Controle Financeiro

8 dicas para redução de custos operacionais e administrativos

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

8 dicas para redução de custos operacionais e administrativos

As variações na situação econômica do país são sempre algo a ser levado em consideração nos negócios, não é mesmo? Os fatores são diversos, desde mudanças políticas até hábitos de consumo, por isso mesmo é necessário estar preparado para as eventualidades, independentemente do motivo. Deste modo, por mais que se tenha um planejamento bem estruturado e um fluxo de caixa controlado, quando a crise bate à porta, a redução de custos operacionais e administrativos é sempre uma boa solução para manter a empresa ativa no mercado.

Neste contexto, ter uma planilha de controle de gastos atualizada é o primeiro passo para saber o que pode ou não ser diminuído do orçamento para preservar a saúde financeira do negócio. Mas há outras providências que podem ser tomadas diante das recessões para que sua empresa passe por fases difíceis sem preocupações. Confira nossas recomendações!

1. Conheça os custos

Nos períodos de crise, normalmente, os empresários reduzem custos que não deveriam e acabam prejudicando a qualidade do produto ou serviço ofertado — e, acredite, isso é mais comum do que você imagina. Portanto, antes de sair cortando os gastos, liste tudo e faça uma avaliação para ter certeza do que é realmente necessário, o que pode ser substituído e o que deve ser cortado. Somente conhecendo em detalhes suas despesas é possível buscar alternativas mais baratas para manter o seu negócio no azul.

2. Envolva os colaboradores

Organize uma reunião com todos os funcionários da empresa e explique a situação, pois mesmo que os gestores tenham conhecimento dos processos da equipe, nem sempre é possível identificar os desperdícios. Já os colaboradores, como estão mais ligados à produção, podem indicar com eficiência em que setores acontecem as perdas e, quem sabe, até mostrar soluções para o problema.

3. Negocie preços e condições de pagamento

Períodos de crise são complicados para todo mundo, não é mesmo? Porém, não se pode deixar o negócio morrer por uma eventualidade, é preciso fazer o mercado girar. Negocie com o seu fornecedor novas formas de pagamento e use todo o seu poder de barganha para conseguir melhores preços. Afinal, ele precisa tanto de você quando você dele.

4. Avalie a terceirização de processos

Uma ótima opção para reduzir custos operacionais e administrativos é encontrar parceiros que possam oferecer qualidade com o melhor custo-benefício. Isso diminui o valor dos impostos que são pagos, trazendo economia para sua empresa e contribuindo para o crescimento dos parceiros.

5. Análise uma mudança de local

Antes de pensar em mudar é preciso ver se isso realmente trará benefícios para a empresa, tanto em questões financeiras quanto em relação a outros fatores que impactam no negócio. Se após essa avaliação a mudança for a melhor decisão, além de economizar no aluguel mensal é possível encontrar um lugar que forneça vantagens logísticas e tributárias. Porém, é necessário muito planejamento e cautela para essa medida. Tudo deve ser muito bem estudado para que o tiro não saia pela culatra, como bem diz o ditado.

6. Aumente o giro do estoque

Quando mais rápido forem feitas as vendas, menor será a sua necessidade de capital de giro — o que, por sua vez, diminui os custos de financiamento. Então, trabalhe forte nas vendas com base naquilo que você tem armazenado e faça algumas promoções para chamar a atenção do cliente, mantendo o seu estoque girando. Deste modo, é possível utilizar os seus próprios recursos financeiros para novas compras.

7. Estude a troca do regime tributário

Existem algumas empresas que podem escolher o regime de tributação, o que pode garantir economia fiscal. A troca pode proporcionar uma redução no Imposto de Renda, na contribuição fiscal, na contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS) e no programa de integração social (PIS). Avalie se este é o seu caso e faça um planejamento do resultado da empresa no ano para que possa ser estimado o valor de economia e, assim, ver se realmente é vantajosa a mudança. Para pequenas empresas, a tabela do Simples Nacional sempre deve ser considerada.

8. Adote um sistema de gestão

Ter um software de gestão financeira ao seu lado em períodos assim é essencial para controlar de perto tanto o próprio financeiro quanto o estoque, as vendas e as outras atividades relacionadas à administração de um negócio. Desta maneira, você conseguirá entender melhor o que está acontecendo na empresa e poderá identificar desde novas oportunidades até qual é a melhor providência a ser tomada diante das mais variadas situações.

Viu como tem muita coisa a ser feita? Conte sempre com o ContaAzul para ajudá-lo em todos os momentos do seu negócio. Deixe aqui nos comentários suas dúvidas que nós iremos auxiliá-lo da melhor forma possível. 

Leia também