmente precisa. 

Usar a tecnologia também ajuda a elevar esse benefício da produtividade. Na prática, é o mesmo que usar um sistema de automação de tarefas que antes eram manuais.

Sabe quem pode te ajudar? A Conta Azul Pro!

Trata-se de um ERP online e  fácil de usar, excelente opção para quem busca reduzir o tempo, eliminar os erros, tarefas manuais e, um dos aspectos mais importantes: otimizar o controle financeiro da empresa como um todo. 

Com a Conta Azul Pro, você acompanha a gestão financeira do seu negócio em tempo real, acessando dados importantes com poucos cliques. Inclusive, pelo App Conta Azul de Bolso, é possível monitorar o estoque, as vendas e o fluxo de caixa, de onde estiver.

Outro setor que é bastante otimizado com a Conta Azul Pro é o estoque. Para você ter uma ideia, pela plataforma, é possível emitir relatórios completos e detalhados, sem contar com as notificações de quando os itens alcançam as quantidades mínimas.  

Emitir notas fiscais com a Conta Azul também é muito simples e você ainda pode dar adeus aos malotes e a impressão de documentos 

Viu só como a tecnologia é uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade? Conte com a Conta Azul Pro e tenha uma plataforma completa para sua gestão financeira. Teste gratuitamente e veja a mudança instantânea em sua rotina! 

Leia mais

Leia também