Gestão do Negócio

12 vídeos motivacionais para inspirar a semana

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

Vídeos motivacionais para empreendedores

Atingir metas deve ser uma busca constante. E para isso, uma ideia é usar vídeos motivacionais para empreendedores e suas equipes. São obras capazes de contagiar positivamente a todos os colaboradores e levá-los a acreditar em seu potencial de trabalho e realização. Mas existem tantas opções na internet, que fica difícil escolher a mais inspiradora. Neste post, reunimos algumas que vão dar o tom certo para a semana.

Vídeos motivacionais para empreendedores e suas equipes

Você certamente já leu ou ouviu que equipes felizes com o que fazem são mais produtivas. Mas um bom salário não é o único ingrediente de uma receita de sucesso. Muitas vezes, o maior estímulo vem de cima, do exemplo dado por seu líder.

É possível se surpreender com o potencial dos melhores vídeos motivacionais para equipes de trabalho. Selecionamos a seguir algumas obras disponíveis gratuitamente no YouTube que valem a sua audiência. Seja para passar mensagens rápidas ou propor reflexões profundas, há opções diversas.

1. O jeito Google de trabalhar

Uma das maiores empresas do mundo é conhecida também por seu jeito um tanto peculiar de gestão de pessoas. Em um documentário com 45 minutos de duração, produzido pelo canal National Geographic, o gestor pode se inspirar em práticas que aliam resultados à satisfação da equipe. Já para os colaboradores, além da motivação, pode ser um incentivo para a inovação.

 

 

2. O conselho de Jobs

Um dos vídeos mais vistos na internet é o do discurso do fundador da Apple, Steve Jobs, proferido durante formatura na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 2005. Durante pouco mais de 14 minutos, suas palavras se concentram na ideia de persistência, de como fazer o que gosta e acreditar no que faz é fundamental para alcançar o sucesso.

 

 

3. A vida de Bill Gates

Já que falamos em Jobs, não podemos esquecer de Bill Gates, o criador da Microsoft. O documentário, com duração de 41 minutos, conta a trajetória do empresário até se tornar o homem mais rico do mundo. Ao abordar de conquistas a polêmicas que o levaram ao sucesso nos negócios, torna-se um vídeo quase obrigatório para empreendedores.

 

 

4. O trabalho não precisa ser uma tortura

A entidades sem fins lucrativos TED realiza algumas das conferências mais concorridas em todo o mundo, e seus vídeos estão sempre entre os mais acessados. Quando falamos de motivação no ambiente de trabalho, não seria diferente. Na palestra O trabalho não precisa ser uma tortura, por 18 minutos, Roger Koeppl fala como as pessoas podem ser mais felizes naquilo que fazem.

 

 

5. O novo significado do trabalho

Em outra conferência TED, Alexandre Pellaes aborda o tema O novo significado do trabalho, dando especial destaque para o papel das pessoas nessa mudança. O vídeo de 17 minutos traz também uma reflexão interessante sobre modelos de gestão e liderança de equipes.

 

 

6. Não basta ser líder, é preciso parecer

Este é outro dos vídeos motivacionais empresariais que focam na liderança. Na conferência Não basta ser líder, é preciso parecer, Alexandre Monteiro aborda com propriedade como um gestor é visto pela equipe, destacando a importância da sua linguagem corporal. A palestra tem duração aproximada de 16 minutos.

 

 

7. Sonhe grande, comece pequeno

A história de vida da empresária Tatiane Lobato, proprietária de uma rede de lavanderias em São Paulo, é inspiradora para todos aqueles que têm o sonho empreendedor. Na conferência Sonhe grande, comece pequeno, em um vídeo de cerca de oito minutos, ela conta como o sucesso pode ser alcançado mesmo quando surgem obstáculos que parecem intransponíveis.

 

 

8. Não tenha medo de fracassar

Fechando a nossa relação de conferências TED na lista de vídeos motivacionais, este é bastante inspirador tanto para empreendedores quanto para as suas equipes. Enfrentar e vencer o receio do insucesso é a base da palestra de Maurício Andrade em Não tenha medo de fracassar, com duração de 10 minutos.

 

 

9. Treinando para a vida

O filme Coach Carter: Treino para a Vida, que tem o ator Samuel L. Jackson como protagonista, foi lançado em 2005 e ainda é aclamado pelas lições trazidas. Com esta versão editada de apenas quatro minutos, é possível motivar sua equipe sobre a importância de trabalharem juntos em torno de um só objetivo, contornando dificuldades e somando forças para encontrar o sucesso.

 

 

10. Os dois lobos dentro de você

Este vídeo com pouco menos de 12 minutos de duração traz uma abordagem inspiradora sobre um antigo provérbio indígena, que enaltece a necessidade de alimentar as emoções e pensamentos positivos existentes dentro de cada um, representado na figura de um lobo bom. Pode ser usado no ambiente de trabalho para a reflexão de todos a respeito de suas próprias ideias e atitudes.

 

 

11. Faça o que ama

Apesar de ter apenas cinco minutos de duração, este vídeo é um dos mais certeiros para a motivação de equipes. A obra legendada trabalha aspectos como persistência, dedicação, confiar no que faz, fazer o que ama e acreditar que nada acontece sem trabalho.

 

 

12. Como os vencedores são feitos

Se você deseja se ver como um vencedor e levar cada um em sua equipe a sentir o mesmo, esse vídeo de apenas dois minutos pode ajudá-lo. Com palavras fortes e uma trilha sonora empolgante, seu recado é o de superação: as dificuldades surgirão, mas a vitória depende de você.

 

 

Bônus: comerciais que motivam e inspiram

Entre os vídeos que apresentamos, estão documentários, palestras e outros construídos com o propósito específico de motivação, o que é sempre válido trazer para o ambiente de trabalho. Agora, vamos citar rapidamente três comerciais que se tornaram famosos ao redor do mundo e não demoraram a fazer sucesso também por aqui.

Uma lição de atitude

Comercial indiano emocionou o mundo ao mostrar a atitude exemplar de um menino em meio à chuva, deixando lições de iniciativa e colaboração em grupo.

 

 

Uma lição de trabalho em equipe

Publicidade da gigante Coca-Cola destacou de forma divertida os resultados surpreendentes que podem ser alcançados a partir do trabalho em equipe.

 

 

Uma lição de bondade

Na Tailândia, as atitudes bondosas de um homem que nada buscava em troca servem de inspiração. E o prêmio que ele recebe é surpreendente e emocionante.

 

 

Aposte nos vídeos motivacionais

Por vezes, são meros detalhes que nos separam do sucesso. Na correria do dia a dia, tentando resolver todas as grandes demandas de uma pequena empresa, nem sempre o empreendedor se dá conta disso. Experimente parar por breves minutos para acompanhar alguns dos vídeos motivacionais aqui sugeridos. Certamente, a inspiração que eles trazem pode e merece ser compartilhada com toda a sua equipe.

Você também tem alguma sugestão de vídeos motivacionais para equipes? Comente!

Leia também