Controle Financeiro

4 erros de gestão financeira que podem ser fatais para a sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Os erros de gestão financeira não apenas dão prejuízo, como podem levar sua empresa à falência. Afinal, a falta de controle e organização do dinheiro afeta as bases do negócio, comprometendo sua capacidade de pagar as contas, negociar e investir no crescimento.

Os erros de gestão financeira não apenas dão prejuízo, como podem levar sua empresa à falência.

Afinal, a falta de controle e organização do dinheiro afeta as bases do negócio, comprometendo sua capacidade de pagar as contas, negociar e investir no crescimento.

Não à toa, essas falhas estão entre as principais causas de mortalidade das empresas no Brasil.

Será que você está cometendo esses erros de gestão financeira sem perceber?

Siga a leitura e evite colocar seu negócio em risco.

O perigo dos erros de gestão financeira

Nada ameaça mais a sobrevivência das empresas do que os erros de gestão financeira, que abala diretamente as fundações do negócio.

No caso, gerir suas finanças significa garantir que a organização possa honrar seus compromissos, investir no crescimento e aumentar a lucratividade.

Do contrário, sem dinheiro em caixa e recursos para investir, você pode acabar se endividando e entrando para as estatísticas de mortalidade empresarial no Brasil.

Segundo o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, publicado em 2019 pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas brasileiras fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade.

De acordo com os dados, apenas 40% das empresas abertas em 2012 continuavam em operação em 2017.

Além disso, desde 2014, o número de fechamentos tem superado o de aberturas, somando mais de 316 mil falências em apenas quatro anos.

A crise político-econômica brasileira explica parte desse cenário, mas a falta de planejamento e gestão financeira são fatores decisivos para a alta taxa de mortalidade das empresas no Brasil — principalmente dos pequenos negócios.

Por isso, reunimos os principais erros e soluções para você prevenir as dificuldades financeiras e fugir dessas estatísticas.

4 erros de gestão financeira que você precisa prevenir agora

Talvez você esteja cometendo um (ou vários) desses erros de gestão financeira sem se dar conta.

Leia com atenção para evitar problemas no seu negócio:

1. Misturar as finanças pessoais e empresariais

Esse é possivelmente o erro número um de gestão financeira: misturar o dinheiro da empresa com as suas finanças pessoais.

Muitas vezes, os sócios têm o hábito de fazer retiradas do caixa para pagar despesas pessoais sem controle nenhum.

Então, chega o dia de pagar uma conta da empresa e não há saldo suficiente, e você é obrigado a recorrer a empréstimos ou pagar multas.

Outra consequência desse erro é achar que está ganhando menos do que deveria com a empresa, porque as retiradas são feitas durante todo o mês e comprometem o valor do pró-labore.

Além disso, essa mistura pode causar problemas sérios com o Fisco e dificultar as questões tributárias da empresa e dos sócios.

Como evitar esse erro?

A solução para esse erro é simples: definir um pró-labore fixo para os sócios, ou seja, uma retirada mensal que vale como salário.

Se sobrar lucro no final do mês, melhor ainda, pois o excedente pode ser distribuído de forma organizada.

Além disso, é fundamental ter uma conta jurídica da empresa totalmente separada das contas pessoais, com movimentações exclusivas do negócio.

2. Deixar de registrar as contas a pagar e a receber

O segundo erro fatal da gestão financeira é não registrar as contas a pagar e a receber da empresa.

Se você não controlar todas as entradas e saídas do negócio, não saberá se o saldo é suficiente para pagar as contas nos próximos dias e quais recebimentos estão programados.

Na prática, muitos empresários sequer acompanham os pagamentos dos clientes ou ficam perdidos na hora de identificar as entradas e saídas do extrato bancário.

Como consequência, a empresa pode ficar sem saldo para honrar seus compromissos ou mesmo gerar multas, juros e problemas de negativação.

Como evitar esse erro?

Para evitar esse erro, você deve controlar e registrar todas as entradas e saídas da empresa rigorosamente em um plano de contas — de preferência, com uma solução digital.

Com 10 minutos ao dia, é possível organizar todas as contas a pagar e a receber e não perder nenhuma obrigação de vista.

3. Deixar fluxo de caixa sem controle

O fluxo de caixa de uma empresa não pode ser deixado no “piloto automático”, pois exige um controle e planejamento atentos para manter a saúde financeira.

Ao descuidar desse fluxo, você nunca sabe se terá saldo para pagar a próxima conta e acaba tendo que negociar em cima da hora com o gerente do banco ou fornecedores, ou mesmo recorrer ao crédito emergencial com juros altíssimos.

Nesse caso, também é impossível decidir se é o mês certo para comprar equipamentos, melhorar a estrutura e investir na sua empresa, ou mesmo se você pode cortar custos.

Além disso, você não consegue identificar o melhor dia para vencimento de faturas, que pode fazer muita diferença no ciclo financeiro da sua empresa e evitar rombos no caixa.

Com esse erro, muitas empresas perdem clientes, ficam inadimplentes com fornecedores ou mesmo quebram.

Ao organizar seu fluxo de caixa, você pode resolver essas questões e conciliar melhor suas datas de pagamento e recebimento, negociando prazos vantajosos com seus clientes e fornecedores.

Como evitar esse erro?

A solução é simplesmente fazer a gestão do seu fluxo de caixa, utilizando ferramentas para organizar e planejar as entradas e saídas em curto, médio e longo prazo.

Para isso, você pode lançar mão da tecnologia para sincronizar seu extrato bancário com um sistema de gestão, como na solução de conciliação bancária da Conta Azul.

Além disso, é importante contar com o apoio profissional do contador para interpretar seus relatórios de fluxo de caixa.

4. Confundir custos com despesas

O quarto e último erro de gestão financeira fatal é confundir custos com despesas no negócio.

Parece apenas uma questão conceitual, mas veja como é importante saber a diferença entre os dois:

  • Custos: gastos necessários para produzir, que variam conforme o volume de vendas da empresa, como salários do pessoal envolvido, matéria-prima, entregas, estrutura comercial, etc.
  • Despesas: gastos fixos para manter a atividade da empresa independente do volume de vendas, como aluguel, honorários contábeis, internet, etc.

Na hora de reduzir os gastos da empresa, você precisa separar corretamente os custos das despesas para melhorar a rentabilidade sem comprometer a produtividade.

Isso porque, se você focar os cortes nos custos, estará enfraquecendo a capacidade produtiva da empresa, uma vez que são gastos essenciais para expandir os negócios.

Da mesma forma, é preciso controlar as despesas da empresa para que não aumentem demais e comprometam o equilíbrio do negócio.

Como evitar esse erro?

A melhor maneira de evitar esse erro é registrar e classificar os custos e despesas de acordo com as categorias contábeis.

Nesse caso, vale pedir ajuda do contador para organizar esses gastos e planejar corretamente os cortes de custos e despesas na sua empresa.

Evite os erros de gestão financeira com a tecnologia

Você pode evitar todos esses erros de gestão financeira com uma solução tecnológica como a Conta Azul, que automatiza boa parte do trabalho e facilita sua vida.

No mesmo sistema 100% online, você poderá acompanhar o fluxo de caixa, monitorar as contas a pagar e a receber e ficar sempre conectado com o contador para resolver qualquer pendência.

Assim, você não precisa perder tempo com planilhas para manter suas finanças em dia e fechar o mês no azul.

E então, você já cometeu algum desses erros na sua empresa?
Deixe um comentário contando e aproveite para colocar nossas soluções em prática.

Leia também