Gestão do Negócio

2016 e o empreendedor. Que ano desafiador!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Retrospectiva 2016 é sempre válida

Cá entre nós, agora que o ano chegou ao fim: como ele foi desafiador para você e sua empresa, não é mesmo? É provável que a turbulência econômica e política tenha batido na sua porta, ainda que levemente. Mas sabe qual é a melhor notícia? Você sobreviveu a tudo o que iremos relembrar neste artigo com uma retrospectiva de 2016 e seus grandes momentos.

Retrospectiva 2016: foi difícil, mas você sobreviveu

Adeus, ano velho; feliz, ano novo. É hora de brindar o começo de um novo período, desejando conquistas e avanços. Nós da ContaAzul também esperamos que 2017 seja um ano melhor para você e sua empresa. Mais do que isso: temos a convicção de que isso irá se confirmar, pois você foi um vencedor por sobreviver aos grandes momentos de 2016, os quais vamos relembrar agora.

 

 

A crise não escolheu vítimas

Faça um esforço e tente lembrar de alguma semana do ano em que os altos índices de inflação e desemprego não foram notícia em jornais, telejornais e portais de informação. Difícil, não é mesmo? O instável cenário político e econômico realmente dominou o conteúdo na mídia e nas rodas de conversa pelo país.

Como lembramos no início deste texto, é provável que seu negócio tenha sentido os reflexos da crise. A negociação com seus fornecedores se tornou mais difícil e os produtos que compra mais caros? Esse é um impacto esperado em um momento de inflação ainda alta, próxima dos 7%.

Para garantir a continuidade das operações, promover cortes e reduzir custos representou uma nova necessidade nas pequenas empresas. E foi aí que muitos gestores, ainda que contra a vontade, contribuíram com o aumento na taxa de desemprego. O Termômetro ContaAzul – 1ª edição identificou que 53,1% promoveram demissões em função da crise.

O impeachment dominou a pauta

Não foi apenas em 31 de agosto, quando o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi aprovado pelo Senado Federal, que o Brasil parou. Durante toda a tramitação do processo, ao longo de 2016, o assunto dominou a pauta, segurou outras votações no Congresso Nacional e colocou o país em um cenário de estagnação à espera dos próximos capítulos.

No Termômetro ContaAzul – 3ª edição, 49,8% dos empreendedores avaliaram o ano como ruim para o seu segmento de mercado e 55,3% responderam que a transição no governo federal gerou impactos na sua empresa – para 29,9%, ele foi negativo, enquanto 25,4% avaliaram como positivo.

A pesquisa identificou ainda que, com a conclusão do processo, há uma perspectiva de um ano melhor para 2017. É o que esperam 61,2% daqueles que responderam ao levantamento. Esse sentimento vai ao encontro das expectativas de analistas, que projetam um ano de inflação mais baixa e Produto Interno Bruto (PIB) estagnado, ao contrário da queda registrada em 2016.

Olimpíadas também geraram desafios

Você não competiu em nenhuma modalidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, mas é possível que o evento não tenha passado despercebido pela sua empresa. É natural, afinal, essa competição envolveu o país inteiro.

Aqueles que estão estabelecidos na capital fluminense certamente tiveram suas rotinas modificadas durante os 17 dias de disputa, mas mesmo quem está longe viu nela desafios e oportunidades.

Um bom exemplo são os colaboradores que gostariam de assistir aos jogos, mas o horário de trabalho não permitia. Cada um lidou com essa questão de uma forma, de acordo com as particularidades do seu negócio, mas quem conseguiu remanejar a jornada de forma a contemplar o desejo dos funcionários sem prejudicar as tarefas ganhou um ambiente de maior motivação e até produtividade.

Emissor gratuito teve seu fim decretado (e desdecretado)

Atualização: em janeiro, o governo decidiu manter o emissor gratuito.
O Novo Emissor, da ContaAzul, continua disponível.

Em abril, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) de São Paulo anunciou: o emissor gratuito de nota fiscal eletrônica (NF-e) chegaria ao fim e, a partir de janeiro de 2017, não poderia mais ser baixado e nem receberia mais atualizações. Segundo o órgão paulista, a medida se justificaria porque 92,2% das notas eletrônicas eram geradas por sistemas próprios.

No final do ano, o governo mudou de planos e desistiu de acabar com o programa. Só que entre abril e janeiro, a ContaAzul identificou que muitas empresas ainda utilizavam a ferramenta gratuita, totalizando 73,3% daqueles que responderam à pesquisa. As principais queixas estavam entre aqueles que emitem poucas notas por mês, que se colocam como os principais usuários do aplicativo da Sefaz.

O órgão recomendou aos gestores que buscassem alternativas e a ContaAzul, preocupada com seus parceiros, cumpriu seu compromisso de auxílio a micro e pequenas empresas e lançou um Novo emissor gratuito de NFe online, para notas fiscais de produto (bens e mercadorias), em funcionamento desde o fim de outubro de 2016.

Se você está pronto para crescer e evoluir sua empresa, provavelmente faz mais sentido ir além da emissão de NF-e e agregar funções em uma única solução tecnológica. Vale a pena experimentar gratuitamente o ContaAzul, um sistema de gestão online, que integra vendas, financeiro e estoque.

Um novo Simples Nacional foi aprovado

Um ano tão cheio de novidades não poderia fechar sem uma grande notícia: a aprovação do projeto Crescer Sem Medo, convertido na Lei Complementar n.º 155, publicada em 27 de outubro. A proposta promove uma série de alterações no Simples Nacional, o regime simplificado de recolhimento de tributos para micro e pequenas empresas.

As notícias não são ruins para o empreendedor, mas desde já o colocam diante do compromisso de se ajustar, ainda que a maior parte das medidas só entre em vigor em 2018. O texto estabelece novas faixas de faturamento, novos limites de receita bruta e muda também as regras para negociar dívidas – o que já está valendo desde a publicação da lei.

Com essa importante mudança, o ano de 2016 chega ao fim com uma nova preocupação quanto ao futuro do negócio. Assim, cabe ao empreendedor buscar mais informações e contar com o suporte do contador, pois esse é o profissional que mais pode ajudá-lo para uma transição segura.

Faça um 2017 melhor

Neste artigo, citamos alguns dos principais fatos de 2016 e como eles afetaram os pequenos negócios no Brasil. Para começar mais um ano com o pé direito, vale relembrar como você conseguiu superar as dificuldades que passaram, mantendo sua empresa ativa, por mais desafiador que isso tenha sido.

Continue não se abalando em 2017, dedique-se cada vez mais à gestão do negócio e colha os resultados. Qualquer que seja o cenário enfrentado, acreditamos que você está pronto para tirar de letra e seguir crescendo.

E para você, como o ano de 2016 se comportou? Quais impactos no seu negócio? Comente!

Leia também