Contabilidade

Como escolher um contador: passo a passo para acertar

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 12 mins de leitura

Como escolher contador

Escolher o contador não é uma tarefa fácil. O motivo é que a contratação de um profissional ou empresa contábil vai muito além de uma obrigação fiscal.

Hoje seu papel é muito mais amplo: no lugar de uma figura necessária para cumprir a legislação, o contador se torna um parceiro estratégico do empreendedor.

Por isso, não se trata de uma escolha que possa ser delegada, que possa ser reduzida a uma ou duas competências ou que deva seguir apenas a indicação de um amigo.

Diante desse desafio, resolvemos dar uma ajudinha.

Neste artigo, você vai encontrar referências importantes para guiar a sua decisão, vai entender melhor o papel do contador na era digital e vai descobrir a diferença que um bom profissional da área pode fazer nos seus resultados.

Navegue pelos tópicos:

Ficou interessado? Então siga a leitura.

Importância da escolha do contador

Como você sabe, contar com um contador é essencial. A atuação de um profissional de contabilidade é imprescindível em empresas de todos os portes e é regida pelo artigo 1.179 do Código Civil.

Nesse aspecto, a escolha deve partir de parâmetros objetivos, de acordo com a formação e o nível de conhecimento técnico.

Mas o domínio da área não deve ser analisado por si só. Há ainda uma outra questão relevante a ser considerada: a tecnologia aplicada aos processos e rotinas contábeis fazem do contador, hoje, uma figura ainda mais importante.

A revolução da contabilidade digital torna esse especialista muito mais do que um cumpridor de obrigações.

Com a automação de processos e aceleração de suas rotinas, o contador ganha mais tempo para assessorar o seu cliente em temas com os quais tem familiaridade, como finanças, estoque, gestão e investimentos.

Agora ele é um aliado do qual você, empresário, não pode (e não quer) abrir mão.

Especialmente no Brasil, um país que dificulta tanto o empreendedorismo.

Por aqui, a mortalidade de empresas é considerada muito alta, pelo menos em comparação com países mais desenvolvidos.

Para você ter uma dimensão mais clara do problema, basta lembrar: a maioria dos negócios não sobrevive ao segundo ano de vida.

Alguns dos motivos:

  • Falta de conhecimento do gestor em administração de empresas
  • Foco demasiado nas operações, deixando a gestão de lado
  • Alta e complexa carga tributária
  • Dificuldade no controle financeiro.

Como sair dessa armadilha?

A resposta não poderia ser outra: profissionalização da gestão.

Nesse sentido, o contador é o especialista que vai ajudar a colocar ordem na casa.

Ele pode ajudar muito a organizar as informações sobre os seus resultados financeiros, o que permite que você se oriente pelo que os números dizem, e não só pelo seu feeling empresarial.

Com sua orientação, você pode entender melhor seus custos, margens, tributos, taxas e tudo que parece impedir seu negócio de dar lucro.

Esse profissional ajuda até a desvendar se você está tendo lucro de fato ou se sua projeção financeira apresenta alguma falha.

Antes mesmo de tirar o negócio do papel, o contato com um contador pode acelerar a criação da empresa e levar o seu empreendimento para o rumo correto bem mais rápido do que se você caminhasse por conta própria, sem esse auxílio.

Bom, agora que entendemos exatamente a importância desse profissional, vamos partir para a escolha da melhor opção para o seu caso.

Critérios para a escolher o contador

Se ainda tem dúvidas, selecionamos alguns dos critérios que você pode adotar ao se lançar no mercado em busca de uma empresa contábil:

Por especialidade

Da mesma forma que em outras profissões, existem contadores que se especializam em determinadas áreas ou atividades.

Enquanto há os que só trabalham com consultoria, existem os que se especializam no segmento varejista, e outros que são melhores com logística e por aí vai.

Por isso, antes de optar por um profissional, considere sua experiência.

Veja se ele apresenta um histórico que o credencie a ser um parceiro na hora de pensar no crescimento de sua empresa.

Por afinidade com a tecnologia

Estamos em plena era da contabilidade digital, o que significa dizer que, sem os recursos tecnológicos, não é possível se manter à frente da concorrência, tampouco pensar em crescer.

O movimento de transformação das práticas contábeis já se faz perceber há algum tempo até mesmo no contexto governamental. O SPED contábil está aí, forçando os contadores a se ajustarem aos procedimentos que utilizam exclusivamente o ambiente online para execução de atividades.

E se a contabilidade é estratégica, torna-se fundamental que, junto ao conhecimento das formalidades, esteja a capacidade de antecipar-se estrategicamente.

Assim, é igualmente importante que o contador saiba utilizar um software para contadores que seja integrado à gestão financeira da empresa.

Em sinergia com os profissionais de finanças (ou o setor financeiro), seu negócio dificilmente será pego de surpresa, ou seja, as chances de passar algum aperto financeiro serão bastante reduzidas.

Por perfil profissional

Até agora, destacamos a necessidade de se contar com um contador que vá muito além das questões burocráticas do trabalho.

Já vai longe o tempo em que o profissional de contabilidade ocupava funções menos nobres, em salas comerciais desorganizadas, cheias de livros contábeis empilhados sobre as mesas e abarrotadas de papéis.

O uso da tecnologia baseada na nuvem (cloud computing) abriu horizontes até então pouco explorados pelos contadores.

Hoje o contador pode se integrar completamente às demandas de seus clientes e atuar proativamente na assessoria contábil e financeira, de olho no resultado e na estratégia da empresa.

Assim, com mais tempo para a análise de dados e menos funções operacionais, a contabilidade consultiva ganha cada vez mais adeptos.

Surge então um novo especialista, que é útil não apenas para preencher documentos e auxiliar em dúvidas fiscais, mas também para orientar decisões em um mercado cada vez mais ágil e dinâmico.

Por indicação

Mesmo que você esteja ciente de todos os requisitos necessários para nortear suas buscas, pode ser que ainda sim não se sinta confortável o bastante para escolher.

Na dúvida, a boa e velha indicação continua sendo uma forma de minimizar as chances de erro.

O princípio aqui é relativamente simples: se deu certo com uma pessoa conhecida, então tem maior chance dar resultado para a sua empresa.

Contudo, não deixe de avaliar a indicação à luz dos critérios já expostos até aqui.

Afinal, pode ser que a pessoa que indicou não esteja tão bem informada sobre os avanços na contabilidade, que acontecem em ritmo muito acelerado.

Por frequência na comunicação

Embora não seja um aspecto mandatório, a capacidade de se comunicar e fornecer feedbacks constantes é bastante desejável.

Contadores que mantêm canais de comunicação sempre abertos e ativos mostram-se muito mais eficazes em relação às suas atribuições estratégicas.

Planejar significa antecipar, e onde não há diálogo, não se pode prever nada, concorda?

Felizmente, esse é um traço que pode ser trabalhado, até mesmo em profissionais mais “discretos”.

Tudo vai depender da relação que será estabelecida entre você e o especialista escolhido.

Por que escolher um contador digital

Como vimos, a contabilidade digital não é o futuro, e sim o presente.

Com ela, o registro dos dados é automatizado, o trabalho operacional do contador é reduzido consideravelmente e o tempo livre serve para usar o conhecimento do profissional a favor do crescimento e da sustentabilidade de seus clientes.

Além da aceleração das rotinas, o novo formato da contabilidade permite uma visualização melhor de toda a saúde financeira da empresa e de todos os números que a movem.

Com o apoio consultivo desse especialista você terá meios de projetar cenários, medir o custo de suas operações, antever as consequências da implementação de novos métodos ou processos e muito mais.

Por isso, a inovação é um componente indissociável da nova era contábil.

Parte dessa revolução é possível pelo SPED contábil, sobre o qual já falamos brevemente.

A digitalização das obrigações acessórias força as empresas a ter que prestar contas junto aos órgãos fazendários e Receita Federal exclusivamente pelo ambiente eletrônico.

Entre as principais, temos:

  • ECD-Contábil
  • EFD-Fiscal
  • DIRF
  • SPED-ECF
  • Demonstrações Contábeis
  • SPED-Contribuições
  • NF-e
  • DCTF.

Além dessas, há o e-Social empresas, o novo ambiente virtual para prestação de contas e regularização de trabalhadores, cuja obrigatoriedade vai se estender a todas empresas brasileiras até janeiro de 2019.

Em resumo, não há mais cumprimento fiscal sem a internet. É adaptar-se aos novos tempos, ou sair de cena.

A seguir, veja as vantagens de optar por um contador com os dois passos na era digital:

Aproveitamento dos dados

Hoje uma gestão inteligente significa adotar uma plataforma que une o contábil ao financeiro e conecta as diferentes áreas da empresa.

Assim, toda a movimentação de sua empresa ocorre de forma orgânica: a venda gera um nota fiscal, o registro é lançado no financeiro, o dado é transmitido para a contabilidade, o estoque é atualizado, o fluxo de caixa entra em cena e relatórios de inteligência são criados.

Depois da integração, quando suas finanças passam a ser guiadas com o auxílio efetivo do contador, você toma decisões verdadeiramente embasadas.

É muito diferente do que seria, por exemplo, se você decidisse cortar gastos sem grande planejamento, com uma visão muito estreita, apenas porque em um mês suas vendas foram reduzidas.

Softwares de gestão podem fornecer relatórios completos, que com o tempo formam um quadro evolutivo consistente de suas atividades.

O tratamento inadequado dessa informação é, muitas vezes, um gargalo que impede empresas de avaliar com clareza seus resultados.

Em síntese, com a tecnologia, seus DREs e Balanços Trimestrais deixam de ser um apanhado de números desconexos, ganhando novos sentidos na hora de orientar decisões.

Transmissão de arquivos otimizada

Quando sua empresa trabalha com um escritório contábil, deverá repassar regularmente uma série de documentos como extratos bancários e notas fiscais.

Quando a contabilidade era em papel, o repasse das informações era muito mais sujeito a erros, em função da pouca praticidade que arquivos físicos representam.

Portanto, quando uma empresa contábil trabalha com a tecnologia, acaba representando mais segurança para o seu negócio. A recepção de seus documentos e posterior guarda torna-se mais confiável e prática, já que ocorre digitalmente.

Mais tempo livre para pensar

Um mal que aflige empresários é a aparentemente insolúvel falta de tempo.

De todos os recursos que uma empresa dispõe, esse é o único irrecuperável.

Tempo passado não volta mais, logo, aproveitá-lo da melhor forma é essencial para que os bons resultados sejam constantes.

Quando você se encontra soterrado em obrigações de rotina, tendo que lidar o tempo todo com questões envolvendo funcionários, pagamentos e prestação de contas, fica impossibilitado de pensar à frente.

Então, adotar a tecnologia (e escolher um contador que saiba usá-la) é a chave que abre a porta para o tempo aproveitado de forma estratégica.

Isso porque você vai deixar de correr para dar conta de tarefas manuais e vai direcionar esforços para encontrar maneiras de elevar sua lucratividade e expandir seus negócios

Economia de recursos

Não é apenas a falta de tempo que pode atrapalhar os planos de expandir um negócio ou aumentar a lucratividade.

Toda atividade produtiva demanda custos variáveis, que, em geral, não podem ser cobertos se não houver capacidade operacional para suportar eventuais mudanças no orçamento.

Existe um termo no meio empresarial que define a capacidade de crescer sem que isso signifique custos proibitivos.

Estamos falando do crescimento escalável. Ele se refere a um sistema de gestão que utiliza as ferramentas digitais para expandir o negócio sem os limites tradicionais de operação.

É o caso, por exemplo, dos softwares de gestão que realizam o trabalho que antes consumia tempo e exigia a alocação de pessoas para sua execução.

Tarefas repetitivas, como preenchimento de notas fiscais, exemplificam bem como a tecnologia pode desafogar empresas pela eliminação da mão de obra humana em ações que podem ser automatizadas.

Redução de barreiras físicas

Como já vimos, é muito importante que contadores e clientes estejam em contato permanente.

A troca de ideias e de informação é um pressuposto básico quando se deseja trabalhar de forma estratégica. 

Por isso, um desafio comum na era pré-contabilidade digital era selecionar um contador que estivesse por perto quando dele precisasse.

Assim, a tecnologia aplicada à contabilidade trouxe um novo mundo de possibilidades, uma vez que sua empresa não precisa, necessariamente, contratar uma empresa que se localize perto da sua.

Hoje é perfeitamente viável trabalhar com um escritório contábil de outra cidade, por exemplo, desde que os canais de comunicação sejam alinhados.

Contadores digitais na Conta Azul

A Conta Azul possui um diretório que reúne contadores que estão conectados à era digital da contabilidade e que usam a plataforma para se conectar aos seus clientes.

Eles utilizam a plataforma para se integrar completamente à gestão financeira da sua empresa.

Imagine um fluxo perfeito que começa na venda, passa pela emissão de notas fiscais e pelo envio delas ao contador e não se encerra no balancete e na conciliação bancária, mas lá no seu resultado final, com mais vendas e uma visão estratégica de todos os números de sua empresa.

Gostou da ideia de automatizar ao máximo as tarefas operacionais e se concentrar em fazer seu negócio crescer? Entre o seu contador na Conta Azul.

Leia também