Empreendedorismo

6 hobbies que rendem dinheiro para você investir já!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Hobby é o nome dado a uma atividade de entretenimento livre, individual ou em grupo, podendo se manifestar de diversas formas,  como escrita, videogames, exercícios físicos ou culinária;
  • Alguns tipos de habilidades podem se transformar em atividade remunerada, por isso, trouxemos uma lista com 6 exemplos de hobbies que rendem dinheiro;
  • Transforme o seu hobby em empresa e conte com o apoio da Conta Azul para ter uma gestão financeira, de estoque e contábil de forma simplificada!

Experimente grátis a Conta Azul!

As atividades feitas por prazer ou simplesmente para passar o tempo são conhecidas como hobbies. Os tipos podem ser diferentes de pessoa para pessoa, mas uma coisa é igual para todo mundo: a sensação de prazer e bem-estar. Será que existem hobbies que rendem dinheiro? Isso seria unir o útil ao agradável, concorda?

Felizmente, é possível ganhar dinheiro fazendo o que te dá mais prazer. Neste artigo, mostramos como conseguir isso. Acompanhe o conteúdo abaixo!

Hobbies que rendem dinheiro: isso é possível?

O que você ama fazer nas horas livres? Já pensou em transformar essa atividade em renda? Talvez nunca tenha pensado nisso, mas alguns hobbies podem virar uma profissão.

Geralmente, quando realizamos algo que gostamos, colocamos a nossa criatividade, motivação e habilidades nela. Esses fatores impulsionam o nosso desejo de fazer o melhor – o que acabamos fazendo.

Agora, imagine se o prazer de realizar um hobby se unisse a um curso de especialização. Com certeza, os resultados seriam não só criativos, como também profissionais. É exatamente isso que muitas pessoas fazem e decidem abrir um negócio lucrativo.

6 hobbies que rendem dinheiro para investir

Não são inspiradoras as histórias de pessoas que conseguiram crescer profissionalmente  fazendo o que gostam? Mas antes de ganharem dinheiro, muitas delas estudaram e analisaram o cenário para saber se aquele hobby traria renda. Para facilitar essa etapa para você, elencamos 6 hobbies que podem virar a sua principal fonte de dinheiro.

1. Cozinhar

Cozinhar é uma arte que nem todo mundo domina. Por isso, quem se realiza na cozinha, capricha no tempero ou arranca suspiros com bolos, doces e outros quitutes, pode fazer um tremendo sucesso na área da gastronomia.

No começo, as delícias culinárias talvez sejam vendidas a amigos, parentes, vizinhos e conhecidos. Depois, o leque de clientes pode aumentar. Uma boa estratégia é fazer parcerias com restaurantes, cafés, lanchonetes e bistrôs.

Hoje, existe também a possibilidade de vender em aplicativos de delivery, como iFood e Uber Eats. Com apenas alguns cliques, você vende para um número maior de clientes, além de ampliar a visibilidade do negócio.

2. Fotografar

Não é difícil comprar uma câmera fotográfica, mas saber tirar boas fotos é outra história. Afinal, envolve conhecer funcionalidades da máquina, técnicas de iluminação, melhores ângulos de lugares e pessoas, etc.

Quem domina esses critérios pode oferecer serviços como fotógrafo de eventos, casamentos e formaturas. Quando as pessoas postam essas fotos nos próprios perfis, suas habilidades fotográficas são automaticamente divulgadas.

Para este portfólio, inclua também fotos de paisagens, pessoas e momentos agradáveis do cotidiano. Dessa forma, você mostra sua versatilidade. Vale ressaltar que um curso de fotografia para aprender novos conhecimentos, será muito bem-vindo.

3. Criar conteúdo na internet

Agora, se o seu talento está na escrita, a criação de conteúdo para a internet pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro. Essa área conhecida também como marketing de conteúdo está em expansão e é uma tendência forte para os próximos anos.

Embora a escrita para blogs e redes sociais seja diferente da feita como hobby, um curso básico de redação para a web ajuda a conhecer as técnicas necessárias. Algo que muitos gostam nessa profissão é a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar. Basta ter um computador e conexão com a internet.

4. Escrever

Para os amantes da escrita, existe ainda outra opção: escrever livros, histórias infantis, contos ou poesias que inspirem as pessoas. Se você tem o dom, uma ideia é criar um blog para compartilhar esse tipo de conteúdo. Você também pode abrir  um canal de vídeos para ensinar técnicas de escrita voltada para a arte com as palavras.

No caso dos livros, é possível apresentá-los para editoras ou até publicá-los em alguma plataforma digital. Dessa forma, seu trabalho ganha reconhecimento e você ainda pode conquistar um belo contrato com uma editora!

5. Jogos online

Se você gosta de passar as horas de folga em jogos online, talvez possa ganhar dinheiro com essa diversão. Ainda mais se manda bem e é reconhecido por suas jogadas brilhantes, macetes inteligentes e altas pontuações.

Por meio do formato Let’s Play, os jogadores ganham dinheiro documentando jogadas em vídeos ou transmitindo uma partida em tempo real pela Twitch (plataforma da Amazon que gera receita publicitária com os jogos).

A monetização funciona como no YouTube. Porém, o usuário do Twitch pode também receber doações pontuais ou recorrentes de uma grande comunidade de espectadores digitais. Quanto melhor e mais famoso for, maiores os rendimentos.

6. Fazer artes manuais

O artesanato ou artes manuais estão no seu coração? Só de pensar nesse tipo de atividade sente prazer e alegria? Faz trabalhos que outros admiram? Então, pense na possibilidade de abrir um negócio para vender suas artes. 

Esse tipo de trabalho é precificado pela qualidade, zelo e exclusividade das peças. Sendo assim, solte a criatividade e use boas técnicas – os clientes logo aparecerão. Uma boa estratégia é divulgar o artesanato em redes voltadas para esse tipo de mercado, como a Elo7.

Mas nada impede de postar em suas próprias redes sociais. Afinal, seus contatos (familiares, amigos e conhecidos) gostarão de espalhar seus trabalhos aos 4 ventos. Dessa forma, você conquistará clientes pelo famoso boca a boca.

6-hobbies-que-rendem-dinheiro-para-voce-investir-ja1

Quando for investir em um hobby, conte com a Conta Azul!

Você pratica algum dos hobbies que citamos? Saiba que esses são apenas alguns dos que podem virar uma atividade remunerada. Mas para que eles sejam lucrativos, contar com a tecnologia é fundamental. 

O ERP Conta Azul, por exemplo, é um sistema onde você consegue acessar todas as informações necessárias da empresa em um só lugar, como:

  • Estoque, com entradas e saídas atualizadas automaticamente;
  • Cobrança, com todas as contas a pagar e a receber;
  • Comercial, acompanhando as vendas em tempo real;
  • Emissão e armazenamento de notas fiscais em um só lugar.

Tudo isso integrado com a contabilidade, sem precisar enviar malotes cheios de papéis.

Transforme seu hobby em uma empresa de sucesso e tenha a Conta Azul como aliada. Clique aqui e experimente grátis!

Leia também