Gestão do Negócio

5 maneiras para sua startup se destacar no mercado

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

5 maneiras para sua startup se destacar no mercado

Você criou uma startup e agora percebeu que está concorrendo com centenas de boas ideias lançadas no mercado. Mas a verdade é que muitos dos empreendedores que se arriscam nesse universo não conseguirão levar o projeto adiante e vão desistir em algum momento. Saiba que você não precisa fazer parte desse grupo. Você pode vencer esse desafio!

Com disciplina, dedicação e muito trabalho, você vai alavancar sua empresa. O segredo é fazer com que ela se destaque! Sua ideia precisa ser um ponto brilhante em meio aos infindáveis pontinhos apagados da concorrência. Isso vai chamar a atenção do mercado, atraindo clientes e potenciais investidores. Como? Abaixo estão listadas cinco estratégias básicas que devem ser adotadas pelo empreendedor de qualquer startup. Ao colocá-las em prática, você vai diminuir sensivelmente sua margem de erros.

Tenha um diferencial e ofereça uma solução para o mercado

Uma startup deve, necessariamente, ser inovadora. Portanto, não ofereça ao mercado variações de serviços ou produtos já existentes. Tenha certeza de que seu projeto é novo e autêntico. Esse será o começo de tudo! A inovação é o grande mote com o qual você vai trabalhar para fazer com que sua startup se destaque.

Saiba, porém, que isso não é tudo. Uma boa ideia pode ser encantadora, mas pouco vendável. Não perca suas energias na elaboração de um projeto que não terá utilidade prática. Você precisa ter certeza de que sua startup vai atender a uma demanda do mercado. Ela precisa oferecer solução para um problema claro que já existe no ramo em que pretende atuar. Isso é o que garantirá o potencial de comercialização do seu produto ou serviço!

Busque a qualidade a todo custo

Você já tem certeza de que possui uma boa ideia, com conceito inovador e grande utilidade para o mercado? Ótimo! Agora você também precisa oferecer um produto de qualidade. Para isso não há alternativas: mergulhe de cabeça nos testes! Esgote todas as possibilidades de utilização do produto e certifique-se de que as falhas foram corrigidas. Realize verificações exaustivas.

Depois que você já tiver concluído essa fase, realize testes externos. Submeta seu produto à utilização de outras pessoas. Apresente-o a profissionais da área e a pessoas que se enquadrem no público-alvo com que vai trabalhar. Verifique quais são as principais dificuldades de operação e esteja pronto para receber críticas e sugestões. Com essas informações em mãos, você poderá aperfeiçoar o projeto e aumentar o nível de qualidade dele.

Divulgue seu produto e sua marca

Não se iluda! Será impossível conseguir uma posição de destaque no mercado sem utilização de estratégias de marketing. Se você quer ter visibilidade, divulgue sua marca e seu produto. O primeiro passo é definir o público-alvo da startup. A partir do momento em que souber quem são e qual o perfil das pessoas que potencialmente consumirão seu produto, você poderá traçar um plano de comunicação eficiente.

E se você está imaginando que essa é uma estratégia pouco alcançável em razão das restrições financeiras, saiba que está enganado! Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é exclusividade das grandes corporações. Comece pelas redes sociais e alimentando um blog, motive o burburinho! Lance a sua ideia, apresente a sua marca! Se você tem realmente um bom projeto, as pessoas vão compartilhar!

Trabalhe como gente grande!

O sucesso de uma startup depende de muito profissionalismo. Não é porque o projeto está em fase embrionária que você pode se dar ao luxo de trabalhar de forma desorganizada e amadora. Esse é o típico comportamento que leva o empresário ao insucesso. Então, se você quer dar ao seu negócio chances concretas de crescer, estude as técnicas básicas de gestão empresarial e coloque-as em prática. Não importa se você ainda é pequeno: trabalhe como gente grande!

O mais importante, neste momento, é que você adote práticas financeiras corretas. Faça o fluxo de caixa para controlar os valores de entrada e saída, além das contas a pagar e receber. Aprenda a precificar seu produto e a estabelecer uma margem de lucro da forma certa. Tenha um capital de giro adequado e faça previsões de investimentos futuros. Não misture as despesas pessoais com as da empresa. Tomando esses cuidados seu negócio vai sobreviver para além da fase inicial!

Conheça o potencial de retorno financeiro e de crescimento do seu negócio

Para realmente alavancar os negócios você precisa de investidores, certo? Então esteja preparado para oferecer seu projeto a eles! Não adianta apenas dizer o quão genial e útil é sua ideia. Você vai precisar demonstrar o potencial de investimento da startup. Estude os números e verifique em quanto tempo ocorrerá o retorno do capital que precisa ser investido. Certifique-se de que o negócio será vantajoso tanto para você quanto para quem está disposto a injetar dinheiro nele!

Além disso, faça planos para o futuro. Um investidor vai querer saber como o projeto vai se comportar nos próximos anos. Para isso, você precisa fazer projeções de mercado e levantamentos sobre o potencial de crescimento da empresa. Verifique se ela é “escalável”, ou seja, se pode expandir rapidamente sem demandar grandes investimentos em infraestrutura, equipamentos, funcionários, etc.

Gostou da lista acima? Saiba que esse é apenas o básico para o comportamento do empreendedor que quer ter uma startup de sucesso. Se você tem outras dicas que considera essenciais, compartilhe!

 

Leia também