6 opções de melhores bancos digitais para empresas

Sobre o que estamos falando?

  • Apesar do status de melhores bancos digitais, essas soluções modernas deixam as pessoas desconfiadas, ainda mais na hora de abrir a conta do seu negócio;
  • Os bancos digitais trazem benefícios como atendimento mais ágil, serviços otimizados para os dias atuais, trazendo pacotes focados em micro e pequenas empresas;
  • Escolher um banco digital que atenda às suas necessidades é só o primeiro passo para uma gestão financeira eficiente. Conheça a Conta Azul Pro e tenha uma plataforma bem estruturada, com diversas funcionalidades e totalmente confiável para auxiliar na administração do seu negócio, sendo um apoio que vale ouro!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Devido a imensa quantidade de burocracias, fugir dos bancos tradicionais é algo que muitos empreendedores buscam fazer. Mas antes de decidir onde vai abrir sua conta empresarial, conheça os melhores bancos digitais, aprenda a escolher entre eles, e descubra a diferença para as instituições tradicionais.

Confira se ter uma conta digital faz sentido para a sua empresa e aprenda os principais critérios para escolher uma instituição financeira. Depois, você usa essas informações para acompanhar nossa avaliação dos 6 melhores bancos digitais atuais e decidir se servem para você.

Confira os tópicos:

Afinal, os “melhores bancos digitais” são bons de verdade?

“E esse negócio de banco digital, é bom mesmo?” é a pergunta de muitos empreendedores. Afinal, é realmente difícil confiar o seu dinheiro a uma empresa que não seja um banco tradicional, com um histórico sólido e centenário. E esse medo faz total sentido.

Porém, o novo formato de banco facilitou a vida de muitas pessoas e empresas ao agilizar vários dos processos financeiros dos quais dependemos para administrar nosso dinheiro.

Do ponto de vista de um empreendedor, mais especificamente, os bancos digitais se tornaram a grande solução.

Isso porque bancos digitais não exigem que você prove ter faturamentos robustos, nem oferecem e cobram por milhões de serviços caros que os bancos tradicionais empurram e você não precisa.

Inclusive, se você perguntar para qualquer empreendedor mais antigo como foi o processo de abrir uma conta em um banco tradicional, como geralmente era feito antes de 2018, se prepare para ouvir uma longa e sofrida história.

Esse ano, 2018, foi quando o Banco Central liberou a possibilidade de qualquer tipo de empresa oferecer contas digitais. Como resultado, nomes como Nubank cresceram e outros como Cora nasceram. Foi uma revolução facilitadora para micro e pequenas empresas.

Esses bancos digitais foram empresas que surgiram na modernidade, pensando em todos os problemas que envolvem os bancos tradicionais, como burocracia, processos lentos e a falta de um atendimento personalizado para quem não é “cliente personalité”.

Podemos dizer que sim, essa modalidade bancária é ótima, já que surgiu para preencher as lacunas deixadas pelos bancos tradicionais. Porém, por ser um serviço novo, escolher em qual empresa confiar o seu dinheiro ainda é um processo delicado.

Se qualquer empresa pode oferecer contas digitais, isso inclui tanto as competentes e bem intencionadas quanto as incompetentes e mal intencionadas.

Quem escolhe um banco digital com os critérios errados corre grandes riscos de desperdício de tempo, dinheiro e outros recursos. Porém, se fizer a escolha da forma que vamos ensinar, você terá uma grande solução financeira em mãos.

Se segurança é importante para você, conheça o Open Banking.

Pré-requisitos a considerar na hora de escolher um banco digital

Se livrar de filas e deslocamento não é a única vantagem de optar por um banco digital. Há muitos problemas que uma solução moderna como essa pode resolver para sua empresa. Porém, se não souber escolher, você terá mais dores de cabeça em vez de menos.

Aprenda quais são os pré-requisitos a serem avaliados antes de abrir uma conta digital:

Menos burocracias nos processos

Abrir uma conta em um banco digital é a coisa mais fácil do mundo. Geralmente é só baixar o aplicativo no seu celular, enviar dados e fotos de documentos básicos da pessoa física ou jurídica e esperar a aprovação em até 5 dias úteis, em média.

Melhores soluções para o seu negócio

Os bancos digitais costumam oferecer produtos e serviços que foram criados pensando no empreendedor, seja o micro, seja o grande, personalizando a solução conforme o tamanho do negócio. Ou seja, eles já estão prontos para dar boas-vindas ao seu negócio.

Pacotes de serviços completos

Como dissemos, por bancos digitais serem uma solução moderna, eles estão prontos para problemas atuais. Afinal, alguns surgiram só para isso, enquanto outros eram bancos tradicionais que investiram pesado na migração.

Então, é de se esperar que eles ofereçam pacotes completos de serviços com tudo o que um empreendedor precisa atualmente.

Que tipo de serviços? Bom, vão desde as funções de débitos e crédito, básicas, a algumas mais específicas, como investir em ações. Todos os bancos digitais de prestígio vão oferecer o básico completo — a partir daí, podem oferecer adicionais.

Melhor custo x benefício 

Bancos tradicionais costumam ter taxas mais altas porque oferecem um monte de serviços a mais que você possivelmente nunca vai usar. Os benefícios dos bancos digitais costumam ser mais equilibrados com os custos que você terá ao usá-los.

Canais de atendimento de fácil acesso

Você já teve que resolver problemas com um banco tradicional pelo telefone?

Já é difícil ser atendido, mais ainda conseguir as informações e a ajuda que precisa. 

Bancos digitais costumam ter FAQs e SACs otimizados para trazer respostas automáticas e personalizadas o quanto antes. E, se suas dúvidas não forem sanadas, você logo em seguida é atendido por alguém em disponibilidade de 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Confira um Guia de Organização de Finanças Completo!

6 bancos digitais que todo empreendedor precisa conhecer 

Abaixo você confere as vantagens e desvantagens de cada banco digital entre os mais famosos. Porém, vamos evitar falar do comum e tentar mostrar o que tem de especial, para o bem ou para o mal, em cada um.

É importante lembrar que estas empresas estão sempre em mudança. A qualquer atualização, novos recursos podem ser adicionados e os atuais substituídos ou cancelados.

1. C6 Bank

O Banco C6 é uma boa ajuda para empreendedores que estão sempre viajando. Ele vem com uma tag gratuita para pagamento de pedágios. Ah, essa vantagem é grande também para empreendedores que possuem pedágio na própria cidade. 

Também possui transferências e saques ilimitados, um recurso comum, mas que não são todos os bancos digitais que oferecem. 

O problema, no entanto, está na limitação de cobrança. É possível fazer depósitos por boletos, mas não emiti-los para cobrar.

Ainda, sua versão de navegador (PC/Notebook) só é disponível para PJ e não oferece rendimentos, apresentando limitações para o uso tanto seu quanto da sua empresa.

2. Banco Inter

O banco Inter foi um dos pioneiros entre os bancos digitais. Dessa forma, é possível ter mais confiança na sua experiência e preparação para erros e problemas comuns que usuários podem enfrentar.

A maior vantagem e desvantagem acontecem lado a lado: os clientes do banco inter podem usar a PAI — Plataforma Aberta de Investimentos para transformar seu saldo em fonte de rendimentos.

Porém, muitos bancos digitais trazem rendimentos para você sem você aplicar valor algum em investimentos, e o Banco Inter não faz isso por você.

3. Nubank

Aplicativo rápido, dinâmico e facilitado. A conta gera 100% do CDI automaticamente para os valores parados. A instituição oferece opções de depósito variadas, sendo possível usar Pix, boletos e transferências.

Porém, por mais fácil que seja colocar dinheiro na sua NuConta, há obstáculos para a retirada. Os saques são feitos em caixas eletrônicos do Banco 24 horas com taxa de R$ 6,50 sobre qualquer transação.

4. PagBank

A taxa de saque do PagBank é grátis! Porém, apenas vendedores que transacionem acima de 50 mil por mês. Ah, e quem fez portabilidade de salário ou faz aplicações em CDB tem um limite de 2 saques gratuitos mensalmente. O restante, paga R$ 7,50 para cada retirada de dinheiro.

O PagBank tem integração com diversas lojas virtuais, facilitando sua vida de empreendedor para comprar insumos e equipamentos. E ainda possui inúmeros APIs que estão sempre em desenvolvimento.

5. Cora

Vamos começar por algo super importante: Cora possui bastante orgulho dos seus investimentos em segurança e na experiência do cliente. Não à toa, possui nota 8,6 no Reclame Aqui.

O que pode deixar muita gente com o pé atrás é que o Cora só tem 2 anos. A maior parte dos bancos digitais de maior credibilidade estão há mais tempo no mercado financeiro e mudaram para o novo normal, mas não “nasceram ontem”. 

É bom ficar de olho para ver como o Cora lidará com problemas que outros bancos já lidam há muito mais tempo, como a taxa de saques e rendimentos.

6. Banco Original

O Banco Original é o mais próximo das instituições financeiras tradicionais. Ele cobra uma tarifa mensal para você poder acessar diversos recursos que outros bancos digitais não oferecem. 

A escolha por ele vem da seguinte pergunta: você quer tudo que os bancos tradicionais oferecem, no preço que cobram, mas na palma da sua mão como um banco digital? Se sim, esse pode ser o seu banco.

Se você acha que falta mais opções no mercado, considere investir em criar uma fintech.

Um apoio que vale ouro!

A administração financeira do seu negócio não depende apenas de onde você vai guardar o dinheiro. Você precisa de uma gestão otimizada, robusta e inteligente para saber de onde as finanças vêm e para onde vão. Mas não precisa ser feita sozinha.

Essa gestão pode ser feita através de ERPs, que são plataformas próprias para fazer procedimentos como emitir boletos automaticamente, controlar tributos e monitorar as compras e vendas do seu negócio.

E, diferente da discussão dos melhores bancos digitais, o vencedor dos melhores ERPs é fácil de achar. Se você quer um apoio que valha ouro, conheça a Conta Azul Pro.

Ela ajuda você sendo capaz de:

  • Fazer a conciliação bancária de forma automática;

  • Emitir mais de dez tipos de notas fiscais de forma descomplicada;

  • Gerar relatórios de todos os tipos (vendas, compras, gastos e tributos), para todas as necessidades do seu setor administrativo;

  • Monitorar seu estoque em tempo real, permitindo saber quando os itens estão chegando ao fim;

  • Cadastrar clientes, fornecedores e transportadoras;

  • Ter descontos ao adquirir produtos essenciais, como o certificado digital A1;

  • Controlar processos de negociação do início (envio de orçamento) ao fim (compra efetivada)

  • Enviar todos os dados e documentos que seu contador precisa para prestar serviços para você.

Faça agora o teste grátis da Conta Azul Pro e conheça todas essas vantagens na prática!

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar