5 dicas de como vender mais e melhor

0 Comentários Publicado:  Assunto: Vendas

Descubra como vender mais e melhor

O empreendedor que busca elevar seu faturamento deve ficar atento: sempre é possível aprender como vender mais e melhor. Para isso, é importante montar uma estratégia focada em resultados e não se deixar pautar por táticas perigosas, como uma guerra de preços com a concorrência. Neste post, parte da série dedicada ao aniversário de cinco anos da ContaAzul, você vai encontrar medidas práticas para adotar o quanto antes.

Indique seu Contador  Conecte-se a seu contador via ContaAzul: economize tempo e dinheiro na gestão Quero indicar meu contador

Como vender mais e melhor: 5 dicas

O desafio de aumentar as vendas não se resume a baixar os preços e entrar em guerra com a concorrência. Essa, aliás, pode ser uma opção perigosa e de consequências trágicas para a continuidade do negócio. Veja a seguir cinco dicas certeiras para preparar uma boa estratégia.

1. Aprenda sobre vendas

Quem atua nessa área, precisa entender que sempre dá para vender mais. Se os resultados do faturamento estão abaixo do que você previa, pode ser uma boa hora para buscar qualificação, aprender sobre o que vende, conhecer em detalhes seu público-alvo e dedicar-se a um planejamento que inclua as principais táticas e técnicas para atrair e fidelizar clientes.

Um bom atendimento pode somar pontos para se destacar entre os concorrentes, mas alcançá-lo nem sempre é fácil, pois não existe uma receita de sucesso que funcione com todos os públicos. É por isso que o aprendizado em vendas deve ser constante, tanto para quem atua na linha de frente quanto para quem gerencia o processo.

2. Aproveite datas comemorativas

Não é por acaso que as datas comemorativas são as ocasiões em que, historicamente, o comércio mais realiza vendas no Brasil. Isso acontece porque já é cultural por aqui presentear pessoas queridas no Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, por exemplo. Mas para abocanhar a sua fatia nesse mercado, é preciso se preparar.

Se você deseja aproveitar as datas comemorativas, antes de tudo, deve ter um planejamento detalhado, contemplando desde as promoções que serão praticadas até a correta gestão de estoque para viabilizar as ações. E não se esqueça: essas oportunidades são ideais tanto para conquistar novos clientes quanto para trazer os antigos de volta.

3. Use os descontos a seu favor

É raro encontrar um cliente que não gosta de pagar mais barato e é por isso que eventos como a Black Friday fazem tanto sucesso no país. Mas como não dá para fazer uma megapromoção do tipo todos os dias, o segredo é agir com inteligência e usar os descontos a seu favor.

Em primeiro lugar, você precisa ser transparente. Colocar um preço original acima da concorrência apenas para que o desconto oferecido pareça maior não engana mais ninguém. Seja vendendo no site ou na loja física, o valor mais baixo deve ser fruto de um planejamento que considera custos, previsão em estoque e comunicação clara, com uma divulgação abrangente.

4. Otimize seu funil de vendas

O funil de vendas é o método através do qual a empresa acompanha os resultados desse processo, da prospecção ao fechamento da negociação. Sem esse cuidado, fica difícil identificar a necessidade de ajustes na estratégia ou mesmo monitorar a sua evolução.

Para a sua otimização, é preciso conhecer e planejar cada etapa e não apenas limitar-se à fase do contato direto com o cliente, o que é um erro básico na gestão de vendas.

Mas só isso não basta: seu funil de vendas pode exigir atualizações para se tornar mais efetivo, o que depende de observar o seu comportamento na prática. Contar com uma planilha para essa tarefa pode ser uma boa solução.

5. Motive seu time de vendas

Nunca é demais reforçar: a motivação de quem trabalha com vendas é fundamental para alcançar os resultados. Ainda que você saiba disso, pode enfrentar dificuldades para encontrar o melhor método para envolver e contagiar a sua equipe.

Uma boa proposta vem das dinâmicas para vendedores, nas quais se trabalha aspectos como o espírito de equipe, o desenvolvimento de competências e até mesmo o autoconhecimento. Seja qual for o meio escolhido, todo esforço é válido para aumentar a satisfação e a interação entre os colaboradores.

Planilha Controle de Vendas  Preparamos uma planilha para organizar o dia a dia das vendas no seu negócio Baixar a planilha agora

E você, o que tem feito para ensinar sua equipe sobre como vender mais e melhor? Deixe um comentário.

Sanderson Bonassoli
Sobre o autor

Analista de Vendas da ContaAzul. É formado em Tecnologia em Gestão da Qualidade.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

0 Comentários
 
Black Friday ContaAzul
 
newsletter

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócios:
receba nossas novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão!

4 minute read