7 lições de empreendedorismo que você pode ter com Jack Welch

Sobre o que estamos falando?

  • Jack Welch foi um dos maiores gestores da General Electric Company (GE) no século XX, em uma jornada que durou de 1981 a 2001.
  • Exemplo de liderança e resiliência, Jack deixou um legado de lições de empreendedorismo ao encontrar soluções para diversos problemas do mercado.
  • A Conta Azul também te ajuda na solução de problemas, através de um sistema prático e integrado: conheça a Conta Azul Pro.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Por trás de toda empresa de sucesso, existem boas lições de empreendedorismo.

Um dos nomes que se destacaram na história foi o de Jack Welch, um dos maiores gestores da General Electric Company (GE). 

Sua jornada na empresa durou de 1981 a 2001 e durante esse período, as pessoas que trabalharam com ele aprenderam a pensar fora da caixa e criar soluções para os problemas. 

Sendo um exemplo de liderança, gestão de pessoas e resiliência, Jack deixou um grande legado. E neste artigo você terá a oportunidade de conhecer:

licoes-de-empreendedorismo-que-voce-pode-ter-com-jack-welch

7 lições de empreendedorismo com Jack Welch

Jack Welch se comportava como dono da empresa, desenvolvendo habilidades essenciais para o desafio do empreendedorismo: liderança e comunicação.

Para mudar isso, confira as sete lições de empreendedorismo de Jack Welch:

  1. Seja curioso e faça perguntas relevantes

Welch acreditava na importância de fazer as perguntas certas, de ser curioso e saber exatamente qual é a finalidade de fazer uma tarefa, buscar um objetivo ou liderar a sua equipe. Tudo deve ter um propósito. 

O empreendedor precisa estar em constante evolução e aprendizado, questionando processos. 

Portanto, a lição que você, empreendedor pode tirar é: questionar o que a empresa está oferecendo e como todos os processos podem ser melhorados.  

   2. Aprenda com as melhores práticas


Outra lição valiosa que Welch deixou foi a capacidade de replicar as melhores práticas de outras empresas. 

Ele até designou uma pessoa da empresa para estudar a concorrência e trazer esses bons exemplos. Uma das empresas usadas para esse estudo foi a IBM e a Johnson & Johnson. 

O sucesso do estudo foi tanto, que permitiu a entrada da GE no mercado chinês e passar a ser uma das grandes concorrentes na época. 

Você pode estudar o que os seus concorrentes estão praticando e entender como fazem isso. Não se trata de copiar o que o concorrente está fazendo, mas aprender a lição e adaptar a realidade da sua empresa. 

   3. Inspire o seu time 


Inspirar as pessoas que trabalham com você é algo que deve ser trabalhado diariamente. 

As lições de empreendedorismo de Welch se estendem tanto para quem tem a própria empresa, como para quem trabalha em uma companhia. 

Você pode começar a praticar a autoconfiança, autoestima e a liderança pelo exemplo em seu empreendimento, inspirando os seus colaboradores (caso tenha) e outros empreendedores. 

   4. Saiba a importância da horizontalidade


O conceito de horizontalidade, de acordo com Jack Welch, mostra a importância da comunicação entre as equipes da empresa, eliminando a burocracia e tudo o que separa as pessoas entre os setores.

Para fazer isso, os empreendedores podem dialogar com os fornecedores e clientes a fim de alinhar as expectativas de vendas dos produtos e serviços, estabelecendo prazos de entrega e melhores preços, para fim de que sejam de fato úteis aos consumidores. 

Para os empreendedores que possuem equipes de trabalho maiores, o conceito de horizontalidade se aplica a comunicação efetiva entre os setores de marketing, financeiro e administrativo, assim, a fim de que todos se entenderam e cheguem a um denominador comum.

     5.Conscientize sua equipe sobre onde está (e para onde vai)

Welch tinha em mente que a empresa tem a responsabilidade de controlar o seu destino, bem como onde ela está e para onde vai. Para ele, não fazia sentido esperar as coisas acontecerem para tomar uma decisão na empresa, mas o ideal é traçar objetivos claros de como resolver as situações e alcançar as metas da organização.

Com isso, O empreendedor pode então entender o mercado em que atua, o que a concorrência está oferecendo, como estão as vendas e se programar para criar a sua própria estratégia de sucesso. 

Esse conceito pode ser passado para os demais membros da equipe (caso seja uma empresa maior), deixando claro quais são as metas a curto, médio e longo prazo, agindo rápido e sem se deixar levar pelas circunstâncias.

   6. Se prepare para a transformação digital


Welch viu a internet como uma forma de expansão da GE para o mundo. Então ele criou um grupo de empreendedores que tinham a função de estudar modelos de negócio com grande potencial de crescimento.

Diante disso, os empreendedores devem aproveitar os conteúdos online para aumentar seus conhecimentos para gerir melhor o próprio negócio, analisar os concorrentes e atender as necessidades dos clientes.

   7. Mantenha o foco


O foco do empreendedor deve estar nas atividades importantes, em tudo o que faz o negócio crescer. O que te motiva a continuar empreendendo? 

Na época, quando Jack assumiu como CEO da General Electric, a empresa tinha cerca de 350 negócios. A maioria deles não estava gerando bons resultados, o que não fazia sentido para ele. Diante disso, Welch entendeu o que estava acontecendo e tentou consertar alguns problemas, fechando os negócios que estavam indo mal. 

Parece radical? Não para Jack! Afinal, ele fez com que a GE alcançasse um patamar de imenso sucesso ainda nos anos 90.

licoes-de-empreendedorismo-que-voce-pode-ter-com-jack-welch-2

O estilo Jack Welch de liderança

Essas sete lições de empreendedorismo levou a todos os que trabalhavam com ele a enxergarem o mercado com outros olhos. 

As dificuldades do dia a dia e os desafios que os gestores e colaboradores enfrentavam, passaram a ser resolvidos de forma prática e realista.

Jack não perdia tempo com detalhes, mas tentava estimular os colaboradores, fazendo-os enxergar a importância das ações. 

Ele não acreditava em uma liderança totalitária, mas sim em ouvir os liderados e deixar que opinassem sobre o melhor caminho.

Frases de Jack Welch 

Welch deixou muito conhecimento escrito e falado, o que enriqueceu a sua carreira. Conheça algumas das principais frases Jack para se inspirar:

“Encare a realidade como ela é e não como você gostaria que fosse.”

“Antes de você ser um líder, o sucesso é crescer. Quando você se torna líder, o sucesso tem tudo a ver com o crescimento dos outros”.

“Uma missão que é armadilha para as empresas: tentar ser tudo para todas as pessoas, o tempo todo”. 

Livros de Jack Welch

Jack deixou muito conhecimento escrito e mesmo ele já tenha nos deixado em 1 de março de 2020, a sua mente brilhante está gravada nos livros. Entre eles: 

  • Paixão por vencer; 

  • O Vencedor: O livro definitivo para fazer negócios;

  • O MBA da vida real;

  • Trip Trap (em português, ficaria como Armadilha).

licoes-de-empreendedorismo-que-voce-pode-ter-com-jack-welch-3

Como a Conta Azul pode te ajudar a empreender na prática? 

Depois de conhecer e se inspirar com as lições de empreendedorismo de Jack Welch, a Conta Azul está pronta para ajudar você e outros empreendedores! 

Com um ERP moderno e prático, você pode gerenciar a sua empresa de onde estiver, organizando tudo ativamente. 

A Conta Azul te oferece:

  • Possibilidades de receber pagamentos dos clientes de maneira segura e moderna;

  • Emissão rápida de notas fiscais e acompanhamento  das despesas da sua empresa;

  • Envio automático de boletos para seus clientes pagarem com mais facilidade;. A Conta Azul tem essa funcionalidade que vai otimizar a sua rotina.

  • ITenha as informações do setor financeiro, fiscal, contábil, comercial e de estoque em um só lugar.

  • Integração com as principais plataformas: RD Station, PagSeguro, Mercado Livre, Mercado Pago, etc;

A Conta Azul foi feita para você, micro e pequeno empreendedor, que está em busca de ferramentas confiáveis e fáceis de utilizar no dia a dia.

Gostou? Então, clique aqui para experimentar gratuitamente todas essas facilidades da Conta Azul e aproveite! 

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?