8 ideias para ganhar dinheiro com as redes sociais na Black Friday 2021

Sobre o que estamos falando?

  • Para desenvolver uma boa estratégia para a Black Friday 2021 é importante conhecer os seus clientes. Veja alguns dados sobre a data e qual é o público que mais utiliza as redes sociais atualmente;
  • Confira também 8 dicas importantes desenvolvidas pela Conta Azul para você se diferenciar da concorrência, criar uma boa estratégia nas redes sociais e vender mais;
  • Entenda como organizar a sua empresa para aproveitar a Black Friday com a ajuda da Conta Azul.

Experimente grátis a Conta Azul!

 



Rufem os tambores: a Black Friday 2021 está chegando! 

Só para você ter uma ideia da importância dessa data, segundo dados do relatório da Neotrust divulgados no portal E-commerce Brasil, na edição passada:

  • Mais de 4 milhões de pessoas fizeram compras online na Black Friday;
  • E 8 bilhões de reais foram movimentados. 

Achou os números impressionantes? 

Se sim, saiba que a Black Friday 2021 promete! 

Só no primeiro semestre deste ano, quase 80 milhões de compras pela internet foram realizadas, segundo dados do mesmo levantamento. 

Mas eu não tenho site.

Nem se preocupe: aqui, você descobrirá como vender online através das redes sociais e ganhar muito dinheiro na Black Friday, mesmo sem ter site ou usar maquininha de cartão de crédito.

black-friday-redes-sociais-3

O poder de uma boa estratégia de Black Friday

Para faturar bem, é importante saber que uma boa estratégia para a Black Friday não se resume apenas em baixar os preços. Afinal, isso já é o esperado por todos durante a data. 

É aquele “algo a mais”, ou seja, aquilo que só sua empresa pode oferecer, presente na sua estratégia, que vai diferenciar seu negócio dos concorrentes. 

Para isso, é preciso, de um lado, entender o público, os motivos pelos quais um produto ou serviço é mais vendido que outro e quais são as expectativas dos seus potenciais clientes em relação a sua empresa.

Do outro, é importante conhecer a concorrência e analisar as ações desenvolvidas nas redes sociais, principalmente.

Com essas informações, você já pode dar o pontapé inicial para desenvolver a sua estratégia para a Black Friday.

Qual é o público que mais usa as redes sociais?

Segundo dados de pesquisas reunidas no site Oberlo, a geração que está mais conectada é a dos Millennials (nascidos entre 1981 e 2000): 94,4% deles estão presentes nas redes sociais. Em seguida, vem a geração Geração X (1961 e 1981), com 77,5%  e, por último, os Baby boomers (1946 e 1960), onde menos da metade usa as redes sociais (48,2%).

Mas, isso não significa que as suas estratégias para a Black Friday deverão ter como foco essa média geral. Afinal, dependendo do tipo de negócio, uma ou outra rede social pode ser mais utilizada. 

Porém, ter conhecimento sobre os públicos mais conectados pode ajudar no desenvolvimento de estratégias em outros meios que você ainda não estava considerando.

Um profissional fisioterapeuta que também é especializado em geriatria pode, além de divulgar seus serviços no Instagram, pensar em mais ações que vão além do digital, já que mais da metade do público idoso não utiliza as redes. 

Distribuição de panfletos em locais frequentados por eles até mesmo chamadas no rádio podem ser alternativas, por exemplo.

black-friday-redes-sociais-2

Como vender pelas redes sociais na Black Friday 2021?

 

1. Verifique se o seu estoque é suficiente para a Black Friday


Antes de criar os posts com as ofertas da Black Friday 2021, analise primeiro o seu estoque

E isso vale tanto para quem vende produtos ou oferece serviços. Dessa forma, converse com seus fornecedores para garantir o seu estoque. Negocie prazos de pagamento e também descontos, por comprar uma quantidade maior.

Outra coisa interessante é sempre ter mais de um fornecedor ou opção de matéria-prima. 

Digamos que você vende brownies, onde um dos ingredientes mais importantes é o cacau em pó. Porém, apesar de você dar preferência a uma marca específica, já sabe onde encontrar outra, com qualidade idêntica, por exemplo. 

Lembre-se: A falta de produtos é sinônimo de perda das vendas. 

2. Escolha as redes sociais certas para seu negócio


Nem sempre, seus potenciais clientes estarão em todas as redes sociais: descubra quais delas são usadas pelo seu público.

Com isso, você direciona melhor a sua estratégia de postagens para a Black Friday 2021, economizando tempo e dinheiro. Se você tem uma loja de roupas para adolescentes, pode ser interessante estar no TikTok e no Instagram; se você vende cursos, divulgá-los no LinkedIn, que é uma rede social de âmbito mais profissional, pode ser uma boa alternativa. 

A nossa dica é: evite atirar para todos os lados.

3. Crie promoções impactantes e diversificadas


Para começar, na Black Friday, você precisa fazer promoções que façam sentido para os clientes. 

Então, nada de focar apenas naqueles pratos que nunca saem ou nos serviços que são raramente agendados: para atrair o cliente, é preciso oferecer o que ele está buscando.

Descontos para as próximas compras, brindes e frete grátis também são muito bem-vindos. 

Além disso, você pode aproveitar a Black Friday para movimentar as suas redes sociais, melhorando o engajamento. 

Fazer enquetes e utilizar o recurso “caixinha de perguntas” nos stories do Instagram são boas opções. Você também pode investir em publicações com frases mais criativas, como “marque nos comentários quem vai te dar este presente”. 

4. Desenvolva uma comunicação assertiva


Antes, durante e depois da Black Friday.

É importante sempre estar falando com o cliente, mas pelos canais certos e com a linguagem adequada.

Se seu público é mais jovem e descolado, utilizar palavras mais difíceis pode dificultar a comunicação; agora, caso seus potenciais clientes sejam muito tradicionais, usar linguagem muito informal pode não ser interessante. 

5. Ofereça opções inovadoras de pagamento


Quanto mais formas de pagamento você oferecer, maiores são as oportunidades dos seus clientes fecharem uma venda. 

Por isso, saia do tradicional dinheiro em espécie e da transferência bancária: busque meios de pagamento inovadores, como os links de pagamento e o Pix Cobrança.

Com o Receba Fácil Cartão de Crédito (via Link) da Conta Azul, por exemplo, você pode parcelar uma compra sem ter uma maquininha. Clique aqui para saber mais sobre essa facilidade! 

6. Acompanhe seus resultados


Acompanhar os resultados das promoções é tão importante quanto divulgá-las.

Afinal, assim você pode descobrir o que está dando certo, para repetir ou aprimorar e também o que não está funcionando, para ajustar. 

A maioria das redes sociais, para contas comerciais, já disponibiliza algumas métricas, como quantidade de curtidas e quantas pessoas foram alcançadas. 

Também é importante acompanhar o resultado das suas vendas, de preferência em tempo real. Nesse contexto, ter um bom sistema de gestão online pode ajudar bastante.

A Conta Azul pode ajudar você a acompanhar dados importantes da sua empresa: clique aqui e experimente grátis!

7. Divulgue ao máximo


Seu público precisa saber que você está promovendo ofertas para a Black Friday!

Para isso:

  • Organize as postagens, deixando bem claro todas as informações importantes sobre as ofertas. Algumas ferramentas, gratuitas inclusive,  já possuem modelos prontos de posts, como o Canva;
  • Mostre o dia a dia do seu negócio através dos stories, divulgando detalhes dos seus produtos ou serviços; 
  • Use e abuse da função Reels do Instagram, pois ela favorece o alcance das suas publicações;
  • Peça ajuda dos seus clientes fiéis para divulgarem as suas publicações: afinal, eles são fortes testemunhas do quanto o seu produto ou serviço é de qualidade!
  • Crie listas de transmissão no WhatsApp conforme as preferências dos clientes. No caso de um salão de beleza, por exemplo, você pode separar os grupos conforme os serviços buscados pelos clientes.

8. Faça parcerias 

Quem mais poderia ajudar na divulgação dos seus produtos e/ou serviços? 

Analise em sua região a possibilidade de fazer parcerias com influenciadores digitais ou outras empresas, que podem ajudar a propagar as suas ofertas.

Porém, leve sempre em consideração se o nicho deles faz sentido para o seu negócio.

black-friday-redes-sociais

A Conta Azul facilita suas vendas, mesmo sem ter site!

Ter um site é bom, mas quem disse que você precisa de um para vender muito na Black Friday 2021?

O Receba Fácil da Conta Azul simplifica e organiza os seus recebimentos. Assim, você não corre o risco de se perder no extrato bancário e de ter dores de cabeça com a conciliação das vendas.

As modalidades do Receba Fácil da Conta Azul são: 

Além disso, a plataforma online de gestão da Conta Azul centraliza todas as informações importantes da sua empresa em único lugar. 

Com isso, você pode ter acesso aos dados do financeiro, da contabilidade, do estoque, das vendas e do fluxo de caixa de onde estiver. A Conta Azul também emite notas fiscais e pode enviar lembretes automáticos dos vencimentos das cobranças dos seus clientes. 

E ainda não acabou!

A solução da Conta Azul realiza integrações com mais de 50 plataformas digitais (isso mesmo, mais de 50!), como Mercado Livre, Mercado Pago, Hotmart, PayPal, PagSeguro, Pipedrive, RD Station e Shopify. 

Gostou?

Então clique aqui e experimente grátis a Conta Azul!

Nova call to action

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?