7 estratégias para aumentar as vendas no início do ano

Sobre o que estamos falando?

  • Os primeiros meses do ano são de baixas nas vendas em quase todos os setores, por isso, desenvolver e planejar ações para aumentar as vendas nesse período é essencial;
  • Confira 7 dicas para sua empresa deixar de lado as dificuldades do início do ano e dar lugar às oportunidades que o período pode trazer;
  • Para aumentar as vendas no início do ano, você precisa aliar suas estratégias com um bom sistema de gestão. Descubra como a Conta Azul ajuda o seu negócio em todas as épocas do ano!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Criar estratégias para aumentar as vendas no início pode parecer desafiador, já que várias pessoas preferem diminuir as despesas nos meses de janeiro e fevereiro.

E não é só o bolso do consumidor que está fechado para as compras. Geralmente, no início do ano, o pensamento de grande parte da população está voltado para outros gastos, como impostos, matrícula do colégio dos filhos e material escolar. Então, como ganhar a atenção do consumidor nesse momento? É isso e mais que você vai descobrir neste post: 

Dificuldades e oportunidades para aumentar as vendas no início do ano

Depois de faturar um volume considerável no  fim de ano, com as promoções de Black Friday e Natal, muitas empresas costumam enfrentar desafios no início do ano para alcançar as metas de vendas e manter o fluxo de faturamento saudável.  

Os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos pelos empreendedores como a pior época do ano para fechar vendas, então, o ideal é aproveitar o gás de dezembro para não desacelerar e buscar manter o ritmo nos meses finais do ano. 

Isso pode até parecer complexo, mas com criatividade, boas estratégias e um plano de ações, é possível virar o jogo e continuar faturando nesses meses que são, tradicionalmente, ruins. 

O segredo é se programar para esses temidos meses o quanto antes, assim fica mais fácil driblar as dificuldades do período. 

Como primeiro passo, analise o que seus concorrentes costumam fazer no início do ano e faça um levantamento do que faz sentido para o seu negócio. Também é importante verificar o que estão fazendo de errado para você não fazer igual e, assim, entregar uma experiência melhor para seus clientes. 

Veja as principais datas comemorativas de janeiro:

  • 01/01 - Ano novo: aproveite a chegada do novo ano para fortalecer a parceria com seus clientes. Invista no relacionamento;

  • 24/01 - Dia do aposentado: esse público frequenta seu negócio? Se sim, vale pensar em ações de marketing alinhadas com essas pessoas;

  • 25/01 - Dia do Carteiro e Aniversário da Cidade de São Paulo: se sua empresa envia produtos para todo o Brasil, vale usar o dia do carteiro para criar promoções. No aniversário de SP, uma boa ideia é pensar em ações para clientes que moram na região.  

  • 30/01 - Dia da Saudade: aqui uma boa ideia é entrar em contato com aquele cliente que faz tempo que não fecha um negócio com você.  

Em fevereiro, o calendário conta com o Dia de São Valentim, no dia 14. Ele é conhecido como o santo dos apaixonados e, em alguns países, o dia dos namorados é comemorado nessa data. Então, para aumentar as vendas no início do ano, uma boa ideia é usar ações parecidas com as que você fez no dia dos namorados do ano anterior e que deram bons resultados. 

O mês de março também possui eventos marcantes, como Carnaval e volta às aulas. Use esses acontecimentos para elaborar promoções que gerem impacto no seu público! 

7-estrategias-para-aumentar-as-vendas-no-inicio-do-ano

7 dicas para aumentar as vendas no início do ano 

Você pode aproveitar diversas oportunidades para aumentar as vendas no início do ano, inclusive para atrair e fidelizar ainda mais clientes ao longo do resto do ano.

Confira nossas dicas para ter sucesso nesse período. 

  1. Faça uma retrospectiva do ano anterior

Uma retrospectiva do ano que terminou deve ser um compromisso de toda empresa para começar a definir quais são as prioridades para o novo ano. Para essa análise, é preciso responder  algumas perguntas, procurando mensurar os resultados do que foi colocado em prática. Você precisa responder: 

  • As metas estabelecidas foram alcançadas no ano? 

  • Os resultados alcançados foram os esperados?

  • Qual foi o desempenho da equipe ao longo do ano?

  • Sua relação com o cliente e o mercado ocorreu conforme o planejado?

  • O que faria diferente daquilo que foi realizado?

Esses são exemplos de questionamentos que todo dono de negócio precisa fazer. O último deles é essencial, pois já começa a dar uma ideia sobre o que deve fazer parte da estratégia para o próximo ano. 

É válido fazer uma análise de todas as ações feitas que podem ser replicadas para aumentar as vendas, listando tudo o que deu certo e o que deu errado, só assim você conseguirá reforçar o que trouxe retorno ou corrigir alguma ação.

   2. Defina metas e objetivos para o novo ano


Não há segredos nesta etapa, pois você conhece o negócio melhor do que ninguém para saber aonde quer chegar e tem as informações que precisa para aumentar as vendas no início do ano e planejar o crescimento da sua empresa.

Mas lembre-se: mesmo que sonhar alto seja positivo, concretizar os sonhos exige os pés no chão.

Já que estamos falando das metas do ano, não estipule nenhuma meta que não possa ser cumprida até dezembro. Isso não significa que os objetivos mais audaciosos precisam ser descartados. Eles precisam somente corresponder com a realidade do seu negócio. 

Veja alguns exemplos de metas que podem fazer parte do seu planejamento para aumentar suas vendas: 

  • Dobrar o número de clientes ativos;

  • Conquistar 5 mil seguidores nas redes sociais;

  • Aumentar o faturamento em 30%;

  • Lançar um novo produto no mercado;

  • Conquistar uma maior fatia de mercado;

  • Conseguir pagar as contas em dia;

  • Reduzir custo fixo em 10%;

  • Contratar novos funcionários.

   3. Fique de olho no nível de estoque


Já imaginou se você lança uma super promoção para aumentar as vendas no início do ano e seu estoque não dá conta? É por isso que uma boa gestão dos fluxos de entrada e saída de produtos consegue antecipar as necessidades de compras e não deixar nenhum cliente na mão. 

Por isso, você precisa registrar e controlar tudo que entra e sai do estoque da empresa. Esse controle traz benefícios como: 

  • Fazer estimativas das suas vendas;

  • Projetar pedidos aos fornecedores;

  • Melhorar o planejamento da produção;

  • Descobrir quais produtos vendem mais ou menos;

  • Criar ofertas e precificar seus produtos de forma estratégica.

Conhecer o nível de estoque da sua empresa é muito importante não somente para não deixar faltar nenhum produto, mas também porque a gestão de estoque tem tudo a ver com o financeiro, pois muitos produtos parados representam também dinheiro parado. 

   4. Motive e capacite desde já sua equipe


Uma equipe de vendas motivada com certeza terá uma capacidade maior de fechar mais negócios e contribuir para o crescimento do negócio, e para isso, é necessário conquistar a confiança do seu time para garantir o empenho nas tarefas do dia a dia.  

Para isso, conheça a sua equipe, entenda as características individuais e desenvolva a inteligência emocional, que é a capacidade de perceber e comunicar emoções. Dessa forma, fica muito mais fácil resolver conflitos ou problemas como a falta de motivação.

Outro ponto importante é a capacitação das equipes. Não há nada mais desmotivador do que ser cobrado por um procedimento que ninguém ensinou a fazer, certo? Por isso, treine muito bem seus colaboradores quanto às rotinas de trabalho da empresa, para não desmotivá-los. 

Além de treinar seus vendedores, é válido investir no desenvolvimento profissional das equipes, proporcionando a oportunidade de fazer cursos de formação. O funcionário vai se sentir valorizado e grato pelo investimento que a empresa fez nele.

   5. Divulgue seus produtos e/ou serviços


Pode parecer óbvio, mas algumas empresas ainda não investem em marketing e divulgação de seus produtos e serviços. Essas estratégias são essenciais para aumentar as vendas no início do ano. E para isso, algumas medidas criativas podem ser adotadas, inclusive, sem grandes custos. 

Crie conteúdos para postar em suas redes sociais e divulgue suas promoções com antecedência. Use as redes também para divulgar seus produtos e atrair mais clientes para o seu negócio. 

O WhatsApp também pode (e deve!) ser usado para divulgação. Crie listas de transmissão para enviar para novas promoções para seus contatos e avisá-los sobre a chegada de novos produtos.

    6. Invista em campanhas atrativas para o público


Investir em boas campanhas pode dar um gás no faturamento da sua empresa, o que é muito positivo para esse período de vendas baixas.

Uma boa tática é investir em queimas de estoque com os produtos parados logo no início de janeiro. 

Outra estratégia é pensar em uma campanha de indicação. Esses programas fazem com que seus clientes se tornem os principais divulgadores da sua empresa. Funciona assim: seu consumidor traz novos clientes para o seu negócio e, em troca, recebe alguma recompensa. Pode ser descontos, condições especiais de pagamento ou um brinde. 

O importante é que essa campanha de indicação seja válida apenas durante os meses de janeiro e fevereiro, para aumentar as vendas nessa época.  

   7. Crie estratégias para fidelizar clientes


A fidelização do seu público é fundamental não só para aumentar as vendas no início do ano, mas sim para garantir bons resultados o ano inteiro.

Do ponto de vista financeiro, vale muito mais a pena fidelizar um cliente do que adquirir um novo. E a melhor forma de fazer isso é com uma boa estratégia de pós-venda. 

É durante o pós-venda que sua empresa mantém o relacionamento e aumenta os níveis de fidelização, abrindo caminho para novas oportunidades de negócio com os mesmos clientes. 

Para fazer isso, é necessário ter um espaço para os clientes enviarem feedbacks e deixar claro quais são as insatisfações em relação ao produto ou serviço. Esse espaço pode ser um e-mail ou até pelo WhatsApp. 

Depois, é preciso atender a todas as solicitações e reclamações. Procure maneiras ágeis de responder seu cliente, ainda que a solução do problema não venha de forma imediata.

É importante que ele perceba que o atendimento cuidadoso permanece mesmo depois do fechamento do negócio. Afinal, quem tem uma reclamação atendida rapidamente tem muito mais chances de ser um cliente fiel.

7-estrategias-para-aumentar-as-vendas-no-inicio-do-ano-2

Quer turbinar suas vendas? Seja um parceiro Conta Azul 

Para aumentar as vendas no início do ano, é preciso organização, planejamento e um parceiro que centralize todas as atividades da gestão financeira em um único lugar.

Todos que trabalham com vendas precisam emitir notas, monitorar o fluxo de caixa, ficar de olho nas remessas que entram na conta da empresa e conhecer seus clientes.

Todas essas tarefas e muitas outras se tornam mais fáceis quando você conta com o ERP Conta Azul, uma solução completa para quem deseja reduzir o tempo gasto com operações de controle, eliminar os erros que podem aparecer nesses processos e integrar os setores mais importantes do negócio.

Nosso ERP foi feito pensando em você, dono de um pequeno negócio que deseja focar seus esforços naquilo que realmente importa para o crescimento dos resultados. O resto você deixa com a gente!

Além do ERP Conta Azul, você pode aproveitar todas as vantagens do app App Conta Azul de Bolso, que te ajuda a gerenciar suas vendas de qualquer lugar, diretamente do seu celular!

E se você quer vender mais e criar novos canais para fechar negócios, não deixe de conhecer o Receba Fácil, ideal para vender online sem site e com diversas formas de pagamento, como Pix Cobrança, cartão de crédito, débito e link de pagamento.

Que tal começar a conhecer tudo que a gente pode oferecer para o seu negócio vender mais não só nos primeiros meses do ano? Clique aqui e faça um teste grátis da Conta Azul.

 

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar