Gestão do Negócio

4 passos para sair de uma crise financeira empresarial

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Veja dicas e aprenda como sair da crise financeira empresarial

O cenário econômico adverso, que domina o noticiário no país, pode acabar se refletindo no caixa da empresa. Para quem está com o saldo no vermelho e as operações em risco, é hora de entender como sair da crise financeira.

Como sair da crise financeira: passo a passo

Antes de partir para medidas práticas para driblar a crise na empresa, é preciso admitir o problema. Por mais óbvio que seja, não custa repetir: quem não se reconhece em meio à dificuldade, não pode identificar suas causas e enfrentar suas consequências.

Se você já venceu essa etapa, está pronto para as próximas. Confira passo a passo como sair da crise financeira, elabore seu planejamento e coloque sua estratégia em ação com foco e disciplina.

Passo 1: Identifique as causas

Em um cenário de crise, a identificação das causas é fundamental, pois só assim você poderá combater o mal na raiz, eliminando uma possível fonte de desperdício, que é por onde o capital da empresa vem escapando.

Tal qual ocorre com uma pessoa que não se sente bem e vai ao médico, o diagnóstico é a primeira etapa para descobrir qual “doença” acomete a empresa e, feita essa identificação, qual tratamento se mostra o mais indicado.

Se você usa um sistema de gestão, tem mais facilidade para obter relatórios e extrair informações sobre a situação da empresa. Mas se ainda não profissionalizou essa área do negócio, pode começar até mesmo pela boa e velha planilha, na qual irá lançar todas as receitas e despesas.

Vale repetir: é esse exercício que permitirá descobrir para onde o dinheiro está indo. Nessa etapa, consulte seu contador e peça auxílio.

O consultor financeiro Luis Fernando Moreira lista algumas das possíveis causas para a crise, que serão identificadas a partir desse diagnóstico:

  • Baixo faturamento
  • Falta de recursos para atender aos compromissos financeiros
  • Dificuldade de manter ou aumentar o prazo de pagamento dos fornecedores
  • Indicadores em queda (em empresas que trabalham com eles)
  • Metas não atingidas.

Feita a análise e descobrindo que está gastando mais do que deveria ou gastando mal e faturando pouco, é hora de seguir para o próximo passo, onde irá avaliar as alternativas para sair da crise financeira.

Passo 2: Avalie as alternativas

As alternativas para enfrentar a dificuldade financeira na empresa variam conforme o problema em curso e também de acordo com a atividade desenvolvida, pois nem todas elas se aplicam da mesma maneira a qualquer ramo da economia.

Mas há algumas medidas comuns que beneficiam pequenos negócios em crise. Segundo Moreira, o empreendedor precisa avaliar a possibilidade de:

  • Encolher o tamanho da empresa
  • Diversificar o mix de produtos ou serviços oferecidos
  • Expandir para outras localidades, estados ou até mesmo países
  • Mudar para outro ramo de negócios
  • Fechar a empresa.

Veja que entre as cinco opções listadas pelo consultor financeiro, há medidas extremas, como investir no crescimento da empresa ou mesmo encerrar suas operações. E por que isso acontece?

Uma análise do que o negócio produz e do que pode vir a produzir em termos de capital é que irá definir os rumos a adotar. Ao final dela, por exemplo, o empreendedor pode identificar que não há como sair da crise e que mudar de ramo ou fechar a empresa é a única opção para evitar um prejuízo maior.

Ao mesmo tempo, pode encontrar uma realidade totalmente oposta, identificando que a solução passa por um maior sacrifício financeiro, talvez consumado com a busca de crédito, traçando um planejamento estratégico com metas de crescimento.

Esse tipo de objetivo será abordado no passo 3, mas antes dele, meça a competitividade do negócio. Para isso, um bom método é a Análise SWOT, no português FOFA, que consiste em identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa.

Passo 3: Reveja estratégias, ajuste o planejamento

Você identificou as causas da crise, analisou as alternativas e já sabe qual o melhor caminho para a empresa. Agora, precisa traçar a sua estratégia para a recuperação financeira, que tende a ser bastante diferente daquela elaborada na fase embrionária do negócio, quando o otimismo costuma predominar, deixando os potenciais problemas em segundo plano.

Diante da crise, o empreendedor deve analisar friamente como chegou até essa situação e, a partir daí, redefinir seu plano de negócios, orienta Moreira. Para esse objetivo, ele lista as quatro principais ações:

  • Estipular metas possíveis, em consonância com a realidade do mercado
  • Monitorar se o plano de negócios está sendo seguido – caso contrário, redirecionar as ações
  • Verificar se o plano de marketing está atingindo seu público-alvo
  • Rever as condições de vendas e de compras, adequando-as à realidade do mercado.

Avalie como encaixar essas medidas de forma a atender à alternativa escolhida no passo 2 como a que melhor se adapta ao seu negócio. Se a expansão das atividades é sua opção, por exemplo, já tem aí a definição de uma nova meta e pode elaborar um plano de ação para alcançá-la.

Passo 4: Construa e execute um plano de ação

Até mesmo para fechar as portas da empresa você precisa de planejamento, mas vamos a uma visão mais otimista: para retomar o crescimento e sair do vermelho, o seu plano de negócios será adequado, transformando-se em um plano de recuperação financeira.

Esse plano é baseado na situação que você identificou lá atrás, no passo 1, ou seja, as causas que o trouxeram para o atual cenário desfavorável. Essa fase é delicada e exige atenção redobrada para que a execução ocorra conforme o previsto.

Para isso, não deixe de seguir estas quatro dicas:

  • Estruture um plano de recuperação
  • Monitore a execução do plano e não o abandone ao primeiro sinal positivo
  • Conte com profissionais competentes e habilitados para elaborar e monitorar seu plano
  • Caso não disponha de pessoal específico, terceirize – isso não é um custo, mas um investimento.

Passo 5: Mantenha o controle financeiro

Se você está no mar, à deriva, mas vê um barco vindo em sua direção, não deixa de nadar por estar animado com o alívio no horizonte, não é mesmo?

Então, esse derradeiro passo na sua recuperação financeira é objetivo: não pense em abandonar o controle financeiro assim que finalmente voltar ao azul. Ao contrário, a dica é implantar meios de gestão ainda mais severos. Você não vai querer voltar a se afogar.

Considerações finais

Neste artigo, você acompanhou um passo a passo para sair da crise: identificar causas, avaliar alternativas, rever estratégias, executar um plano de ação e manter o controle sobre as finanças. Acreditamos que, com essas dicas, você tem o que precisa para vencer a dificuldade e sair do vermelho.

Para aprimorar sua gestão e otimizar seu tempo, é válido contar com um sistema integrado, que funciona de forma online e pode ser acessado por dispositivos móveis. Com esse tipo de solução, como a oferecida pela ContaAzul, fica mais fácil monitorar a movimentação financeira da empresa e se antecipar a possíveis prejuízos, curando a doença antes mesmo de ela aparecer.

E você, está com dificuldade de sair da crise financeira? Deixe um comentário.

Leia também