5 estratégias de marketing que você pode aprender com Jeff Bezos

Sobre o que estamos falando?

  • Estratégias de marketing são muito importantes para quem abre uma empresa, pois ajudam a conquistar e a fidelizar clientes.
  • O fundador da Amazon, Jeff Bezos, que já foi considerado o homem mais rico do mundo, é um exemplo de empreendedor que fez seu negócio crescer com estratégias de marketing.
  • Além disso, cuidar da gestão como um todo é importante. A Conta Azul ajuda você, empreendedor, a simplificar a gestão da sua empresa, através de uma plataforma integrada que cabe no bolso. Experimente essa inovação!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Alcançar o sucesso é o objetivo principal de qualquer empreendedor, mas para isso, é essencial usar boas estratégias de marketing. 

É possível aprender muito com pessoas como Jeff Bezos, que já foi considerado como o homem mais rico do mundo. Jeff fundou a Amazon em 1994, uma das empresas mais valiosas do mundo, que trabalha com vendas pela internet de vários tipos de produtos, como livros, eletrônicos, acessórios, vestuários e brinquedos.

Além disso, a Amazon também vende serviços, como a Amazon Web Services (serviço de armazenamento em nuvem), Amazon Prime (streaming) e Alexa (assistente virtual).

Neste post, você verá os seguintes tópicos:

 

estrategias-de-marketing-que-voce-pode-aprender-com-jeff-bezos

Quem é Jeff Bezos?

Conhecido como Jeff Bezos, Jeffrey Preston Bezos é o fundador da gigante do varejo online Amazon. Na década de 90, Jeff enxergou longe os negócios e apostou no modelo de vendas e distribuição de livros pela internet, antes de sua  empresa se tornar tão grande e passar a comercializar produtos diversos, como brinquedos e eletrônicos.

Hoje definida como uma plataforma, a Amazon movimenta uma receita avaliada em US$ 386 bilhões em 2020, e está avaliada em 1,7 trilhão de dólares. 

Mas como ele chegou a tudo isso? Confira algumas estratégias abaixo!

O que são estratégias de marketing? 

Para empreender, você também terá que descobrir como usar o marketing a seu favor.

 Estratégias de marketing são todas as coisas que você faz para chamar atenção das pessoas, atender às expectativas dos seus clientes e fazer mais negócios.

Sempre procure entender quais são os hábitos e preferências dos seus clientes para saber como se adaptar para atender cada um deles. Se eles costumam frequentar a loja mais à noite, considere estender o horário de abertura.  Se preferem receber produtos em casa, pense em como melhorar o seu delivery.

Jeff Bezos destaca, inclusive, o quanto é importante que as pessoas falem bem do negócio. Isso significa que uma experiência positiva do cliente com sua empresa faz ele indicá-la a outros clientes e essa é uma das estratégias de marketing que você pode usar.

estrategias-de-marketing-que-voce-pode-aprender-com-jeff-bezos-2

5 estratégias de marketing para aprender com Jeff Bezos

  1. Atenção na concorrência

Jeff Bezos sempre se preocupou em criar diferenciais em relação à concorrência. Com isso, sua empresa, a Amazon, inova muito, como, por exemplo, na parte de logística. Ela tem uma frota própria e abandonou os serviços terceirizados para diminuir o número de reclamações. A empresa também fez parcerias com táxi-frete marítimo, caminhões e bicicletas para atingir a meta de entregas mais rápidas. 

Ficar de olho na concorrência é importante para saber quais ações estão sendo colocadas em prática naquele momento.

   2. Seja teimoso, mas também flexível


Jeff Bezos diz que “Nós somos teimosos em visão. Somos flexíveis em detalhes. Se você não é teimoso, vai desistir de experiências muito cedo. E se você não for flexível, vai bater sua cabeça contra a parede e não vai encontrar solução diferente para um problema que você está tentando resolver.” 

Se algo não deu certo, tente de novo e não desista da sua ideia. Mas saiba ser flexível quando precisar. Isso significa se adaptar e entender o que o cliente procura. 

   3. Valorize as boas relações 


Além dos clientes, é importante manter uma boa relação com fornecedores, por exemplo. No caso da Amazon, a empresa tem ótimos preços quando comparada aos concorrentes e isso só é possível graças ao bom relacionamento com fornecedores.

Com um bom relacionamento, você pode conseguir preços melhores e oferecer mais descontos e variedade de produtos para os clientes. 

   4. Experimentar é importante


Jeff Bezos ensina que mesmo antes de tentar uma nova ideia, devemos pensar se conseguimos avaliar os ganhos e perdas dela. Se houver como medir resultado depois, a empresa consegue investir em uma inovação com certo controle sobre o que irá acontecer.

Então a dica é que você não tenha medo de experimentar uma nova ideia, desde que planeje e esteja de olho no retorno que ela traz.

   5. Customer service é uma prioridade


Uma colocação interessante do Jeff Bezos explica que um bom atendimento ao consumidor acontece quando o consumidor nem precisa falar com você. Isso quer dizer que ele foi tão bem atendido, que não tem problemas ou queixas a fazer.

Também chamado de serviço ao cliente, o CS significa ouvir o que o consumidor tem a dizer e dar atenção às necessidades dele.

Somente ouvindo o cliente você vai saber o que não estava bom no serviço para poder melhorar.

Por que fazer uma boa estratégia?

Sabe o que você vai perceber se colocar boas estratégias de marketing em prática? Veja:

  • Acerto nas campanhas: segmentar o público para investir no canal certo;

  • Fidelização dos clientes: encantar o cliente para que ele continue comprando;

  • Aumento do ticket médio: oferecer mais produtos para que compre além do que estava buscando inicialmente;

  • Ótima base de informações para a tomada de decisões: usando dados, relatórios ou gráficos para agir com base em números.

estrategias-de-marketing-que-voce-pode-aprender-com-jeff-bezos-3

Veja como a Conta Azul pode ajudar empreendedores como você

Para ajudar em sua gestão como um todo, o que acha de contar com uma plataforma online? A Conta Azul auxilia as tarefas do dia a dia de pequenos negócios e simplifica o controle da sua empresa, pois disponibiliza funcionalidades que permitem acompanhar o fluxo de caixa em tempo real, juntando as informações da área financeira, fiscal, contábil e de estoque.

Com a Conta Azul você tem tudo isso registrado em um ERP para acessar pela internet de onde estiver, a hora que precisar! Assim, você também não arrisca perder anotações em cadernos ou folhas soltas.


Conseguiu entender melhor o que são estratégias de marketing e como você pode melhorar a gestão da sua empresa? Que tal experimentar grátis a Conta Azul e facilitar a gestão integral do seu negócio? Comece já!

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?