6 dicas infalíveis para melhorar o atendimento ao cliente no fim de ano

Sobre o que estamos falando?

  • Ser bem atendido em um estabelecimento é pré-requisito para 94% dos brasileiros fecharem uma compra e voltarem a comprar na loja;
  • Entender porque é preciso investir em melhorias no atendimento ao cliente, saber como oferecê-lo da melhor maneira possível e contar com o apoio da tecnologia é essencial;
  • Com a Conta Azul, além de acompanhar as vendas em tempo real, você reúne todos os dados dos clientes e também o histórico deles com a sua empresa!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O fim do ano é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas da sua empresa, principalmente após um longo período de baixa na economia. Esse é o período em que as pessoas recebem décimo terceiro, participações em lucros e outros bônus, dispondo de um dinheiro extra para gastar. 

Mas, para isso, não basta oferecer produtos de qualidade ou ter uma loja bem localizada, o bom atendimento deve predominar na experiência do cliente. 

Os dados confirmam exatamente isso! Em uma pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo, 94% dos entrevistados disseram que um bom atendimento ao cliente é fundamental para fechar negócio.

"Então, como melhorar o atendimento ao cliente no meu negócio?"

Se você quer saber como deixar seus clientes mais satisfeitos e se comunicar melhor com eles, continue a leitura e aprenda com os tópicos a seguir:

x-dicas-infaliveis-para-melhorar-o-atendimento-ao-cliente-no-fim-de-ano

Por que melhorar o atendimento ao cliente? 

Oferecer um bom atendimento não é mais um diferencial, e sim um pré-requisito para as empresas que querem alcançar sucesso. Isso porque os consumidores estão se comportando de forma diferente, mais atentos não só à qualidade dos produtos, mas também à experiência com a empresa. 

Quando chega o final do ano, as pessoas correm para fazer as compras dos presentes de natal, certo? Já imaginou essas pessoas reclamando sem parar com os gerentes sobre a indiferença dos funcionários? Ou então, esperarem horas para tirar uma dúvida no chat da loja virtual? Parece exagero, mas é o que acontece em diversas empresas. 

Se você não quer passar por essas situações, melhore o atendimento ao cliente! Contratar bons funcionários e treiná-los é um investimento que vale a pena, pois de nada adianta investir em campanhas de marketing se a comunicação com o seu público não for das melhores. 

Lembre-se: clientes não voltam a consumir de locais que ignoram as suas necessidades. Do contrário, quando saem contentes, eles comentam com pessoas próximas, que ficam curiosas para conhecer a marca também.

É a famosa propaganda "boca a boca" que, apesar de subestimada, faz toda a diferença na tomada de decisão.  

Baixe grátis o e-book abaixo e fature mais nesse fim de ano: 

E-book "O que fazer para vender no Natal e gerar mais lucro!" 

 

Cadastre o seu e-mail e receba grátis:

 

Como oferecer o melhor atendimento aos seus clientes?

Os clientes têm o poder de decisão nas mãos. Antigamente, além de as opções serem limitadas, as pessoas não tinham acesso à informação como hoje, a qualquer momento e em poucos cliques. 

Por exemplo, se pesquisarmos o nome de uma empresa ou de um produto no Google, vemos a sua descrição e também avaliações de outros consumidores, sejam elas boas ou ruins.

Para melhorar sua performance no atendimento ao cliente, é importante se adequar à nova demanda do público. Tenha a mente aberta para entrar no mundo virtual, bem como reconhecer tendências e se adaptar às tecnologias.

Para te ajudar a melhorar seu atendimento, separamos seis dicas super importantes. Descubra quais são elas:

  1. Se atente à primeira impressão 

Normalmente, a primeira impressão é a que fica e demora apenas meio segundo para as pessoas concluírem algo e julgar se aquilo é agradável ou não.  

Pense no seguinte exemplo: imagine que sua loja é física, então, o ideal é orientar seus funcionários para estarem sempre disponíveis para os clientes, já que ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido. Além disso, se atente à estética do local: mantenha tudo sempre limpo e organizado, sem produtos espalhados pelo chão. 

Se o negócio for online, ofereça uma boa experiência: um site rápido, seguro e com meios de pagamentos diversificados e que atendam a todos os tipos de clientes, entre outras ações. Todo e qualquer detalhe pode interferir no resultado da compra.

Em resumo, faça com que seus clientes sintam-se acolhidos e queiram voltar!

   2. Seja ágil e eficiente


Não existe nada mais desagradável do que um vendedor que não conhece os processos da empresa e demora o dobro do tempo para executar uma tarefa aparentemente simples. Certo?

Por isso, não hesite em capacitar e motivar os seus colaboradores e assim melhorar o atendimento do seu negócio! Além disso, identifique as falhas e resolva de forma assertiva.

Por exemplo, deixe vendedores de prontidão para atender quem chega, abordando e oferecendo ajuda aos clientes. Caso a ajuda não seja aceita, eles precisam se manter à disposição, o clássico “estou perto de você, é só chamar”.

   3. Prepare a equipe


Uma equipe bem treinada oferece um atendimento ao cliente mais eficaz. Por isso, ofereça treinamentos regularmente para capacitar seus vendedores, ensinando a eles o que o cliente busca e qual a solução que seu negócio proporciona. 

Conscientize-os também de que o atendimento não importa apenas para levar o consumidor até o momento da compra, mas também ao pós-venda. Com isso, profissionais bem preparados podem aumentar consideravelmente o número de suas vendas, garantindo assim o crescimento da empresa.

   4. Seja sincero


É impossível prever o acontecimento de situações negativas, e nesses casos, saiba que os clientes preferem sinceridade a serem enganados. Além disso, ao ser sincero e transparente você cria uma relação de confiança com o seu consumidor.

Quando algo sair do controle, é preciso ser honesto e pedir paciência para resolver tudo da melhor maneira possível, dando um prazo real.

É normal que problemas aconteçam, mas é de extrema importância que o foco esteja na resolução, visando uma experiência positiva para o seu cliente.

   5. Ouça os feedbacks


Feedbacks são importantes para entender quais pontos precisam ser melhorados no seu negócio, assim como quais já estão dando certo.

Mas não espere que essas informações caiam no seu colo! Use as redes sociais como aliadas e abuse das ferramentas disponíveis para se comunicar com o seu público. Abra caixinhas nos stories do Instagram perguntando como pode melhorar e leia as respostas com o máximo de atenção.

Na loja física, disponibilize formas para que os clientes avaliem seu serviço, como questionários em papel ou tablets. Assim, você e sua equipe poderão utilizar as informações em prol do atendimento ao cliente.

   6. Conheça seu cliente 


Para criar estratégias de marketing que atinjam o seu cliente de forma direta, conheça suas preferências, costumes, faixa etária, gênero, conteúdos que mais gosta, etc. Quanto mais específicas forem as informações, mais fácil será prosseguir com o atendimento.

Inicialmente as personas podem ser pensadas de forma mais genérica, mas depois de um tempo, invista em pesquisas ou formulários e ofereça recompensas para quem responder, como descontos ou brindes.

x-dicas-infaliveis-para-melhorar-o-atendimento-ao-cliente-no-fim-de-ano-2

Como a tecnologia pode te ajudar? 

Para oferecer um atendimento que atenda às expectativas do seu cliente, a tecnologia pode ser uma grande aliada. 

Você pode combinar as dicas que citamos acima com o uso de um ERP, por exemplo. Com ele, você tem acesso a:

  • Clientes cadastrados no sistema, criando de uma base de dados para conhecer melhor o consumidor e assim acertar no planejamento de promoções;

  • Relatórios completos, automatizados e personalizados com as informações que você deseja ver;

  • Integração com outras plataformas, como aplicativos para gestão do relacionamento com o cliente (CRM);

  • Segurança dos dados, já que todas as informações são armazenadas na nuvem;

  • Acompanhamento do histórico de atendimento e da jornada do cliente, desde o primeiro pedido até o fechamento da compra.

Conte com a Conta Azul para melhorar seu atendimento ao cliente! 

Estando com as etapas para melhorar o atendimento ao cliente no fim de ano em mãos, é a hora de contar com a tecnologia para atender às suas necessidades. E a Conta Azul pode te ajudar!

Com o ERP Conta Azul, você sabe tudo o que acontece na sua empresa em tempo real e de onde estiver, de forma simplificada. Assim, sobra mais tempo para dedicar ao que realmente importa: atender bem seus clientes! 

Através da Conta Azul, você:

  • Ganha tempo com a automatização de processos como emissão de notas fiscais;

  • Diminui a chance de erros e queda na qualidade do atendimento;

  • Integra gestão financeira, vendas, estoque e contabilidade da empresa em um único sistema;

  • Assegura a sua gestão, armazenando os dados na nuvem. Além disso, o sistema também garante a troca de informações entre a sua empresa e os bancos;

  • Tem acesso 24h por dia, de qualquer lugar com o App Conta Azul de Bolso;

  • Conta com suporte ao cliente que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30 por telefone, e-mail e chat;

  • Monitora o fluxo de caixa diário e mensal;

  • Acompanha as despesas e sabe com antecedência quais são as próximas contas a pagar;

  • Dá adeus ao estresse com a conciliação bancária e fiscal, que também é feita de forma automática.

Já pensou em vender pela internet sem precisar de site? Com o Receba Fácil da Conta Azul, isso é possível! Ofereça para seus clientes o parcelamento de compras em até 12 vezes, sem necessidade de uma maquininha de cartão. 

O principal objetivo do Receba Fácil é simplificar seus recebimentos, seja por cartão de crédito, Pix Cobrança e boleto

Ficou mais simples entender a importância do atendimento ao cliente e como melhorá-lo no final do ano? Aproveite para colocar em prática todas as nossas dicas e testar as funcionalidades da Conta Azul.

Clique aqui e experimente o ERP sem pagar nada!

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*