6 lições que os empreendedores podem aprender com a pandemia

Sobre o que estamos falando?

  • Desde o começo da pandemia, mais de 10 milhões de novos empreendedores surgiram no país;
  • Com a crise econômica e os altos índices de desemprego no mercado tradicional, o empreendedorismo se tornou a saída para superar as dificuldades impostas;
  • Se durante a pandemia você resolveu empreender, saiba que, para ter sucesso, é preciso controle e organização. Conheça as facilidades que a Conta Azul Pro oferece por um preço que cabe no bolso!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A pandemia da Covid-19 impactou todos os setores, elevando o índice de desemprego e acarretando uma crise econômica mundial. 

E, o que fazer diante desse desafio? Esta foi a principal pergunta das pessoas que resolveram empreender na pandemia. E a resposta para esta dúvida é uma só: é preciso se reinventar.

Não deixe que as dificuldades façam você desistir do seu negócio! Pelo contrário, esta é a hora de identificar quais ensinamentos que a pandemia deixou para os empreendedores e investir em novas maneiras de consolidar a sua marca no mercado.

Você está preparado para construir um novo momento para a sua empresa? Então, continue a leitura! Hoje, veremos as principais lições de empreendedorismo que podemos aprender com a pandemia.

6-licoes-que-os-empreendedores-podem-aprender-com-a-pandemia

É possível tirar lições de empreendedorismo com a pandemia?

A resposta é sim! 

Segundo dados da Agência Brasil, 1,15 milhão de pessoas se tornaram empreendedores entre fevereiro e dezembro de 2020, 14,8% mais do que no mesmo período de 2019.  Esse número demonstra que o empreendedorismo foi a saída para muitos brasileiros, assim como você!

Para que a sua empresa lucre em um cenário atípico, como o que estamos vivendo, e depois dele, separamos 6 lições importantes de empreendedorismo. Confira!

6 lições que aprendemos com a pandemia 

Confira 6 lições que aprendemos com a pandemia que podem ajudar a enfrentar a crise causada pelo coronavírus e garantir a estabilidade do seu negócio no futuro:

  1. Mudar é uma necessidade 

Não é novidade para ninguém que o comportamento do consumidor está sempre mudando, assim como as tecnologias disponíveis no mercado. Por conta disso, é preciso ficar atento a essas questões, para não ficar atrás da concorrência. 

Com o distanciamento social, por exemplo, os supermercados e padarias tiveram que se adaptar ao delivery. Apesar de ter sido uma medida de emergência, a iniciativa foi tão positiva para os consumidores que, em muitos casos, o serviço de entrega continuou mesmo após a flexibilização das medidas protetivas.

Esteja atento à necessidade do seu público e encontre novas maneiras de atendê-la, sempre mantendo a melhor qualidade possível no serviço prestado.

Leia também: Como identificar oportunidades 

   2. Tenha sempre uma reserva financeira 


Em uma pesquisa do Sebrae realizada com microempreendedores, mais de 40% dos entrevistados afirmaram que fecharam as portas devido às dificuldades impostas pela pandemia, sendo que para 22% a falta de capital de giro foi um fator determinante para isso. 

Com isso, podemos aprender que ter uma reserva financeira não é só um conselho vazio dos especialistas, é uma necessidade para a manutenção de qualquer negócio. É comum surgirem dificuldades durante o caminho, mas, com uma reserva financeira, é possível lidar com a maioria delas. 

Prova disso é que, apesar das dificuldades, as empresas que possuíam maior capital de giro conseguiram se manter durante a crise e investir em propostas inovadoras para manter as vendas em alta.

Com um bom planejamento estratégico, é possível prever os gastos e separar um caixa emergencial, capaz de mantê-lo no mercado, mesmo em épocas de vendas baixas. Estar preparado para esses momentos é imprescindível. 

   3. Humanização faz toda a diferença


Hoje, os consumidores não buscam apenas por um produto, mas também preço justo, qualidade e valor agregado.

Dessa maneira, focar nos objetivos do seu negócio como um todo e pensar na experiência que sua empresa proporciona ao público é um grande diferencial.

Além disso, é importante lembrar que as pessoas não procuram apenas um produto ou serviço na hora da compra. Elas buscam a solução de um problema. 

Ter empatia para reconhecer a necessidade do cliente e oferecer uma solução, ao invés de uma venda, é o que torna a experiência de compra completa.

   4. A criatividade é uma grande aliada


As pessoas não querem ver mais do mesmo, e esse é um dos pontos que mais afasta os consumidores de algumas empresas. Aproveite essa oportunidade para investir no seu diferencial!

Busque referências em plataformas como Pinterest e até o próprio Instagram. Com base nisso, elabore ideias criativas, colocando a cara da sua marca. O objetivo é chamar a atenção do comprador e melhorar a experiência de compra.

Uma identidade visual criativa com uma cor característica, por exemplo, pode fazer os clientes sempre lembrarem da marca ao verem elementos parecidos. 

   5. Vender mais com a internet é uma realidade 


Estar na internet já é importante há muito tempo, mas uma das lições que aprendemos com a pandemia é que, hoje, isto se tornou essencial para qualquer tipo de negócio.

Ter presença digital é uma maneira para contornar as barreiras geográficas, alcançar um público cada vez maior e aumentar as vendas de maneira significativa, já que você poderá divulgar o seu produto e criar um relacionamento com os consumidores.

Com a internet é possível vender para clientes de estados diferentes daquele em que a sua loja está. E tudo isso de forma fácil e rápida!

E não é preciso ter um site ou loja virtual para começar a vender online. Com o Receba Fácil da Conta Azul, por exemplo, você pode vender pelas redes sociais ou pelo WhatsApp sem depender dessas estruturas, e ainda faz toda a conciliação bancária das vendas recebidas pelo ERP Conta Azul.

   6. É preciso contar com ferramentas de controle 


O home office virou uma realidade na pandemia e muitas empresas pretendem manter a modalidade, mesmo com a diminuição das restrições contra o Covid-19. Apesar de ser um modelo benéfico, ele pode causar algumas interferências na comunicação.

É por isso que contar com ferramentas que facilitem a troca de informações é fundamental. Então, para controlar melhor os processos da sua empresa, um sistema ERP facilita essa tarefa, pois ele reúne todas as informações do seu negócio em um único lugar.

O ERP Conta Azul, por exemplo, permite o acompanhamento de todas as movimentações em tempo real.

6-licoes-que-os-empreendedores-podem-aprender-com-a-pandemia-2

O ERP Conta Azul torna a vida do empreendedor mais fácil!

A Conta Azul Pro oferece vários benefícios para você empreender com mais segurança e praticidade. Com ele, é possível:

  • Acompanhar o estoque em tempo real, com entradas e saídas de mercadorias;

  • Gerar relatórios detalhados com poucos cliques;

  • Emitir boletos registrados e acompanhar os pagamentos;

  • Criar propostas e orçamentos personalizados conforme a demanda;

  • Integrar todos os setores da empresa, incluindo o financeiro e o contábil;

  • Definir alertas de vencimentos de tributos para não gerar multas.

E muito mais!

Depois de conferir quais lições podemos aprender com a pandemia, você se interessou pelo ERP Conta Azul? Se a resposta é sim, clique aqui para testar grátis e aproveitar todas as funcionalidades na prática!

 

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar