Controle Financeiro

7 dicas de finanças para empresas que estão começando

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

 

Sobre o que estamos falando?

  • Uma boa gestão financeira permite que o negócio cresça de forma saudável e se mantenha estável;

  • Mas nem sempre o empreendedor tem domínio sobre esses conhecimentos mais específicos;
  • Por isso, separamos 7 dicas de finanças empresariais para quem está começando..

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O começo de toda empresa exige bastante do empreendedor que, nesse momento inicial, costuma fazer de tudo um pouco. Desde a organização do estoque, atendimento ao cliente até o pós-vendas, todas as tarefas passam por ele. Ter acesso às dicas de finanças empresariais nessa fase é essencial para deixar a rotina mais leve. 

Afinal, nem todo dono de negócio entende sobre gestão financeira, o que é absolutamente normal, já que cada um tem suas habilidades. No entanto, essa área envolve muitas atividades importantes para a empresa, como controle das contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais e processos contábeis.

Quem está começando pode sentir que o número de obrigações só aumenta. Mas não precisa desesperar, porque neste texto trouxemos 7 dicas de finanças empresariais que facilitam o seu dia a dia.  

Acompanhe!

Dicas de finanças empresariais

Dicas de finanças empresariais para quem está começando

O financeiro é um setor importante para qualquer empresa e merece atenção especial do empreendedor. Com as dicas de finanças empresariais que listamos abaixo, você verá que fazer a organização financeira não é uma missão impossível.

1. Crie uma conta corrente separada para sua empresa  

Usar a mesma conta para despesas empresariais e pessoais pode parecer mais simples, mas, no longo prazo, isso pode prejudicar seriamente a saúde financeira da sua empresa. 

Para ter o total controle das movimentações financeiras do negócio, utilize uma conta pessoa jurídica (conta PJ) e cartão de crédito corporativo. 

Dessa forma, ficará mais fácil separar os custos e recebimentos do negócio, além de evitar possíveis problemas de imposto de renda.

Leia também:Como separar despesas pessoais das contas da empresa: passo a passo

2. Conheça todos os custos  

Faça um levantamento de todos os custos de abertura e manutenção da empresa para os  próximos 12 meses. Inclua tudo, desde o salário dos colaboradores, aluguel do espaço, compra de materiais até as despesas com marketing. 

Isso irá ajudá-lo a ter mais controle sobre as finanças do negócio, permitindo identificar os gastos de médio e longo prazo e reconhecer custos desnecessários.

Planilha de Controle de Custos para empresas: baixe grátis!

3. Aproveite as vantagens da tecnologia 

O uso da tecnologia impacta positivamente as diversas áreas de uma empresa. Além de deixar algumas atividades mais rápidas, também favorece a redução de gastos e a organização dos processos do negócio como um todo. 

Uma das ferramentas que você pode utilizar para ter maior controle sobre as suas contas e pagar e a receber é um sistema ERP online. Alguns, inclusive, permitem a emissão de notas fiscais. Tarefas que, muitas vezes, são feitas manualmente e acabam tomando muito tempo. 

Além disso, guardar documentos e dados em nuvem evita o uso e acúmulo de tanto papel e também a perda de informações e números importantes. 

4. Tenha um cartão corporativo  

O uso acidental de seu crédito corporativo para despesas pessoais só cria mais dor de cabeça para você, seus sócios e seu contador. Então, discipline-se para usar o cartão correto.

Se você tiver dificuldade para lembrar qual usar, deixe-o em casa quando for para compromissos pessoais ou com uma pessoa de confiança. Você pode fazer um cartão para uso pessoal em um banco diferente ou com outra bandeira. 

5. Opte pelos pagamentos eletrônicos e faturas online 

Mais uma vez, a tecnologia proporciona benefícios para facilitar o dia a dia do dono de negócio

A evolução dos pagamentos eletrônicos e do internet banking permite que você acompanhe suas finanças de forma online. Em poucos minutos, sem gastar gasolina ou ficar preso no trânsito, pode fazer seus pagamentos online com segurança ou enviar o boleto de cobrança para seus clientes por e-mail.

6. Consulte profissionais 

O empreendedor que não vem da área contábil ou administrativa costuma se deparar com muitas dúvidas sobre as finanças de sua empresa. Porém, o medo dos custos faz com que só procure ajuda quando já é tarde demais. 

Realmente, contar com um consultor financeiro é uma ótima forma de entender melhor sobre as suas finanças. Porém, essa não é a única opção. 

Você provavelmente já pagou pelos serviços de um contador, pois ele é essencial desde a abertura do negócio. Então, aproveite toda expertise desse profissional para manter o controle dos impostos, acompanhar documentações importantes e também nas tomadas de decisões que envolvam dinheiro. 

Precisando de um contador? A Conta Azul te ajuda a encontrar um: faça a sua busca aqui!

Dicas de finanças empresariais

7. Monitore o fluxo de caixa  

A lógica de que pouco estoque é resultado de muitas vendas é equivocada, pois o lucro também depende de outros fatores, como o total de entradas e saídas. 

Para ficar por dentro dessas movimentações, o ideal é usar uma plataforma que permita a análise do seu fluxo de caixa. Um sistema online permite registrar, planejar e acompanhar todos os gastos da sua empresa em qualquer lugar e hora.

Sabemos que administrar um negócio exige esforço e muito trabalho, mas, como você viu, algumas mudanças podem ajudar a deixar tudo mais fácil. Seguindo essas dicas de finanças empresariais é possível simplificar a sua gestão financeira. 

Aproveitando que você está começando a empreender, separamos um conteúdo completo sobre as funções administrativas que todo gestor precisa conhecer. Clique aqui e acesse o artigo completo! 

Leia mais

Leia também