Controle Financeiro

Como fazer uma empresa crescer financeiramente? Confira 7 passos!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 9 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Um dos caminhos para saber como fazer uma empresa crescer financeiramente é montando um bom planejamento estratégico;

  • Ser detalhista no plano de negócios e conhecer bem o cliente são outras ações importantes para desenvolver a empresa e se destacar no mercado;

  • Utilizar a tecnologia só melhora os resultados. Por isso, conheça a Conta Azul Pro, plataforma de gestão completa e 100% online. Teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Saber como fazer uma empresa crescer financeiramente é o desejo de qualquer empreendedor. Para isso, é preciso voltar algumas casas e olhar para alguns aspectos que estão além do operacional. Afinal, a jornada de conquistas pode se tornar mais complicada quando se tem um objetivo, mas não se sabe de que forma atingir o sucesso. 

Acontece que nem sempre é tão simples parar e focar no estratégico da empresa, principalmente diante de tantas tarefas importantes do dia a dia. E foi pensando nisso que desenvolvemos esse conteúdo. 

Aqui, você vai encontrar dicas práticas para fazer a sua empresa crescer além do financeiro. Continue lendo e veja como é possível crescer no mercado com ações simples. Boa leitura! 

Como fazer uma empresa crescer financeiramente

Como fazer uma empresa crescer financeiramente em 7 passos

Todo dono de negócio tem como foco vender, faturar mais e se destacar no mercado. É como se você tivesse um reino (empresa), que deseja ser maior que os demais (concorrentes) e levar prosperidade para seus cidadãos (clientes). Mas, para conquistar esse destaque, é preciso seguir alguns passos que o levarão ao sucesso. 

A administradora e contadora Carla Regina Silva Martins, especialista em finanças empresariais e consultora da empresa Integrada Soluções Empresariais, trouxe algumas dicas para lhe auxiliar. Veja abaixo quais são elas e de que forma é possível implementá-las. 

1. Descubra se sua ideia é viável e defina o melhor modelo de negócio

Seu objetivo inicial é o crescimento financeiro, mas como você fará isso? É preciso ter ideias que vão de encontro com a realidade para conseguir, de fato, tirar o desejo do papel. 

Seguindo a analogia de tempos antigos, é fácil um rei/rainha pensar em conquistar o território apenas com um exército. Mas será que essa é a melhor estratégia? A peça-chave aqui é ter um estudo de viabilidade! 

Para quem parte do zero ou precisa reformular sua proposta, a definição ou alteração do modelo de negócio ajuda. Carla sugere recorrer ao Business Model Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico resolvida em uma só página, dividida em nove blocos, considerando questões como:

  • O que sua empresa oferece ao mercado;

  • Quem irá atender;

  • Recursos;

  • Parcerias;

  • Fontes de receita.

Antes de começar a fazer cálculos e pensar em estrutura e maquinário, avalie a aplicabilidade da sua ideia. É essencial ter esse momento, tanto para iniciar um negócio quanto para ajustar um modelo já aplicado. Isso fará com que você tenha ciência para onde ir e de que forma fará isso. 

2. Seja detalhista no plano de negócios

Essa é a hora de ter um verdadeiro plano de batalha. Afinal, ninguém vai para o campo de guerra (mesmo que mercadológico) sem preparo. Quando você já sabe o que fazer e entende que é viável aplicar sua ideia, o próximo passo é criar um plano de negócios queservirá como um roteiro para se seguir.

Cuidar dos detalhes será o diferencial nesta hora. Portanto, é importante anotar tudo sobre:

  • O ramo em que irá atuar;

  • Clientes e fornecedores;

  • Concorrência;

  • Estratégia de marketing;

  • Análise financeira;

  • Pontos fortes e aspectos a melhorar;

  • entre outros. 

Aqui é possível fazer uma análise SWOT para identificar quais são os pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças em relação a todos esses itens. 

3. Conheça realmente o seu cliente

Não se faz um bom reinado sem escutar sua população. Essa é uma premissa básica que Nicolau Maquiavel aborda em seu livro O Príncipe. Por isso, se você quer saber como fazer sua empresa crescer no mercado, é imprescindível ter noção sobre o que seu cliente quer

Afinal, qual é o seu público-alvo e seus hábitos de consumo? Não estamos falando em estatísticas, como lembra Carla: “Não se trata de quantos são homens e quantos são mulheres. O objetivo é descobrir e entender o que ele gosta de comprar e suas necessidades, entendendo o que busca quando vai até você”, pondera.

Se você conduzir essa análise com disciplina, estará pronto para enfrentar a dica número 4.

4. Diferencie-se e torne-se competitivo

Quando o gestor percebe que seus “cidadãos” estão indo para outro “reino”, mesmo você oferecendo o que ele deseja, é necessário entender o porquê isso está acontecendo. Provavelmente, seu concorrente está proporcionando algum diferencial mais atrativo que o seu. 

O pulo do gato é compreender isso e assimilar o que de especial o seu negócio tem para que se destaque dos demais. Pode ser o preço, experiência, inovação, estilo de vida, praticidade, entre outros. 

Por isso que, parasaber como fazer uma empresa crescer financeiramente, é necessário entender como atrair o consumidor. Um atendimento mais caseiro e personalizado pode ser um bom começo, lembra Carla. 

E que tal promoções, eventos especiais e atividades de interação? “A ideia é oferecer mais serviços e facilidades, ou seja, pensar no que entrego como complemento ao cliente”, diz.

Quando o empreendedor é criativo e entrega boas soluções com algum diferencial, o consumidor pode até nem questionar o preço um pouco superior aos dos concorrentes, se for o caso. 

Essa será uma forma de você demonstrar que, de fato, o escuta e está ali pensando no seu bem-estar. Afinal, ter uma experiência de consumo mais humana traz a sensação de confiabilidade, amizade e credibilidade.

5. Divulgue o seu produto ou serviço

Fazer com que os cidadãos de outros reinos prefiram o seu vai gerar ainda mais recursos financeiros para você. Como fazer isso? Divulgando as suas qualidades para ter uma estratégia assertiva! 

Seu produto/serviço precisa ser visto para ser desejado. Diferente do passado, no mundo atual a internet é uma ferramenta espetacular para isso. E não importa o tipo de negócio: sempre dá para se beneficiar usando as ferramentas online para marketing ou vendas. 

“Redes sociais são um canal muito direto de comunicação com o cliente. É mais fácil fazer uma pergunta pelo WhatsApp do que pegar o telefone e ligar”, exemplifica Carla.

Mas a consultora adverte: não use o espaço sem critérios, publicando de qualquer forma, ou mesmo misturando sua conta pessoal com a da empresa. “Esse trabalho precisa ser feito de maneira técnica, transformando o canal em mais um meio de comunicação do negócio”, pontua.

Se não tem conhecimento, pode terceirizar a demanda. Se não há recursos, nunca é tarde para aprender ao menos o básico. Cursos online gratuitos estão aí para isso.

6. Controle o fluxo de caixa

Você já aplicou sua estratégia de batalha, todos os passos anteriores estão dominados, mas ainda não vê seu reino crescer financeiramente. Sabe dizer para onde o dinheiro da empresa está indo e de onde ele vem? 

Ter um fluxo de caixa é o que ajudará a responder essas perguntas. Será a sua organização das finanças que garantirá a sobrevivência do negócio. Mas como fazer isso? Registre todas as receitas e despesas, não importa o tamanho. 

Ao realizar esse diagnóstico, é possível identificar problemas de cobrança, um custo muito alto com determinado fornecedor e até mesmo que aquele empréstimo que contratou no mês passado era desnecessário – e o pior: os juros irão comprometer parte do faturamento por algum tempo ainda.

Pode começar com uma planilha, que é o modelo básico de controle financeiro. Mas o melhor mesmo é ter uma plataforma de gestão online que facilitará muito a sua vida! 

7. Profissionalize a gestão financeira da empresa

O rei/rainha possui inúmeras responsabilidades, e por isso que o ideal é ter um responsável em contabilidade que auxilie na gestão financeira do reino. Neste caso, o profissional que lhe dará todos os insumos necessários para fazer um bom planejamento da empresa será o contador

Use tudo o que ele pode oferecer a você. Com seu conhecimento e experiência, certamente lhe dará boas orientações para realizar os ajustes financeiros necessários, além de indicar as melhores práticas de gestão tributária.

É provável que a automatização dos processos esteja entre as dicas. Afinal, aquele boleto esquecido e que gerou multas ou o cliente que não pagou e você não lembrou de cobrar são situações evitáveis quando há uma plataforma de gestão.

Segundo Carla, esse tipo de sistema ajuda mais que a planilha, pois agrupa as informações e é facilmente integrado à rotina do negócio quando funciona de forma online.

Como fazer uma empresa crescer financeiramente

O sucesso da sua empresa depende de você 

Ao longo do passo a passo visto, percebeu como a identificação das necessidades do seu negócio só depende de você? É preciso ser bem estratégico e ter um real controle de todos os processos para fazer sua empresa crescer

A cartada final para conquistar o mercado e ter um bom planejamento financeiro para empresa é contar com o apoio da tecnologia. Esse é um recurso que os reinos antigos não possuíam, mas que seria uma ótima ferramenta para utilizar em guerra. 

Imagina ter um sistema ERP online que interliga todos os dados e processos do negócio em um único lugar? Conseguir ter uma visão ampla e em tempo real sobre seu fluxo de caixa, estoque, vendas, entre outros? 

Isso é o que a Conta Azul Pro oferece. Com ela, você terá um controle financeiro que auxiliará toda a sua gestão, indo desde a emissão de notas fiscais até a integração com o contador. 

Além disso, o app Conta Azul de Bolso também estará disponível, para que seja possível acompanhar o crescimento financeiro da sua empresa na palma da mão. 

Conte com nossa plataforma completa e 100% online para ter o apoio que você precisa para decolar no mercado! Teste gratuitamente e conheça todas as facilidades! 

Leia mais

 

 

 

Leia também