6 lições de empreendedorismo com Stranger Things

Sobre o que estamos falando?

  • Produzida pela Netflix, Stranger Things é uma série de fantasia que pode trazer muitas lições para serem aplicadas à realidade, principalmente a dos empreendedores;
  • O RPG, jogo mostrado na série, é como o mundo dos negócios. Quando o empreendedor aprende a jogar, a aventura rumo ao sucesso se torna mais fácil e nenhum dado desfavorável pode pará-lo;
  • Não importa se você está no Brasil, em Hawkins ou no mundo invertido, a arma certa para o negócio triunfar é a Conta Azul Pro. Centralize a administração do negócio na melhor plataforma de gestão integrada.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Começar um negócio é uma coisa esquisita. É mais fácil decorar todos os livros de Dungeons & Dragons do que desenvolver a fórmula infalível do início perfeito. Porém, dá para aumentar as chances de acerto crítico com estas 6 lições de empreendedorismo de Stranger Things.

Uma das temáticas centrais da série é o RPG, jogo de interpretação onde regras se submetem a dados. Negócios também enfrentam obstáculos e imprevistos desagradáveis. Porém, todo empreendedor é um jogador, um protagonista, e principalmente, o herói sempre vence no fim.

No entanto, um aventureiro mal equipado e que não sabe o caminho terá dificuldades para vencer a jornada. Logo, seremos melhores que o Mestre dos Magos (Caverna do Dragão também é inspirado em D&D) e ficar com você até o final. O primeiro passo é se preparar.

Continue a leitura para seu sucesso não depender dos poderes da Eleven!

Stranger Things é a série do momento

A quarta temporada de Stranger Things chegou no top 2 de temporadas de séries mais assistidas na Netflix. Ao menos até 27 de maio de 2022, data em que a plataforma disponibilizou as informações. Nesse dia, os espectadores chegaram a 1,15 bilhões de horas assistindo aos episódios

Inclusive, é válido dizer que Stranger Things ajudou muita gente a não ficar desempregado - já que no dia 23 de junho de 2022, a Netflix demitiu mais de 300 funcionários. Imagina quantos seriam demitidos se a série não tivesse alimentado os números de clientes da plataforma? Mas o empreendedor que aprender estas 6 lições passará longe de uma crise como essa.

Desde a primeira temporada, lançada em 2016, a trama se passa nos anos 80 e é protagonizada por um grupo de crianças que mora em Hawkings, cidade no interior do Texas. Na história, um cientista monta um laboratório da região para estudar “crianças com habilidades especiais”.

Em um acidente, abre-se um portal para o mundo invertido. Uma dimensão alternativa repleta de criaturas assustadoras. E as crianças (uma delas fugitiva desse laboratório) precisam salvar o dia.

6 lições de empreendedorismo para não cair nas garras do Vecna

Entre as criaturas que os personagens enfrentam está uma muito poderosa. O Vecna, o grande vilão da quarta temporada, que… opa, não vamos dar spoilers! Contar o final estraga a experiência de muita gente.

No entanto, a experiência de empreender fica melhor quando sabemos o que vem por aí. Não podemos prever o futuro, mas o estudo e o tempo trazem lições. E queremos compartilhar com você o que aprendemos por conta, com nossos clientes e com a série.

Planeje sua aventura com estratégia

Você reparou que dificilmente os personagens agiam com impulsividade? Ao menos, tentavam “se armar” para enfrentar as criaturas. Isso porque todo aventureiro no RPG sabe que botar o pé na estrada sem preparo é contar com a sorte.

O mesmo acontece no empreendedorismo. Para investir, é preciso ser inteligente e estratégico. Muita gente emite o CNPJ, coloca o produto ou serviço para vender e só quando percebe que deu errado que resolve planejar o negócio. Somente a coragem não basta.

Abuse da criatividade

Isso dá para aprender tanto com as crianças quanto com os diretores, pois a série é repleta de soluções criativas. Um bom exemplo é o final da temporada, quando os protagonistas usam a criatividade ao planejar a vitória.

No mundo dos negócios, há uma dica especial para quem está começando. A Estratégia do Oceano Azul é uma boa forma de encontrar espaços inovadores no mercado. A própria Netflix é um exemplo de sucesso dessa estratégia.

Conte com a equipe

Ninguém vence sozinho. Geralmente atribuímos a vitória a quem dá o golpe final, mas… você assistiu à série? Qualquer desafio possui diversos heróis lutando juntos, em várias frentes. A atuação em um negócio é a mesma coisa.

Confie nos parceiros de negócios, sócios e colaboradores. Eles confiarão em você. O sucesso da equipe é o sucesso de todos, então a luta também é. Não carregue o mundo nas costas.

Busque aprendizado constante

Não há becos sem saída no mundo dos negócios. O que existe é falta de conhecimento para encontrar o caminho, mesmo que seja uma porta secreta. Porém, por que esperar o obstáculo aparecer antes de lidar com ele?

O chefe de polícia Jim Hopper venceu os demogorgons porque sabia o que estava fazendo. Mesmo os menores problemas ganham proporções gigantescas se não estivermos prontos. O segredo de um bom mago (o Vecna é um) é o preparo.

Lidere com inteligência

Não seja impulsivo ou irracional. Há pessoas que depositaram o futuro profissional nas suas mãos. E pessoas não são recursos a serem descartados. Se você quer que o negócio dê certo, seja inteligente ao liderar os colaboradores.

Os personagens de Stranger Things são caricatos, cada um com um tom cômico próprio. Mas sempre que um deles assume a liderança, entende a responsabilidade que tem sobre os outros. E só pensando bem se leva a equipe à vitória.

Não desanime, o caminho pode ser divertido!

Felizmente, seu negócio não é um conflito contra vilão interdimensional à espreita de devorar o mundo a qualquer momento. Não que seja brincadeira, mas é uma jornada que pode ser percorrida com sorriso no rosto.

O caminho de um empreendedor será uma montanha-russa, cheio de altos e baixos. E é preciso estar preparado para cada problema. Porém, com otimismo e a segurança de quem tem um bom plano, é possível se divertir até enfrentando os obstáculos.

O parceiro ideal para vencer o mundo invertido

Essa dimensão tenebrosa envia monstros a todo momento para Hawkins. É como tentar empreender no Brasil, diversos desafios que aparecem a toda hora. Dá medo? Só em quem não tem as ferramentas certas para derrotar os adversários.

A Conta Azul conhece esses desafios como ninguém e está aqui para ajudar os empreendedores a superar esses desafios e diversos outros desafios. Nossa plataforma de gestão integrada é como um poderoso livro de magia, capaz de causar medo até no Vecna.

Confira alguns dos feitiços:

  • Emissão simplificada e automática de boletos e notas fiscais, derrotando a inadimplência de clientes e desarmando o leão ao deixar os tributos em dia;

  • Automatização das conciliações bancária e tributária, permitindo que o empreendedor foque em se fortalecer e lutar contra o Devorador de Mentes;

  • Gestão financeira, tributária, de compras e vendas, negociações e estoque, tudo no mesmo lugar, longe das garras do mundo invertido;

  • Cadastro otimizado de clientes, fornecedores, transportadoras, produtos e serviços, para que você saiba com que aliados e arsenal poderá contar nas lutas;

  • Integração com o App Conta Azul de Bolso, o aplicativo de controle financeiro empresarial que te acompanha em qualquer desafio;

  • E muito mais!

Não deixe o Vecna te pegar. Coloque Kate Bush para tocar, faça o teste grátis e veja os dados rolando a seu favor.

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar