Contabilidade

6 respostas que só a contabilidade tem sobre seu negócio

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

Contabilidade e negócios

Contabilidade e negócios caminham lado a lado em empresas de sucesso. Não basta gerir as finanças, superar a concorrência e desenvolver um diferencial para atrair clientes se você não implantar uma contabilidade capaz de sobreviver à burocracia do sistema tributário brasileiro, que está entre os mais complexos do mundo.

Se você fica atordoado em meio à abundância de detalhes que envolvem as obrigações tributárias, saiba que é possível economizar tempo e dinheiro com o auxílio de um contador competente. Leis, normas, taxas e encargos: tudo fica mais simples com a ajuda desse profissional.

Desafios de contabilidade e negócios no Brasil

Com um ambiente de negócios desafiador – no mau sentido –, o Brasil está entre os piores países do mundo para quem deseja empreender. A conclusão é do Banco Mundial, e pode ser conferida no levantamento anual intitulado Doing Business.

Ao avaliar a “facilidade para empreender” em 189 países, a organização coloca o Brasil na decepcionante 116ª posição, atrás de nações como Vietnã, Gana e Zâmbia. E o desempenho piora quando são analisados os dados referentes aos pagamentos de impostos: na 178ª colocação, o Brasil fica apenas 11 posições acima da última colocada, a Bolívia.

Analisando os números, é possível concluir que os empresários brasileiros pagam mais impostos e são submetidos a uma burocracia maior do que a verificada em países com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) precários, como Paquistão, Togo e Haiti.

Como empresário, é provável que você já tenha sentido na pele essas dificuldades. E isso é natural, porque emissões de guias, enquadramento tributário e controle dos prazos para pagamento não necessariamente a especialidade de quem se dedica ao empreendedorismo, seja por oportunidade ou por necessidade.

Listamos, a seguir, algumas das competências e atribuições que você pode esperar de um contador profissional, principalmente quando ele tem acesso direto ao dados financeiros da sua empresa, por meio da integração ao software de gestão:

  • Preencher e arquivar documentos legais necessários para a operação da empresa
  • Garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis fiscais
  • Elaborar e enviar declarações
  • Manter o registro da empresa atualizado e em conformidade com as exigências dos órgãos
  • Manipular a folha de pagamento para garantir que todos os funcionários terão os salários tributados corretamente.

Ao contratar um contador e integrá-lo a um software como o ContaAzul, você delega funções, transfere a responsabilidade pela papelada e ganha tempo para se dedicar ao que realmente interessa: o desempenho da empresa.

6 respostas da contabilidade para o seu negócio

Em um levantamento que realizamos em 2015, descobrimos que muitos empresários enxergam a contabilidade como sinônimo de papelada e burocracia. Embora essa visão seja justificável pela função desempenhada pelos contadores no pagamento de impostos e nas etapas de formalização da empresa, a relação entre contabilidade e negócios tem um potencial muito maior, que vai além das questões legais. Confira, a seguir, seis respostas que só a contabilidade tem sobre o seu negócio.

1. Como a legislação afeta a minha empresa?

Com o novo Código Civil, que entrou em vigor em 2003, o contador passou a ter mais responsabilidades dentro de empresa, pois pode ser responsabilizado civilmente em caso de fraudes contábeis. Por conhecer profundamente a intrincada legislação fiscal e tributária brasileira, o contador presta auxílio para evitar erros e permite que a empresa opere com total integridade.

2. Qual o melhor regime tributário para a empresa?

O planejamento tributário é uma das especialidades do contador. Sempre que você tiver dúvidas a respeito do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real, o contador terá a resposta para os questionamentos e saberá apontar a solução mais adequada.

3. Como pagar menos impostos?

Ao escolher o melhor regime tributário para a sua empresa, o contador otimiza o pagamento de impostos. Além disso, é o auxílio desse profissional que evita erros primários, como impostos pagos em duplicidade e o não cumprimento de prazos.

4. A empresa está saudável financeiramente?

Se você acha que a assessoria contábil é a única utilidade do contador, está na hora de rever conceitos. Todo contador é um administrador por experiência, e a facilidade com os números e com as questões financeiras permite conversas em alto nível sobre fluxo de caixa, gastos operacionais, custos fixos e variáveis, etc. Considere o contador um parceiro estratégico na busca pela eficiência e pela rentabilidade.

5. Estou cobrando um preço adequado pelo produto?

Ao ajudar no cálculo de todas as despesas e aplicar taxas de juros para alcançar o lucro necessário, o contador pode apontar um preço justo para você comercializar seus serviços e produtos. A precificação também está entre as suas competências.

6. Como conseguir crédito financeiro?

Finalmente, o contador é capaz de analisar todas as linhas de crédito do mercado, apontando vantagens e desvantagens específicas de cada opção. Além disso, você pode contar com ele para preparar todos os documentos necessários para obtenção do crédito nas melhores condições possíveis.

Encontre um contador

Agora que você já sabe como o contador pode contribuir com a sua empresa, é hora de explorar o mercado e encontrar o profissional mais adequado. Mas fique atento: antes de firmar o contrato, você precisa considerar fatores como formação acadêmica, registro profissional, ramo de atuação, satisfação dos atuais clientes, disponibilidade e, finalmente, taxas e encargos cobrados pelo profissional.

Analisando todos esses critérios, é possível identificar o melhor parceiro para impulsionar os seus negócios. Lembre-se: o tempo gasto com pesquisas hoje pode garantir uma relação duradoura e mutuamente proveitosa no futuro.

Para facilitar sua tarefa, a ContaAzul mantém um diretório com uma lista de profissionais certificados no assunto. São parceiros de todo o país, identificados com uma marcação que destaca os contadores e empresas que já permitem uma integração rápida por meio do ERP online. Como já explicamos, a união entre tecnologia, contabilidade e negócios costuma render frutos no médio e longo prazo.

E na sua empresa, contabilidade e negócio caminham juntos no dia a dia? Comente!

Leia também