6 dicas fundamentais para organizar as férias do empreendedor

6 dicas fundamentais para organizar as férias do empreendedor

Após 12 meses de trabalho, todo funcionário tem direito a 30 dias de descanso. Sem dúvida, esse é um dos momentos mais aguardados pela maioria das pessoas, afinal, é tempo de viajar, aproveitar com a família ou colocar em dia projetos pessoais, por exemplo. Mas e como ficam as férias do empreendedor? Você pode até acreditar que para micro e pequenas empresas é quase impossível pensar nisso, pois as responsabilidades, normalmente, caem todas nas mãos dos donos, principalmente nos três primeiros anos, caracterizados por serem um período delicado e de alto risco devido à necessidade de um forte planejamento financeiro e a realização de investimentos.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

A presença do empresário no dia a dia da empresa é, de fato, indispensável para garantir o sucesso dos negócios, entretanto, é importante lembrar que uma cabeça cansada não consegue produzir bem e, consequentemente, não gera os resultados esperados. Por isso, fazer uma pausa nas tarefas permite que o trabalho possa fluir de maneira sadia e eficaz depois. Os próprios especialistas mostram, em diversas pesquisas, que todos precisam de um momento de ócio para melhorar o rendimento. 

Isso mesmo, ócio! Separar um tempo para fazer atividades diferentes ou mesmo não fazer nada e apenas evitar as obrigações cotidianas é essencial para uma vida saudável. Além disso, sair da rotina tem um verdadeiro poder terapêutico e ajuda no desenvolvimento de novas ideias, inclusive, relacionadas aos negócios. E não termina aí. A ausência do empreendedor por um determinado tempo pode ser benéfico para a equipe, pois ela aprende a realizar o trabalho de forma mais independente.

Mesmo com uma estrutura pequena, nem sempre é possível que o empresário esteja presente a todo momento. Nessas horas, é importante ter um funcionário de confiança que possa responder pela empresa e com quem seja possível dividir as responsabilidades quando necessário. O período que antecede as férias é, portanto, uma excelente oportunidade para treinar esse profissional e, depois, observar como ele atua na sua ausência.

Como preparar a empresa para as férias do empreendedor

Antes de seguir para o tão desejado período de folga, você precisa tomar alguns cuidados com o empreendimento para garantir que tudo continue funcionando mesmo sem a sua presença. Assim, é de extrema importância realizar algumas ações, como adiantar parte das tarefas de sua responsabilidade e preparar o seu time para que saiba o que e como fazê-las. Isso é o que vai garantir o bom funcionamento do seu negócio e um descanso sem preocupações.

Para ajudá-lo, reunimos 6 ações que todo empreendedor deve fazer antes de sair de férias. Confira!

1 - Planeje com antecedência

Planejamento é fundamental no mundo corporativo e a ideia prevalece quando nos referimos às férias. O primeiro motivo, inclusive, é até voltado para o lado pessoal. Se marcadas com antecedência, é possível reduzir os custos com viagens, por exemplo, e evitar aquela tentação de cancelar o passeio em cima da hora. Paralelamente, o planejamento ajuda a organizar as tarefas adequadamente, evitando que a empresa pare em sua ausência, e proporciona o tempo necessário para treinar aqueles que devem abraçar suas tarefas.

2 - Eleja um substituto

Seguindo o raciocínio do tópico anterior, uma dica é a escolha de um funcionário de confiança para gerenciar os negócios enquanto você estiver fora. É preciso que o empreendimento continue tendo a imagem de um líder, pois isso ajuda na orientação da equipe. Treine um dos colaboradores de confiança e dê certa autoridade a ele. Mas deixe claro os limites dessa autonomia concedida.

3 - Resolva as pendências

Especialistas sugerem que, aproximadamente um mês antes do merecido descanso, devem ser solucionadas algumas pendências mais importantes que seriam resolvidas no tempo programado para a folga. Desta forma, se você está pensando em possíveis investimentos, demissão ou a troca de fornecedores, por exemplo, faça tudo com antecedência para evitar dores de cabeça. Assim, pode descansar de verdade.

4 - Avise seus clientes

Os clientes precisam saber com quem devem entrar em contato caso seja necessário, principalmente no caso de micro e pequenas empresas em que os próprios empresários costumam ser a ponte com eles. Avise-os sobre a sua pausa e apresente formalmente o colaborador que ficará no seu lugar. Uma dica simples é o envio de um e-mail a cada um dos clientes com o contato do seu substituto.

5 - Distribua as tarefas

Organize todas as atividade que precisam ser feitas durante o tempo em que estiver fora e remaneje as obrigações para seu funcionário de confiança ou divida-as entre profissionais estratégicos, estabelecendo metas para eles. Os resultados deverão ser obtidos sem a sua ajuda e, quando voltar, avaliem juntos o desenvolvimento. Essa ação também é importante para motivar as pessoas a buscarem soluções de forma mais independente e ajudar seu empreendimento a crescer.

6 - Aproveite seu momento!

É comum que empreendedores continuem conectados à empresa nas férias, disponibilizando-se para resolver qualquer problema que venha a acontecer. Com isso, ao invés de aproveitarem o momento para descansar e recarregar as baterias, continuam diante do computador ou no telefone. Lembre-se de que esse período é a hora de se desligar e uma excelente oportunidade de treinar as pessoas a trabalharem sem a sua presença. Por isso, deixe claro que só deve ser acionado em casos de urgência.

Planilha de Controle de Férias  Preparamos uma planilha para ajudar você a fazer o controle das férias dos  colaboradores Baixar a planilha agora

 

Todo profissional precisa ter um tempo para descansar e ficar longe do trabalho. Organize sua empresa e planeje já suas férias! A ContaAzul está pronta para ajudar nesse planejamento, pois, com nosso software, é possível organizar a gestão financeira para não ter sustos quando retornar.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>