Controle Financeiro

5 dicas para cortar de uma vez por todas os gastos na sua empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

5 dicas para cortar de uma vez por todas os gastos na sua empresa

Se você é empreendedor de primeira, segunda ou terceira viagem já sabe como as coisas funcionam. Mais cedo ou mais tarde, você terá que trabalhar sua inteligência financeira para decidir onde e como cortar algumas despesas da sua empresa para mantê-la viva e funcionando.

Por isso resolvemos reunir aqui no blog da Conta Azul algumas dicas básicas para você guiar tranquilamente as decisões financeiras da sua empresa. Confira:

1. Avise sua equipe que a empresa precisa conter gastos

A sua equipe é capital mais valioso da sua empresa, por isso você sempre precisa informá-los sempre que for tomar alguma medida extrema que os influencie. Deixe bem explicado quais foram os motivos da empresa tomar esta atitude e garanta que tudo vai ficar mais fácil se todos se ajudarem. Como em uma família, é melhor passar dificuldades em conjunto do que sozinho, por isso tente envolver sua equipe neste processo e explique que apesar do aperto as coisas vão melhorar depois.

2. Reveja os salários dos sócios

Geralmente depois de dois ou três anos de empresa, quando os sócios já conseguem tirar valores altos de salário, uma crise pode abalar suas finanças e um dos passos para reverter essa situação. Não será uma tarefa facil ajustar o seu salário e de seus sócios, mas a saúde financeira de uma empresa muitas vezes depende apenas disso para seguir sem febres ou dor de cabeça. Reduzir os salários dos sócios irá abalar muito menos o clima da empresa que demitir um funcionário, o que pode reduzir a produtividade da empresa e pressionar ainda mais os outros que ficaram.

3. Cuide dos gastos básicos

Água, Luz e Telefone não dependem de muito esforço para redução de custos. Tire os computadores e eletrônicos da tomada sempre que sair do escritório, utilize e-mail e skype sempre que possível. Caso precise fazer muitas ligações para celular, compre celulares para falar com todos os tipos de operadoras e aproveite as promoções que dão vários bônus de operadora para operadora.

4. Pague suas contas apenas no dia do vencimento

Caso não houver desconto para pagamentos antecipados, programe o pagamento de suas contas para o dia de vencimento, dessa forma sua conta corrente fica menos tempo “descoberta”, consumindo menos juros do que se você tivesse tirado o dinheiro 10 ou 15 dias antes.

5. Contrate um contador

O investimento pode ser alto, mas o seu retorno a médio e longo prazo é indiscutível. Mesmo se você tiver algum especialista em finanças na sua equipe, um contador de fora pode enxergar erros no seu planejamento financeiro que ninguém ainda havia visto. Além da otimização dos seus relatórios relatórios, por meio de um planejamento tributário, o contador também irá avaliar qual é o menor valor possível de impostos a ser pago dentro das leis vigentes e o ajudará a atender de onde vem e porque cada imposto que você paga é necessário.

Torcemos para que sua empresa não passe por nenhuma crise, mas caso isso aconteça esperamos que este post tenha sido útil para você. E para conseguir seguir todas essas dicas, utilize nosso sistema de gestão para empresas online.

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, nos siga no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

Leia também