Gestão do Negócio

6 ferramentas digitais amigas de todo empreendedor

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Com a evolução diária da tecnologia, fazer anotações à mão e confiar somente em planilhas para gerenciar uma empresa não faz sentido;
  • Hoje, é possível economizar tempo e reduzir o retrabalho e erros com as ferramentas digitais, que são mais rápidas e ágeis. Trello e RD Station são algumas delas;
  • A Conta Azul Pro é uma plataforma online, completa e simples de usar, desenvolvida especialmente para empresas que desejam eliminar os erros manuais, o retrabalho e gerenciar o negócio de onde estiver.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Na época dos nossos avós, se alguém falasse que um dia seria possível fazer ligações por vídeo, certamente essa pessoa seria vista como louca. Ou então, no melhor dos casos, essa situação se transformaria em um roteiro de filme de ficção científica dos mais modernos e avançados. 

O tempo passou e a tecnologia evoluiu. Hoje, não tem como pensar em um mundo sem celulares, computadores e internet. Você mesmo não deve se sentir tão confortável ao passar dias sem verificar as mensagens do WhatsApp, principalmente se estiver abrindo uma empresa. 

Então, se a evolução tecnológica já faz parte do cotidiano, por que controlar um negócio de uma forma antiga, usando papéis e anotações à mão?

Se você não sabe por onde começar a aplicar a tecnologia na sua empresa, continue lendo e conheça 6 ferramentas digitais que são as melhores amigas do empreendedor. Entenda na prática como elas ajudam a economizar tempo e evitar erros. Boa leitura!

Com a evolução diária da tecnologia, fazer anotações à mão e confiar somente em planilhas para gerenciar uma empresa não faz sentido;

Ferramentas digitais e empreendedores: uma amizade verdadeira 

 A tecnologia, independente da área de atuação, tem o objetivo de tornar os processos mais rápidos, baratos, simples e assertivos. Veja alguns exemplos:

  • Pedir e pagar as refeições pelos aplicativos de delivery de refeições é muito mais simples do que ligar, escolher o prato e aguardar às cegas se o pedido está a caminho;

  • O mesmo vale na hora de pedir um carro para transporte. Nesse caso, o deslocamento acaba sendo até mais barato;

  • Muitas empresas atuam no modelo home office, reunindo a equipe por videochamada, sem precisar custear os deslocamentos de todos os funcionários; 

  • Câmeras espalhadas pelas ruas reforçam a segurança em vários bairros, assim como as fechaduras digitais;

  • Expor e vender produtos nas redes sociais é mais barato do que montar uma loja física;

  • Dependendo da enfermidade, é possível fazer uma teleconsulta, sem precisar sair de casa. 

Com certeza, você já teve contato com pelo menos um desses exemplos. Talvez, nem se dê conta de como era antes de não ter um celular e usar aplicativos, por exemplo. 

No empreendedorismo, as ferramentas digitais facilitam a rotina administrativa. Por meio delas, o dono do negócio tem acesso a informações precisas de uma maneira rápida. 

Bater o caixa à mão? Anotar em mil papéis o que precisa ser feito diariamente, perder a anotação ou esquecer de tudo? Emitir notas fiscais com dados errados? O empreendedor que conta com o apoio da tecnologia está livre de todos esses problemas. 

Outro aspecto importante a ser lembrado diz respeito a quando o dono de negócio deve optar pelas ferramentas digitais. A resposta é: a partir de agora.

Tanto para quem está começando quanto para quem já está no mercado, a tecnologia contribui para um crescimento acelerado e organizado. Mais do que isso, reduz as tarefas manuais, os erros e oferece uma visão clara do que acontece na empresa. 

Mas, se você pensa que a tecnologia não é de fácil acesso, está enganado. Sem pagar muito, é possível ter acesso a ferramentas digitais que possuem inúmeros benefícios. Separamos algumas no próximo tópico. 

6 ferramentas digitais para conhecer agora mesmo! 

 

1. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma estrutura de e-commerce para quem deseja vender pela internet sem precisar montar um site do zero. A plataforma permite a customização, ou seja, é possível deixar a página com a cara da empresa. 

A principal vantagem da Loja Integrada é poder receber os pagamentos por meio de ferramentas como o Mercado Pago e Pagseguro.

Por fim, essa plataforma também conta com vários outros parceiros, dentre eles uma agência de marketing e uma consultoria, que ajudam principalmente os empreendedores que estão começando. 

Descubra quais são as ferramentas de automação de marketing essenciais para o seu negócio.

2. Discord

Para quem precisa lidar com funcionários, fornecedores e/ou parceiros à distância, o Discord é uma excelente opção. Trata-se de uma ferramenta para videochamadas e conversas por texto. A proposta é oferecer qualidade e rapidez nas transmissões. 

Por meio dela, é possível criar grupos de conversas privados e acessos personalizados aos membros. No acesso pago, o Discord permite a criação de avatar personalizado e compartilhamento de vídeos e de outros arquivos em alta resolução. 

3. RD Station CRM

A RD Station é uma plataforma completa, com várias funções voltadas para o marketing digital da empresa. Envio de e-mails em massa e criação de landing pages (páginas de captura de potenciais clientes), são algumas delas. 

Recentemente, a RD Station lançou a função CRM, que permite o gerenciamento das atividades da equipe de vendas. Com essa funcionalidade é possível verificar, por exemplo, quantos potenciais e novos clientes entraram em contato com a empresa. 

Outro benefício da RD Station é contar com uma equipe de especialistas para orientar o empreendedor quanto à ferramenta e às estratégias.

4. Trello

Costuma se perder nas tarefas? Tem uma ideia mas não sabe onde reuni-las? Está complicado acompanhar as atividades da equipe? 

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que evita esses e outros problemas. Com visualização em colunas, quadro e calendário, ela pode ser usada de maneira customizada, permitindo o acompanhamento de todas as atividades da equipe. 

Você também pode inserir datas de entrega, responsáveis e checklist para cada tarefa. 

5. MailChimp

O MailChimp também é uma plataforma para envio de e-mails em massa, o chamado “e-mail marketing”. Com um plano gratuito considerado bastante generoso, sem pagar nada você pode cadastrar até 2 mil destinatários na ferramenta. 

Feito o cadastro, basta criar estratégias e desenvolver conteúdos alinhados com os remetentes, como promoções personalizadas para clientes antigos, mensagens de aniversário e lançamentos. 

6. EducareBox

Por fim, temos a EducareBox, que é uma espécie de agenda digital que permite a comunicação entre pais e os educadores de uma escola. 

Por meio dela, é possível acompanhar o desempenho, faltas, presenças e comunicados dos alunos de forma simples, sem a necessidade de se deslocar até a escola. A EducareBox também facilita a identificação das dificuldades e progressão dos estudantes. 

Amigo mesmo é quem integra tudo em um único lugar

Amigo mesmo é quem integra tudo em um único lugar

Cada uma dessas ferramentas digitais facilita a gestão da empresa. Enquanto o Trello ajuda a organizar as suas tarefas diárias, o MailChimp permite o envio de e-mails em massa para todos os clientes, por exemplo. 

Agora, já pensou se existisse uma ferramenta capaz de integrar todos os processos do negócio em um único local? Isso é possível com a Conta Azul Pro!

Trata-se de uma plataforma para gestão de empresas onde vendas, financeiro, estoque e contabilidade são conectadas. Vendeu? Fez compras? Recebeu pagamentos? Todos os lançamentos são integrados e atualizados automaticamente, sem precisar inserir nada manualmente

Com a Conta Azul Pro, o empreendedor evita:

  • Ficar com o estoque vazio, pois pode ser alertado assim que os itens atingem as quantidades mínimas. Também é possível acompanhar as movimentações (entrada e saída de itens) em tempo real;

  • Se perder no extrato bancário, já que a conciliação das vendas e fiscal são automáticas;

  • Erros na digitação de notas fiscais, uma vez que todos os dados dos clientes ficam gravados;

  • Consultar várias pessoas para encontrar uma informação simples. Para ter uma visão 360° da empresa, é só gerar  relatórios detalhados, fáceis de entender. 

Outra vantagem é poder acessar as vendas e o estoque gratuitamente direto pelo celular, com o App Conta Azul de Bolso. 

O melhor de tudo é que a Conta Azul Pro pode ser integrada com mais de 50 ferramentas, dentre elas, todas as que citamos neste conteúdo

Dê o primeiro passo para uma amizade realmente duradoura! Clique aqui para testar a Conta Azul Pro, de graça, sem compromisso! 

Leia mais

Leia também